PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os equipamentos de academia são locais propícios para a propagação de bactérias. Além de serem usados diariamente por várias pessoas, o ambiente quente também contribui para o aumento da incidência de germes. [1] Infelizmente, as academias geralmente não dispõem de funcionários para limpar todo o equipamento após cada uso, ficando por conta do usuário. A higienização regular dos equipamentos da academia, antes e depois de usá-los, contribui para reduzir o contato com eventuais bactérias nocivas. Procure usar produtos de limpeza acessíveis ou crie seus próprios métodos para desinfetar e higienizar os equipamentos da academia.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Usando os produtos de limpeza adequados

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas academias oferecem algum tipo de desinfetante para os clientes passarem. Esse método é ideal para higienizar o equipamento que entrou em contato com os fluídos corporais de outra pessoa, como o suor.
    • Existe diferença entre higienizar e desinfetar. Os panos úmidos são usados para desinfetar, de modo que os produtos químicos matarão germes e bactérias. Além disso, eles são importantes para evitar o contato com fluidos corporais como suor ou saliva. [2]
    • Passe o pano úmido com produto em toda a superfície da máquina ou do equipamento que será usado. Antes de usá-lo, espere até a superfície secar completamente, de modo que o desinfetante tenha tempo adequado para funcionar.
    • Se a academia não disponibilizar um produto para passar nos equipamentos, procure levar o seu de casa. Você pode transportá-lo em uma bolsa pequena e portátil que seja fácil de carregar durante o treino.
    • Não aplique produtos desinfetantes em seu corpo. Passá-los no rosto, pescoço ou braços poderá causar uma irritação grave. [3]
  2. Algumas academias disponibilizam borrifadores cheios com alguma solução desinfetante (geralmente feita com amônia) para passar antes e depois de usar o equipamento. No entanto, caso eles não disponibilizem nenhum produto, experimente fazer e levar o seu.
    • As soluções de amônia geralmente são uma mistura de quaternário de amônia e água. Elas são seguras para usar e funcionam bem para matar os germes dos equipamentos. [4]
    • No entanto, para garantir que todos os germes sejam removidos, também é necessário aguardar a solução de amônia fazer efeito por alguns minutos antes de limpá-la.
    • Tenha cuidado ao borrifar um equipamento. Evite borrifar perto de tomadas, plugues ou máquinas com painéis elétricos. Também fique atento ao borrifar perto de outras pessoas.
    • Se sua academia não oferecer uma solução desinfetante, experimente fazê-la. Você pode comprar um produto à base de amônia em uma loja ou fazê-lo você mesmo. Basta misturar 1/2 xícara de amônia com 2 litros de água.
    • Encha um frasco borrifador com a solução de amônia, coloque-o dentro de sua bolsa e leve-o para a academia.
  3. Uma forma sustentável de limpar e higienizar um equipamento de academia é usando uma mistura de vinagre, detergente e água. Além de ser muito fácil (e rentável) de fazer, ela é segura para você e para passar nos equipamentos. [5]
    • As academias geralmente não disponibilizam a mistura de vinagre com detergente, de modo que será necessário fazê-la. Em seguida, encha um borrifador com a mistura e leve-a para academia para higienizar os equipamentos utilizados.
    • Faça uma mistura de 1 parte de detergente para 2 partes de vinagre. Misture, por exemplo, 1 xícara de detergente para 2 xícaras de vinagre. Qualquer tipo de detergente funciona, mas os perfumados deixam um aroma refrescante após a limpeza.
    • A mistura de vinagre e detergente é ótima para passar em equipamentos como halteres e bolas de ginástica, pois não afeta o revestimento de borracha (como fazem os produtos mais industrializados).
    • Essa mistura também é boa para desinfetar equipamentos. Além disso, ela é uma solução ideal para limpar e desodorizar um colchonete que esteja muito usado.
  4. Entre os produtos que farão um bom trabalho desinfetando os equipamentos da academia, existem alguns que devem ser evitados. Independentemente de serem inseguros ou simplesmente não funcionarem, procure não usá-los:
    • A água sanitária é um desinfetante forte e matará os germes. No entanto, ela pode ser perigosa se não for preparada ou usada de maneira adequada. Além disso, ela pode estragar roupas e ser nociva se inalada ou se entrar em contato com a pele.
    • A solução de bórax é um produto mais natural, mas não desinfeta. Ela pode até limpar, mas não matará os germes.
    • O bicarbonato de sódio também é um produto mais natural, mas não desinfeta e nem mata os germes.
    • A água oxigenada pura pode causar irritação e assaduras na pele.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Limpando os equipamentos de academia

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que o risco de pegar uma infecção ou gripe por compartilhar o equipamento seja baixo, é uma questão de boas maneiras limpá-lo depois de usá-lo. [6]
    • Antes de usar qualquer equipamento da academia (colchonete, halter ou máquina), limpe cuidadosamente toda parte que entrará em contato com você.
    • Borrife ou limpe o equipamento com o desinfetante de sua preferência. Além disso, procure limpá-lo também depois de usá-lo. Isso não é necessário, mas apenas questão de boas maneiras e etiqueta.
    • Entre os itens que devem ser higienizados estão: colchonetes, halteres, anilhas, bolas de exercícios, equipamentos aeróbicos e máquinas de peso.
  2. Sempre que você estiver limpando os equipamentos da academia com a intenção de higienizá-los, procure usar a técnica correta de limpeza para matar todos os germes e bactérias.
    • A maioria dos desinfetantes requer que instruções específicas sejam seguidas para matar e remover as bactérias dos equipamentos.
    • Procure deixar o desinfetante fazer efeito no equipamento por pelo menos de 2 a 3 minutos. No entanto, se você estiver limpando itens ou equipamentos pessoais em casa, permita que o produto faça efeito de 10 a 30 minutos de uma vez. Este é o melhor método para matar a maioria das bactérias.
    • Ao limpar um equipamento de academia, sempre siga as instruções do fabricante. Isso vale tanto para o equipamento quanto para o produto usado.
  3. Se você tiver máquinas aeróbicas e outros equipamentos de academia em casa, será necessário limpá-los completamente. Isso ajudará a manter a integridade do equipamento e a garantir que ele continue a funcionar normalmente.
    • Reserve um tempo na semana para limpar os equipamentos de academia domésticos. Remova o pó de todos os pesos, máquinas e equipamentos aeróbicos. Mantenha também fios, plugues e tomadas livres de poeira.
    • Também passe o aspirador de pó em torno dos equipamentos para garantir que não haja poeira ou detritos nas áreas circundantes.
    • É interessante limpar o equipamento de forma mais completa do que apenas superficialmente. É provável que uma limpeza mais aprofundada seja necessária cerca de uma vez por semana.
  4. Um dos lugares mais sujos para abrigar germes está nos colchonetes ou tapetes de ioga. Eles geralmente são porosos e macios e podem conter muitas bactérias. Procure sempre limpá-los completamente. [7]
    • Experimente lavar o colchonete em uma banheira. Dessa forma, haverá bastante espaço para lavá-lo. Encha a banheira com água e detergente ou desinfetante. Em seguida, esfregue o colchonete, enxágue e deixe-o secar.
    • Se não estiver muito frio do lado de fora, talvez seja interessante usar a mangueira de jardim e um produto de limpeza para lavar o colchonete. Feito isso, ele poderá secar ao sol.
    • Algumas pessoas lavam o tapete de ioga na máquina de lavar. No entanto, verifique sempre as instruções do fabricante, pois isso pode funcionar para algumas marcas, mas não para todas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Reduzindo o contato com germes e bactérias

PDF download Baixe em PDF
  1. Não existe defesa melhor contra germes e bactérias do que lavar as mãos regularmente. Procure lavá-las bem antes de sair da academia para não levar germes de volta para casa. [8]
    • Depois que terminar seu treino e estiver prestes a sair da academia, pare no banheiro para lavar as mãos. Essa será a última coisa que você deve fazer antes de sair. Evite lavar as mãos e em seguida contaminá-las novamente tocando em itens no vestiário, no bebedouro ou em outra superfície.
    • Procure seguir as técnicas adequadas para a lavagem das mãos. Molhe-as bem e use sabão para ensaboar. Em seguida, esfregue sob as unhas, as partes superior e inferior das mãos e os pulsos por pelo menos 20 segundos. Enxágue as mãos e seque-as com toalha de papel ou secador.
    • Também é possível usar um desinfetante de mão à base de álcool. Esfregue-o em todas as partes das mãos por 10 a 20 segundos ou até que elas fiquem secas.
  2. Outra atitude importante para evitar contato com germes é não tocar no rosto. Independentemente de ser boca, nariz ou olhos, estas são passagens para seu corpo por onde os germes podem entrar e deixá-lo doente.
    • Durante o treino, procure prestar atenção em quantas vezes você toca no rosto. Talvez você nunca tenha percebido a quantidade de vezes que seu rosto é tocado durante o treino.
    • Passe um dia prestando atenção de verdade em quantas vezes você limpa o suor do rosto, esfrega os olhos durante o treino ou coça o nariz. As chances de se contaminar com germes aumentam cada vez que você faz isso.
    • Levará algum tempo até você se acostumar com a nova rotina de não tocar no rosto. No entanto, com o tempo você se tornará melhor.
  3. Além obter acesso pelos seus olhos, nariz e boca, os germes também podem entrar em seu corpo através de machucados. Procure sempre tratar quaisquer ferimentos antes de voltar a treinar.
    • Se você se cortar ou se arranhar enquanto estiver na academia, procure limpar e desinfetar bem a área. Fique atento a bolhas ou queimaduras por fricção que possam ocorrer durante o treino, pois em um ambiente como essa, há uma boa chance de contaminá-las com germes.
    • Lave bem o corte ou arranhão com água morna e sabão. Verifique também junto ao pessoal da academia se eles têm um kit de primeiros socorros com pomada desinfetante.
    • Use um band-aid ou curativo para cobrir completamente o ferimento, pois nenhuma parte aberta deverá ficar exposta. Procure cobrir a área até que o corte esteja completamente curado.
  4. Não se deixe enganar pela ideia de que a única fonte de germes vem de outras pessoas na academia. Você também precisa manter seus itens pessoais usados limpos.
    • Mesmo que você tome muito cuidado ao lavar as mãos, limpar os equipamentos e não tocar o rosto, ainda existe a possibilidade de transportar e transferir germes por meio de itens pessoais.
    • Entre os itens que se deve reservar tempo para limpar regularmente estão: toalhas e roupas de treino, garrafa de água, colchonete e faixas para suor.
    Publicidade

Dicas

  • Procure sempre limpar os equipamentos de academia antes e depois de usá-los.
  • Se a academia não disponibilizar produtos de limpeza adequados, procure levar os seus.
  • Se os equipamentos da academia não forem limpos com frequência ou se não atenderem aos seus padrões de limpeza, converse a respeito com a gerência do estabelecimento.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 142 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade