PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Estar em um relacionamento pode ser uma das experiências mais alegres e gratificantes da vida. Ainda assim, às vezes, falta carinho e cumplicidade entre dois parceiros. Se é o seu caso, pode ser que você (ou a sua namorada ou namorado, ou esposa ou esposo etc.) tenha dificuldade de se abrir, por exemplo. Por sorte, existem formas simples de reverter a situação — e tudo começa com uma boa comunicação. Aprenda a mostrar afeto todos os dias e, aos poucos, as coisas vão se normalizar.

Método 1
Método 1 de 3:

Melhorando a comunicação

PDF download Baixe em PDF
  1. Ser sincero e direto com a parceira ou o parceiro faz parte do relacionamento. Mesmo que você ache que está sendo óbvio, muita gente tem dificuldade para interpretar sinais de comunicação indireta. Diga o que pensa, mesmo que a pessoa possa não gostar muito. [1]
    • Por exemplo: "Eu queria me reaproximar de você e mostrar mais da minha vida". Se você acha que a sua parceira criou uma barreira no relacionamento, diga "Sinto que você está 'fechada' para mim e queria mudar isso. Vamos conversar?".
    • Sempre há uma "saída" quando nos comunicamos de forma indireta. Se a pessoa não entender ou não gostar da mensagem, é só explicar que não foi isso o que você quis dizer. Nesse caso, o relacionamento vai continuar frio e distante.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Allen Wagner, MFT, MA

    Especialista em Terapia de Casais e de Relacionamento
    Allen Wagner é um terapeuta de casais e de família em Los Ângeles, Califórnia. Concluiu seu Mestrado em Psicologia na Pepperdine University em 2004. Sua especialidade é encontrar maneiras de melhorar o relacionamento de indivíduos e casais. Escreveu, em coautoria com sua esposa, Talia Wagner, o livro Married Roommates.
    Allen Wagner, MFT, MA
    Especialista em Terapia de Casais e de Relacionamento

    Vocês podem consultar um terapeuta se não conseguem se comunicar bem . Allen Wagner, terapeuta especializado em casamento e família, afirma: "Muitos dos meus pacientes, sobretudo homens, não conseguem se expressar bem verbalmente quando chegam a mim. Eu os ajudo a encontrar formas de mudar essas atitudes — e, quando eles conseguem , suas vidas melhoram, assim como seus relacionamentos".

  2. Mentir sempre cria barreiras no relacionamento, mas omitir detalhes da sua parceira é tão ruim quanto. Quando descobrir esses "segredos", ela pode começar a pensar: "O que mais será que ele esconde de mim?". [2]
    • Por exemplo: imagine que você faz aula de dança duas vezes por semana, mas por algum motivo (bobo) decide não contar à sua parceira — talvez por medo de ela achar pouco másculo da sua parte. Ainda assim, isso cria uma barreira entre vocês, o que gera distância.
    • Não quer dizer que você não possa organizar uma festa de aniversário surpresa para ela, por exemplo. Nesses casos, ela provavelmente vai "sentir" o que está acontecendo e até ficar curiosa.
  3. Ouça com atenção o que a sua parceira diz e repita para mostrar que entendeu. Pare o que você estiver fazendo e ouça o que ela quer falar. Depois, diga algo como "Então quer dizer que você..." para mostrar que entendeu. Se tiver entendido errado, ela vai corrigir. E é assim que vocês vão se comunicar bem. [3]
    • Não é por isso que você precisa parar tudo para dar atenção à sua parceira. Por exemplo: talvez ela queira conversar enquanto você lava a louça ou arruma a cama. Normal! Por outro lado, se ela quiser falar sobre algo relativamente sério, é melhor dar um tempo nas suas atividades.
    • Acene e olhe nos olhos dela (se for adequado, claro) para mostrar que você está atento.

    Dica : a linguagem corporal é uma forma de comunicação muito importante. Se ficar olhando para longe, para o relógio ou para o celular, você vai passar a mensagem de que está entediado e desinteressado no que a pessoa fala.

  4. Você pode parecer mais vulnerável se falar sobre o que sente e pensa, mas a sua parceira vai gostar dessa demonstração de confiança. Seja sempre 100% honesto para descobrir mais dela (e até de si próprio!). [4]
    • Por exemplo: você pode contar à sua parceira que sempre chora no início de Up – Altas aventuras . Se ela disser "Ah, eu entendo. É uma das cenas mais emocionantes de todo o cinema, mesmo sendo um desenho e não havendo diálogo", é porque vocês têm um laço emocional forte.
    • Você também pode falar das suas experiências do passado que ajudaram a formar a sua personalidade hoje.
    • Tenha cuidado para não revelar informações demais a seu respeito, ainda mais se a sua parceira não fizer o mesmo. O ideal é que ela sempre conte experiências próprias e parecidas com as suas.
  5. Toda pessoa que recebe críticas fica com a sensação de que não é boa o bastante. Isso gera barreiras e deixa o relacionamento mais frio. Sendo assim, tente subverter essa crítica e concentre-se mais na sua perspectiva, não na da sua parceira. [5]
    • Por exemplo: diga "É muito divertido quando a gente sai juntos", e não "Você nunca tem vontade de fazer nada comigo".
    • Tente falar sempre no plural ("nós..."). Os pronomes no singular ("eu" e "você") passam uma imagem de competição, enquanto o plural dá ideia de equipe e cooperação.

    Dica : antes de criticar a sua parceira, tente entender por que ela age assim. Pode ser que haja um bom motivo (e que nunca tenha passado pela sua cabeça).

  6. Sempre que vocês discordarem em algo, tente encontrar uma forma de resolver o conflito de forma positiva. Não transforme tudo em discussão. Veja o lado da sua parceira e seja compreensivo. [6]
    • Você vai se arrepender se perder o controle e ofender a sua parceira ou começar a falar coisas pesadas. Além disso, ela vai ficar bastante magoada. Não importa o que aconteça, nunca passe dos limites em qualquer sentido (verbal, psicológico ou até físico).
    • Se você estiver irritado demais para conversar, peça um tempo à sua parceira e tente se acalmar. Se necessário, caminhe um pouco para espairecer.
  7. Quando conheceu a sua parceira, você provavelmente quis fazer um milhão de perguntas, não? Essa curiosidade diminui com o tempo, mesmo que ainda haja muito a descobrir. Por isso, sempre mostre interesse e até fascínio, independentemente do tempo de relacionamento. [7]
    • Isso vale para as coisas grandes e pequenas da vida. Por exemplo: se vocês estiverem vendo uma série de televisão juntos, pergunte qual é o personagem favorito dela ou qual é o episódio que ela mais curte ver.
    • Faça perguntas abertas para ouvir respostas elaboradas. Por exemplo: não adianta perguntar "Você gosta de pizza, né?". Ela vai dizer "sim" ou "não" e a conversa vai morrer aí. Diga algo como "Qual é o seu prato estrangeiro favorito?".
  8. A sua parceira provavelmente vai ficar mais confortável se você se interessar de verdade pela vida dela. Ouça com atenção, coloque os seus conhecimentos em prática e crie diálogos específicos, não genéricos. [8]
    • Por exemplo: pergunte "Como o seu TCC está indo?" ou "O seu chefe curtiu a sua proposta?".
    • Não adianta fazer perguntas muito gerais sobre trabalho e estudos. Seja detalhista para indicar que prestou atenção ao problema quando ela comentou sobre ele com você.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mostrando afeto

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que você tenha vontade de demonstrar mais afeto, pode ser que a sua parceira ainda não esteja à vontade com tanta intimidade. Preste atenção quando ela disser que gosta (ou não gosta) de algo e quando adequado ter esse tipo de troca de carícias. Pergunte do que mais ela gosta nesse sentido. [9]
    • Por exemplo: se você gosta de andar de mãos dadas em público, mas a sua parceira prefere ficar solta, pode ser que ela não se importe de a sua mão ficar no ombro dela.
    • Se a sua parceira não gosta de nenhum sinal físico de afeto, converse com ela e tente entender o motivo. Descubra o que ela quer e se você pode fazer algo para mudar a situação.
    • Não force a sua parceira a aceitar as suas investidas físicas. Isso é falta de respeito e chega a ser abusivo.
  2. O afeto não se limita a gestos como abraços, beijos e afins. Também tem a ver com atitudes que aproximam duas pessoas. Sendo assim, mostre o quanto você ama a pessoa — e, se necessário, seja direto. Quando ela dizer algo legal, agradeça (e assim por diante). [10]
    • Se você sabe que a sua parceira vai passar por algum evento importante no futuro próximo, como fazer uma prova decisiva, escreva um bilhete carinhoso para ela. Diga "Você vai arrasar! Eu acredito no seu potencial!".
    • Escreva outros bilhetinhos assim e espalhe pela casa ou guarde nas coisas da sua parceira. Por exemplo: escreva "Tô pensando em você..." ou "Você sempre me faz sorrir" e coloque no bolso da calça que ela vai usar.
  3. Sempre que você estiver com a sua parceira, dedique 100% da sua atenção a ela. Não fique mexendo no celular ou olhando para outra direção; ela deve ser o seu foco. [11]
    • Avise-a antes se você tiver que mexer no celular porque está esperando uma mensagem de trabalho. Diga "Me desculpa, mas eu vou ter que ficar de olho no celular porque vou receber um e-mail do meu chefe" ou "Eu tô esperando uma ligação importante... Então vou ter que ficar de olho no celular".
    • Não quer dizer que vocês não podem ver televisão ou um filme juntos! Depois que o programa acabar, converse sobre ele um pouco, em vez de ir para o seu canto (e a sua parceira ir para o dela).

    Dica : a linguagem corporal diz muito se uma pessoa está ou não prestando atenção. Vire na direção da sua parceira quando estiverem conversando e descanse a sua mão no braço dela, por exemplo.

  4. Todo mundo tem que fazer algumas coisas que não gosta de fazer. Descubra o que a sua parceira odeia e ajude-a como você conseguir, sem esperar que ela peça. [12]
    • Por exemplo: se vocês dividem as tarefas domésticas, mas a sua parceira está cansada e não quer lavar a roupa, lave . Isso não só mostra responsabilidade da sua parte, mas também deixa os laços cada vez mais estreitos (por meio de gestos simples).
    • Não jogue o fato de que você a ajudou na cara dela e nem espere nada em troca. Só faça essas tarefas por amor e solidariedade à sua parceira.
  5. Concentre-se mais nas coisas que a sua parceira faz do que na aparência dela. Faça elogios de vez em quando, como à habilidade dela no trabalho, à dedicação no dia a dia etc. [13]
    • Por exemplo: se a sua parceira está aprendendo a tocar violão, diga "Eu acho incrível o quanto você é dedicada. Tô vendo o seu avanço e sinto a sua empolgação com o violão!".
    • Todo mundo gosta de receber elogios pela aparência, mas é muito melhor falar de algo que a sua parceira faz e que chama a sua atenção.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Estreitando os laços

PDF download Baixe em PDF
  1. Você tem que estar disposto a ser vulnerável com a sua parceira para estreitar os laços. Mostre a ela um lado seu que ninguém mais conhece e não tenha medo de ser julgado. [14]
    • Por exemplo: se você sempre estiver arrumado e perfumado quando encontra a sua parceira, ela vai achar que também tem que estar. Sendo assim, não vai dar para marcar nada quando um de vocês estiver desleixado ou "feio"!
    • Vai ser bem mais difícil estreitar os laços se você nunca mostrar vulnerabilidade à sua parceira — pois ela também não vai querer mostrar.
  2. Pode parecer que você dá 100% de si ao relacionamento, mas a sua parceira não se esforça tanto. Ainda assim, não dá para saber o que se passa na cabeça dela. [15]
    • Pode ser que a sua parceira não enxergue os seus esforços pelo relacionamento. Talvez ela ache que você não dá valor às coisas que tem (mesmo que não seja verdade).
    • Seja sincero em relação aos seus problemas e percalços para que ela entenda melhor o seu comportamento e não tire conclusões precipitadas.
  3. Muita gente acha que tem que dedicar 24 horas por dia ao relacionamento para as coisas darem certo, mas fica muito mais divertido passar tempo com outra pessoa quando também reservamos um tempinho para nós mesmos. [16]
    • Por exemplo: imagine que você fazia aula de dança antes de começar a namorar. Continue com as aulas mesmo depois de conhecer a sua parceira, em vez de parar porque ela não se interessa pelo assunto.
    • É muito bom apresentar uma namorada ou um namorado aos amigos, mas saia sozinho com eles de vez em quando. Todos merecem esse tipo de privacidade, embora seja difícil em certos contextos — como quando o casal tem muitos amigos em comum.
    • Não abra mão dos seus interesses individuais. Se desistir das coisas que gosta de fazer porque a sua parceira não gosta, você pode começar a colocar nela a culpa pela falta de coisas legais na sua vida. É injusto!
  4. Toda pessoa que está em um relacionamento tem que abrir mão de certas vontades. Aprenda a entender quando você precisa fazer sacrifícios pelo bem da sua parceira. Essa sua atitude só vai fortalecer os seus vínculos. [17]
    • Por exemplo: imagine que a sua parceira vai receber um prêmio e que conta com a sua presença na cerimônia, mas você tem outros planos marcados. Nesse caso, cancele ou adie esses planos para não atrapalhar a ocasião, que é tão importante para ela.
    • Você também pode ter que abrir mão de coisas simples. Faça sempre o possível para mostrar o quanto a sua parceira é importante e ela não vai ter do que reclamar.

    Dica : cada pessoa tem interesses próprios. Às vezes, algo que você não considera importante pode ter um valor extremo para a sua parceira. Nesse caso, não custa nada tentar agradar.

  5. A sua parceira provavelmente tem vários amigos e parentes (que já faziam parte da vida dela muito antes de você aparecer). Por isso, tente sempre ter uma boa relação com eles para se integrar cada vez mais à rotina dela. [18]
    • Se você não puder tornar o namoro público por qualquer motivo, como se não for aceitável na sua cultura ou em casa, peça a compreensão da sua parceira e dos amigos e parentes dela.
  6. Sempre que recorrer à sua parceira para tomar decisões importantes, você vai mostrar que respeita a opinião dela. Crie o hábito de pedir conselhos e ajuda em momentos cruciais da vida, mesmo que já tenha uma ideia do que vai fazer. [19]
    • Por exemplo: imagine que você quer decidir entre duas ofertas de emprego. Diga "Então, eu te disse que [empresa x] e [empresa y] me ofereceram uma vaga, né? Fiz uma lista de prós e contras para cada uma, mas queria saber a sua opinião".
    • Se você já decidiu o que vai fazer, diga "Eu tenho que decidir entre viajar com minha família nas férias e ficar aqui na cidade. Acho que quero viajar, mas queria saber o que você pensa antes de tomar a decisão".
    • Informe a sua decisão à sua parceira. Se não tiver seguido o conselho dela, explique por que você optou por outra alternativa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 22 934 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade