Baixe em PDF
Baixe em PDF
As esteiras são equipamentos para exercícios grandes que podem sofrer bastante ao longo dos anos. Elas são feitas para suportar o impacto repetido, mas assim como muitas máquinas complicadas, podem ter vários problemas. Em vez de comprar uma substituta quando sua esteira der defeito, pense em arrumá-la você mesmo. Experimente um desses métodos se o equipamento estiver apresentando falhas.
Passos
-
Veja se há problemas na conexão com a fonte de energia. O defeito mais fácil de se resolver, e provavelmente o mais comum, é que sua esteira não está ligada. Veja se ela está conectada a uma tomada funcional e se os pinos da tomada não estão tortos ou distorcidos.
-
Veja se a tomada à qual sua esteira está ligada recebe eletricidade. Ligue o equipamento a outra tomada para eliminar a primeira como um problema. Caso não tenha outra tomada por perto, conecte outro dispositivo, como uma lâmpada fácil de se mover, para a tomada onde a esteira estava ligada e veja se esse outro aparelho funciona.
- Se souber quais tomadas estão em circuitos separados, experimente usar uma tomada alimentada por outro circuito.
- Caso a tomada seja o problema, reinicie o disjuntor ou substitua o fusível e tente ligar a esteira de novo.
-
Verifique as conexões entre seu adaptador de tomada e o equipamento. Algumas esteiras precisam que o fornecimento de energia seja ajustado antes de chegar ao motor. Veja se esse adaptador está no lugar e ligado corretamente.
- Alguns modelos podem precisar ser abertos para se completar este Passo. Se esse for o caso, tire a esteira da tomada antes de abrir qualquer caixa elétrica.
-
Desconecte a esteira de sua fonte elétrica. Para ver se há outros problemas, você precisará desconectar o equipamento por motivos de segurança.
-
Verifique os fusíveis da esteira. Se eles estiverem queimados, a máquina não vai ligar. Por sorte, esse defeito costuma ser fácil e rápido de resolver. Você pode verificá-los com um multímetro ou levá-los para uma loja de eletrônicos locais para testes. [1] X Fonte de pesquisa
- Se os fusíveis estiverem queimados, substitua-os por outros com a mesma amperagem.
-
Determine se o problema está na tela. Se a máquina não ligar, pode ser que apenas a tela não esteja funcionando. Veja se todos os fios entre a esteira e a tela estão bem presos.
- Veja também se há energia chegando à tela. Para tanto, você pode usar o multímetro nos pontos de conexão entre a entrada de eletricidade e a tela.
-
Consulte um técnico profissional. Caso não consiga encontrar o problema com os passos anteriores, talvez precise consultar um profissional.
- Se possível, entre em contato com o fabricante para obter informações sobre diagnósticos para realizar e uma lista de oficinas qualificadas na sua região.
Publicidade
-
Avalie os problemas com o cinto. Veja se o defeito está nessa peça em si ou se há uma falha mecânica nas polias.
- Essa distinção ajudará você a decidir o próximo passo. Se o problema estiver no cinto em si, você poderá fazer os reparos facilmente sozinho. Já os defeitos mecânicos ou de motor podem ser mais difíceis de se consertar em casa.
-
Tire a esteira da tomada. Ao fazer consertos nela, é muito importante tirá-la da tomada para que ela não seja ligada por acidente e machuque você.
-
Limpe a superfície do cinto. Borrife uma solução de limpeza em uma toalha e limpe a peça. A sujeira e os detritos podem se acumular nela, deixando-a mais lenta. Os detritos também podem cair do cinto para dentro da esteira, causando problemas de operação.
- Comece a limpar pela parte de cima do cinto e puxe-o com firmeza para movê-lo para baixo até que você tenha limpado toda a superfície.
- Deixe o cinto secar bem antes de usar a máquina. Se ele estiver molhado, você pode escorregar e se machucar.
-
Centralize o cinto na esteira. Ajuste-o de modo que fique centralizado na máquina. Essas peças podem se esticar e começar a se inclinar para um lado após o uso frequente. Você pode tentar reposicioná-las do lado de fora da esteira puxando-as para longe do lado inclinado.
- Caso o problema seja grave, um técnico deve verificá-lo.
-
Lubrifique o cinto. Se ele hesitar quando você pisar nele, pode ser necessário lubrificá-lo. Essa atitude reduz a fricção e pode estender a vida útil da peça. [2] X Fonte de pesquisa
- Compre um lubrificante específico para esteiras ou qualquer um de silicone. Borrife-o em uma camada fina entre o cinto e a superfície da máquina.
-
Verifique o sensor de velocidade. Ele ajuda a mover o cinto. Caso este esteja se movendo aos trancos ou não esteja ganhando velocidade, o sensor pode estar sujo ou ter se soltado.
- Geralmente, o sensor fica dentro da esteira, perto do cinto. Consulte o manual do usuário para saber a localização exata dele na sua máquina.
-
Substitua o cinto. Se os passos anteriores não eliminarem os problemas que você está tendo com essa peça, pode ser necessário substituí-la. Compre um cinto substituto do fabricante se quiser fazer o conserto você mesmo. Veja se ele é do modelo correto para sua esteira.
- Você pode preferir levar a esteira a um profissional para que ele substitua o cinto.
Publicidade
-
Elimine a possibilidade de outros problemas. A falha do motor pode ser um dos defeitos mais caros em uma esteira, portanto elimine todos os outros antes de seguir para consertos no motor. [3] X Fonte de pesquisa
-
Verifique os códigos de erro que aparecem na tela usando o manual do usuário. Ele deverá informar que tipo de falha está ocorrendo com o motor da esteira.
- O manual também pode dizer se o problema pode ser consertado por você ou se precisa de um profissional.
-
Abra a esteira de acordo com as instruções do fabricante usando chave de fenda ou philips. Inspecione as conexões do motor. Para não especialistas, observar essa peça pode ser inútil. Caso nada pareça obviamente errado, talvez você precise consultar um técnico.
- Saiba que abrir o motor da esteira provavelmente invalidará quaisquer garantias que você possa ter sobre o equipamento. Se a sua esteira ainda estiver dentro da garantia, pode ser melhor não fazer nenhum reparo em casa e ir direto a um técnico profissional.
-
Substitua o motor. Este Passo só deve ser feito por quem tem muito conhecimento sobre motores e puder ler facilmente um esquema eletrônico.
- Os motores de esteira podem ser comprados em outlets de equipamentos de ginástica, tanto online quanto em lojas físicas.
Publicidade
Avisos
- Não trabalhe em uma esteira ligada a uma fonte de energia. Você pode ser eletrocutado, ou o cinto pode começar a se mover inesperadamente.
- Caso sua esteira comece a soltar fumaça ou a emitir um cheiro de queimado, pare de usá-la imediatamente e desligue-a da fonte de energia.
- Nunca use uma esteira que não esteja funcionando adequadamente.
- Não abra o motor se quiser manter a garantia do fabricante. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Materiais Necessários
- Multímetro
- Solução de limpeza
- Toalha
- Chave de fenda ou philips
- Lubrificante de silicone
Referências
- ↑ http://www.treadmilldoctor.com/how-to-test-a-fuse
- ↑ http://www.workwhilewalking.com/treadmill-lubrication
- ↑ http://www.treadmillreviews.net/how-to-fix-common-treadmill-problems/
- ↑ http://www.treadmill-online.com/home/used-treadmills/used-treadmill-facts/how-to-repair-your-treadmill-smartly-and-confidently.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 134 117 vezes.
Publicidade