PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você está procurando novos exercícios para trabalhar seus abdominais este ano, é difícil superar a elevação de pernas em suspensão — mas como exatamente você deve fazer esse movimento de fortalecimento supereficaz? Não se preocupe, nós o orientaremos em tudo o que você precisa saber. Ensinaremos as melhores técnicas e dicas para que você possa voltar a esculpir os músculos abdominais na academia ou até mesmo em sua própria casa. Para aprender tudo o que você precisa saber, desde uma elevação de perna padrão até variações mais desafiadoras, continue lendo!

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo uma elevação de perna em suspensão

PDF download Baixe em PDF
  1. Levante os braços diretamente sobre a cabeça com as palmas das mãos voltadas para a frente. Mantenha os braços alinhados com os ombros para manter a boa postura. Em seguida, envolva as mãos ao redor da barra.
    • Use um banco ou cadeira resistente para alcançar a barra, se necessário.
    • Uma pegada com as mãos para baixo, ou seja, quando as palmas das mãos estão voltadas para trás, pode forçar os braços e os ombros. Nesse exercício, você deve sempre usar uma pegada com as mãos para cima.
    • Tente usar giz se suas mãos ficarem suadas enquanto você estiver se exercitando. Você não quer escorregar acidentalmente da barra de flexão!
  2. Estenda as pernas de modo que elas fiquem completamente retas e mantenha os pés colados. Posicione os pés de modo que as solas dos sapatos fiquem paralelas ao chão. Antes de levantar as pernas, verifique se o corpo está pendurado em uma linha reta, das mãos até os pés. [1]
    • Não balance para frente e para trás enquanto você estiver fazendo a elevação das pernas suspensas.
  3. Use os músculos do core e das pernas para controlar o movimento. Dobre a cintura e levante lentamente as pernas à sua frente. Mantenha as pernas o mais retas possível com os pés pressionados juntos. [2]
    • Não balance o corpo para ganhar impulso. Todo o movimento deve vir do núcleo e das pernas.
    • Quando estiver começando, talvez você não consiga elevar muito as pernas, e não há problema nisso!
  4. Levante as pernas o máximo que você puder sem sentir desconforto. O ideal é levantar as pernas de modo que a parte superior das coxas fique mais alta do que os quadris. Em seguida, faça uma pausa de 3 a 5 segundos para trabalhar os abdominais.
    • Se você não conseguir elevar as pernas muito alto, continue trabalhando. Você verá melhorias!
    • Não tensione os ombros enquanto você levanta as pernas, pois isso pode causar desconforto no pescoço.
  5. Mantenha os músculos do tronco e das coxas engajados enquanto você abaixa as pernas. Use um movimento lento e controlado para retornar com segurança à posição inicial. [3]
    • Abaixar as pernas muito rápido pode machucar as costas.

    Dica: Como ocorre em muitos exercícios, movimentos lentos e controlados são melhores para os músculos. Concentre-se na qualidade de cada elevação de perna e não na quantidade quando você estiver começando.

  6. Ouça seu corpo e siga seu próprio ritmo. Levante as pernas o mais alto que você puder, mantendo a postura adequada. Da mesma forma, faça o máximo de repetições que puder com a forma adequada se você não conseguir fazer 15. Concentre-se em melhorar cada vez mais gradativamente. Continue trabalhando até que você consiga fazer 3 séries de 15 repetições. [4]
    • Descanse por 1 minuto entre as séries.
    • Se você não conseguir elevar muito as pernas, tente aumentá-las um pouquinho a cada dia.
    • Se você só consegue fazer algumas repetições, tente adicionar uma repetição a cada semana.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo variações comuns

PDF download Baixe em PDF
  1. Fique em pé sob a barra de elevação, levante os braços e segure a barra. Lentamente, levante as coxas em direção ao peito e dobre os joelhos. Mantenha a posição por 3 a 5 segundos e, em seguida, abaixe lentamente as pernas para completar a repetição.
    • Trabalhe até 3 séries de 15 repetições.
    • Flexionar os joelhos facilita a conclusão do exercício.
  2. Deite-se em um tapete de exercícios ou em um banco. Coloque as mãos sob a parte inferior das nádegas para ajudar a apoiar a pélvis. Mantenha as pernas retas e os pés juntos. Contraia o tronco e levante as pernas em um ângulo de 60 a 70 graus. Mantenha essa posição por 3 a 5 segundos e, em seguida, abaixe as pernas novamente para completar uma repetição.
    • Repita 3 séries de 15 repetições.
    • Mantenha a coluna neutra para que não fique arqueada ou pressionada contra o tapete ou banco.

    Dica: Há muitos outros exercícios que você pode fazer para fortalecer o core. Praticar ioga ou Pilates também é uma ótima maneira de trabalhar essa área.

  3. Deite-se em um tapete de exercícios ou em um banco de pesos. Envolva seus músculos centrais enquanto você levanta as pernas. Dobre as pernas na altura dos joelhos e leve as coxas em direção ao peito. Mantenha a posição por 3 a 5 segundos e, em seguida, abaixe lentamente e endireite as pernas para completar uma repetição.
    • Faça 3 séries de 15 repetições cada.
    • As elevações de joelho são um exercício semelhante que pode ajudar você a trabalhar as elevações de perna em suspensão.
  4. Depois que as elevações de pernas em suspensão se tornarem fáceis para você, adicionar peso pode tornar o movimento desafiador novamente. Coloque pesos nos tornozelos de cada perna ou tente segurar um haltere entre os tornozelos enquanto você faz as séries. [5]
    • Por exemplo, você pode adicionar pesos de tornozelo a cada perna, ou pode tentar segurar um haltere entre os pés.
    • Não adicione peso até que você consiga completar facilmente 3 séries de 15 repetições. Caso contrário, você poderá tensionar os músculos.
  5. Segure a barra como se você fosse fazer uma elevação de perna suspensa. Envolva os músculos do core enquanto você dobra lentamente os joelhos. Levante os joelhos em direção ao peito e aos ombros. Faça uma pausa de 3 a 5 segundos e, em seguida, abaixe lentamente as pernas de volta ao início para completar uma repetição. [6]
    • Faça 3 séries de 15 repetições.
    • Não balance o corpo, pois isso pode sobrecarregar os músculos do pescoço e das costas.
  6. Fique sob a barra de elevação do queixo e segure a barra como se você fosse fazer uma elevação de perna em suspensão. Contraia os músculos centrais e, em seguida, levante lentamente as coxas em direção ao peito e dobre os joelhos. Lentamente, gire as pernas para a direita. Mantenha a posição por 2 a 3 segundos antes de voltar ao centro. Em seguida, gire lentamente as pernas para a esquerda e segure por 2 a 3 segundos. Retorne as pernas ao centro para completar uma repetição.
    • Faça 3 séries de 10 a 15 repetições.
    • Se você estiver com dificuldades para manter as pernas levantadas, não há problema em abaixá-las entre as repetições. Entretanto, estabeleça a meta de manter as pernas levantadas durante toda a série, pois isso trabalhará mais os abdominais.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de se alongar após o treino para aumentar a flexibilidade e evitar lesões e distensões musculares.
Publicidade

Avisos

  • Consulte seu médico antes de iniciar um novo regime de exercícios se você ainda não estiver se exercitando regularmente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 456 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade