Baixe em PDF Baixe em PDF

Você já sentiu que é muito mais do que as suas atividades externas e a sua vida atual parecem indicar? Já teve a sensação de que em algum lugar dentro de você existe este grande ser de luz e poder? Que você tem um propósito mais profundo? Se assim for, então você já tem consciência do maravilhoso ser de luz que habita em seu interior — seu Eu Real/Superior! Ao se reconectar ao seu Eu Verdadeiro/Superior, você será uma pessoa mais alegre e próspera!

  1. Antes de assumir o sagrado compromisso de se reconectar ao seu eu superior, busque conhecer seu eu inferior. Todos compartilhamos o mesmo eu inferior — a Mãe Terra. Você não pode alcançá-La através da meditação. Para encontrá-La, você precisa deixar seu lado feliz, alegre e infantil tomar a frente. Você se sentirá muito seguro e exuberante assim que se conectar ao seu eu inferior. A partir desse ponto, você poderá buscar seu eu superior.
  2. Não se prenda ao passado. Entenda que você não tem que esquecer um erro. Ainda é possível reconhecer que você ou alguém fez algo de "errado" e, ao mesmo tempo, perdoar. A falta de perdão o conecta energeticamente com a outra pessoa e com o seu eu/ego inferior.
  3. Anote cada vez que você se envolver em maus hábitos e energia negativa (como raiva, dúvida, medo, preocupação, desânimo, ressentimento etc). No final da avaliação, liste o que você considera que sejam seus piores hábitos e impulsos. Depois, vá atrás deles, um por um, e supere-os! A consciência dá início à anulação — e a vontade, determinação e foco continuarão dissolvendo dos maus hábitos e impulsos negativos.
  4. Todos nós colhemos crenças limitante e falsas ao longo do caminho que nos impedem de sermos tudo o que podemos ser. Essas crenças podem até mesmo causar dor e sofrimento. Resolva realmente olhar para as coisas que você acredita e POR QUE você acredita nelas. Perceba que ninguém está forçando você a acreditar em qualquer coisa e que as crenças não fazem parte de quem você realmente é! Determine-se a manter a mente aberta e ficar ciente de que crenças limitantes estão o impedindo de se conectar totalmente com seu verdadeiro eu. Veja claramente que as falsas crenças estão impedindo-o de sentir todas as bondades da vida e ainda contribuem para o sofrimento e um sentido de luta diária na vida. Decida se livrar delas!
  5. Desenvolver e manter impulsos positivos é essencial no caminho espiritual e irá ajudá-lo a se reconectar mais plenamente com o seu Eu Superior. A cada dia, foque em um momento positivo que você gostaria de trabalhar e comprometa-se a integrá-lo ao longo do dia. Por exemplo: manter a sua harmonia, ser mais alegre, ajudar os outros etc.
  6. Durante o passar do dia, expresse regularmente sua gratidão por tudo o que você possa imaginar — o dia maravilhoso, as belas flores, o sol, o seu cônjuge, o sorriso no rosto do seu filho, a saúde da sua família e assim por diante. Deixe a gratidão encher seu coração e você vai se surpreender ao ver a diferença que isso fará! A gratidão abre a porta de entrada para o seu verdadeiro eu.
  7. A harmonia é uma das chaves principais — se não a chave principal — no caminho para elevar a sua consciência e reuni-lo com o seu Eu Superior. Ela é uma qualidade interna que brota do coração e não apenas uma expressão externa. A harmonia envolve dominar suas emoções e não as deixar controlá-lo. Declare a sua clara intenção de ser centrado na harmonia e de ser harmonioso em todas as situações que você enfrentar. Mantenha-se centrado no coração tanto quanto for possível e se concentre na paz e na harmonia.
  8. Reagir negativamente às situações destrói a harmonia. Perceba que, em todas as situações, você pode escolher reagir de uma forma positiva ou negativa — isso depende exclusivamente de você. Há sempre uma fração de segundo que lhe permite reagir de alguma maneira. Mesmo se reagir de forma negativa inicialmente, você tem a opção de continuar a reagir negativamente ou cessar essa ação! Elimine a reação negativa concentrando-se em seu coração e respirando profundamente. Isso vai ajudar a conectá-lo com o seu Eu Superior.
  9. A neutralidade é um poderoso estado de equilíbrio emocional, tranquilidade e paz interior. É um lugar de equilíbrio onde você é mais capaz de acessar a sabedoria do seu Eu Superior. Aprender a ficar neutro é a chave para se tornar não reativo às situações. Ser neutro não é um estado onde você não sente nada, mas sim um estado onde você está em equilíbrio com suas respostas emocionais ao que está acontecendo — você não reagirá negativamente e nem se excitará demais.
  10. Muito do sofrimento vem de não viver no agora. Nossas mentes são incrivelmente poderosas quando focadas, mas a maioria desse poder se perde quando não vivemos o agora. O Presente é o lugar onde seu poder está! Mais importante, você só pode se conectar com o seu Eu Superior quando viver o momento. Aprenda a deixar o passado ir embora, projetando-se no futuro e deixando de lado o que o mantém longe do presente. A paz está no presente!
  11. Uma das coisas mais importantes que podemos fazer para nos reconectarmos com o nosso Eu Superior é a rendição — desprenda-se do que causa dor, sofrimento, infelicidade e limitação. Enquanto nos deixarmos levar inteiramente por nosso eu inferior, permanecemos ligados a essas mesmas coisas. Quando as emoções negativas surgem, entregue-as ao Universo. Pergunte-se: o que você ganha remoendo emoções negativas? Qual é a “energia” que o eu inferior está alimentando? ("pobre de mim", "olha como eu fui injustiçado" etc). Você continuará sofrendo enquanto não permitir que esses sentimentos negativos se dissipem naturalmente! Lembre-se que você tem a escolha de continuar a segurar as emoções negativas e o sofrimento — ou entregá-los e, consequentemente, encontrar mais felicidade e paz em sua vida.
  12. Perceba que não podemos controlar todos os acontecimentos em nossa vida através do eu humano. Às vezes é necessário "deixar nas mãos de Deus". Praticar o desapego significa se entregar (e ceder o seu ego!) a uma força superior. Nosso ego não gosta de nada disso. Conforme você se conecta mais e mais com o seu Eu Superior, a entrega e o desapego se tornam ações menos difíceis. Desapegar também significa entregar seus medos, preocupações e inseguranças e confiar no fato de que tudo terminará bem.
  13. A meditação é o exercício da alma. Se você for se conectar com o seu Eu Superior, deve ser capaz de acalmar a mente através da meditação. Através dessa paz interior, você poderá aprender a ouvir a "voz mansa e delicada" dentro de seu verdadeiro eu. A meditação é uma chave que pode abrir a porta para a maior percepção, destravando a sabedoria perfeita em seu próprio Eu! Acalmar a mente e concentrar-se permitirá que sua sabedoria interior inata flua em sua consciência.
    Publicidade

Dicas

  • Supere a resistência: a resistência é uma resposta comum à mudança. Conforme você trilhar o caminho para se reunir com o seu Eu Superior, mudanças evidentemente ocorrerão. Mesmo se estivermos realmente interessados em fazer mudanças em nossas vidas, há uma tendência natural na natureza humana de resistir à mudança — ao menos inicialmente. Portanto, esteja ciente de que você vai encontrar várias resistências ao colocar em prática o que foi aprendido, tanto externa como internamente. Focar em sua determinação e em seus objetivos será muito útil.
  • Combata a armadilha do ego: muitas pessoas que buscam a espiritualidade creem erroneamente que o ego é "ruim" e que é preciso combatê-lo. Isso é uma armadilha. O importante é ver o ego como um apego temporal, não como seu Verdadeiro Eu. Até estarmos mais firmemente ligados ao nosso Eu Superior, a maioria das pessoas identifica o "eu" como seu ego, por isso, se elas acabarem lutando contra isso, parecerão que estão lutando contra si mesmas! O segredo é entregar o apego ao ego e cultivar a reconexão mais plena com o Eu Superior. Dessa forma, não há necessidade de combatê-lo. O ego acabará abrindo mão do controle e o eu inferior se dissolverá no Eu Superior.
  • A prática é tudo: muitas pessoas que buscam a espiritualidade, incluindo aquelas que querem conhecer e se conectar mais plenamente com o seu Eu Superior, o fazem porque se sentem insatisfeitas com algo. Primeiro e principalmente — quem quiser que a própria vida mude precisa mudar! Você precisa ter um intenso desejo e determinação em aplicar os passos necessários colocá-los em prática diariamente!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 48 719 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade