Baixe em PDF Baixe em PDF

Como animador digital, você utilizará computadores na construção de figuras animadas bi ou tridimensionais para contar histórias ou vender produtos, trabalhando com jogos, design gráfico e até mesmo cinema. Essa carreira oferece bastante liberdade criativa e muitos desafios, mas também se encontra em uma indústria em constante evolução, o que significa que você precisará se manter atualizado com as novidades e as atualizações de softwares. Saiba também que esse ramo costuma trabalhar com prazos apertados, sempre seguindo as instruções dos clientes; ou seja, você nem sempre estará no controle de suas criações. [1] Continue lendo para saber mais!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Buscando formação e experiência

Baixe em PDF
  1. Como animador digital, você precisará de boas noções visuais, incluindo escultura, ilustração e design. Portanto, tente fazer mais projetos voltados para essas áreas na escola, mergulhando de cabeça também na história da arte através de filmes, livros e museus. Se puder, faça também cursos de desenhos assistidos por computador (CAD) para se familiarizar com os conceitos de ilustração digital.
    • Ser um jovem versado em narrativa e escrita criativa são coisas que podem ajudar a criar histórias, algo importante para um animador digital. Faça aulas de escrita e de teatro, se possível, para desenvolver seu lado mais criativo.
    • Entender bem também as ciências físicas e a matemática são coisas que podem ajudá-lo a se tornar um animador melhor.
  2. A maioria das empresas hoje em dia procura por funcionários formatos em artes visuais ou animação, pois esses cursos desenvolvem as habilidades necessárias para artes digitais, ilustrações, e storyboarding, além de apresentarem os softwares e programas mais utilizados por animadores. [2]
    • Se quiser, você pode se especializar em uma área da animação digital, como o design de jogos. Nesse caso, o ideal é procurar um bacharelado de Desenvolvimento de Games para desenvolver as habilidades necessárias para se projetar jogos e treinar simulações.
    • Saiba também que muitos animadores são autodidatas e aprendem direto no campo junto de mentores, mas ainda é preciso fazer cursos básicos de animação para desenvolver as habilidades e conseguir mais oportunidades de trabalho.
  3. Os cursos e as faculdades de animação vão apresentar a você os softwares que mais são utilizados pelo mercado de animação, ensinando-o a trabalhar com eles para o futuro de sua vida profissional. Existem muitas opções disponíveis, mas as que provavelmente serão mais úteis para você são: [3]
    • Flash
    • Maya.
    • 3D Studio Max.
    • Lightwave 3D.
    • After Effects.
    • Photoshop.
    • Illustrator.
    • CorelDraw.
    • Talvez seja preciso aprender a mexer com pacotes de softwares que sejam específicos para um projeto ou uma empresa. Esteja sempre disposto a aprender novos programas e se adaptar às demandas da animação computadorizada, que estão sempre evoluindo.
  4. Se está fazendo uma faculdade em animação, você provavelmente precisará passar por um estágio para concluir o curso e obter um pouco de experiência profissional no ramo. [4]
    • Procure por estágios na internet, em redes sociais e sites de vagas, ou converse com o centro acadêmico de sua universidade para ver se há alguma vaga cadastrada na instituição.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Procurando por um trabalho

Baixe em PDF
  1. A melhor forma de mostrar o seu trabalho para clientes e empresas é criar um demo reel, um portfólio em vídeo que destaca seus melhores projetos. Cerca de 51% dos especialistas da indústria acredita que o demo reel é o elemento mais importante na hora de se conseguir um trabalho. [5] Seu vídeo deve ter um bom acabamento, ser envolvente e dinâmico. É bom também disponibilizá-lo na internet, facilitando o acesso de clientes e empregadores em potencial. [6]
    • O demo reel deve ser bem editado para destacar suas habilidades de ilustração, pintura ou escultura, dependendo dos seus pontos fortes. Monte um vídeo com um rig extensível, um ciclo de caminhada e trabalhos colaborativos que já fez com outros artistas. A ideia é que o material reforce seu estilo próprio e seja divertido de assistir, do começo ao fim.
    • Monte também um site profissional para compartilhar exemplos de seus projetos atuais e dar mais destaque ao seu demo reel. Ao subir o vídeo para o site, lembre-se de registrá-lo para obter controle de direitos autorais sobre o material. No site, inclua também seu currículo, informações de contato e uma biografia bem breve, além de esboços conceituais, storyboard, e desenhos dos quais se orgulha, mostrando todo o seu estilo visual para possíveis clientes.
  2. É uma boa ideia fazer parte de uma associação ou sociedade de animadores, pois esse tipo de plataforma serve para compartilhar seu trabalho, participar de workshops e desenvolver ainda mais suas habilidades. [7]
    • Essas associações costumam cobrar taxas dos membros, mas a inscrição costuma trazer suas vantagens, como anúncios exclusivos de vagas e projetos para participantes.
  3. Conseguiu um estágio interessante em um estúdio renomado? Tente fazer contato com outros profissionais na empresa, incluindo seus colegas e seus superiores, pois esses relacionamentos podem ajudá-lo a terminar o estágio com uma vaga em período integral quando você terminar a faculdade.
  4. A primeira coisa a se fazer é analisar em qual área ou indústria gostaria de se especializar. Tem mais interesse em animar para filmes e vídeos ou para publicidade? Prefere trabalhar com animação de personagens e efeitos visuais em estúdios de cinema ou como professor em uma escola de animação? Definir bem seus interesses fará com que você encontre vagas que sejam mais adequadas para seu perfil profissional, ajudando também na hora da entrevista, pois você certamente demonstrará mais paixão ao falar sobre o que ama. [8]
    • Sempre adeque seu currículo para refletir as habilidades necessárias para o cargo ao qual está se candidatando. Por exemplo, se vai se inscrever para uma vaga de animação de personagens em um estúdio de efeitos para cinema, destaque suas experiências passadas com esse tipo de trabalho, além de falar de suas habilidades de comunicação e de sua facilidade em trabalhar com os softwares. Se, por outro lado, vai se inscrever para um cargo de animação de desenhos para televisão, destaque sua experiência com storyboard e paixão por narrativas.
    • Quer ser um animador freelance ou montar seu próprio estúdio? Nesse caso, é bom trabalhar por alguns anos com um mentor para desenvolver suas noções de empreendedorismo e suas habilidades artísticas. O ideal é passar pelo menos cinco anos aprendendo com a indústria antes de arriscar trabalhar por conta própria com seu próprio estúdio.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Entendendo seu papel

Baixe em PDF
  1. O animador 3D trabalha com softwares que geram imagens tridimensionais no computador para criar objetos, pessoas e imagens animadas. Por mais que seja preciso ter noção de ilustração, você vai focar o trabalho no computador, e não no papel e na caneta. [9]
    • Como animador digital, você conseguirá contar histórias e ser artístico, mas também precisará aprender a mexer bem nos softwares disponíveis e em computadores. É importante ser um artista visual bem habilidoso e capaz de lidar com a tecnologia com confiança.
  2. No Brasil, o salário médio para um animador 3D é de R$ 5.048 [10] , mas isso obviamente varia de acordo com a indústria na qual está inserido. Se você trabalha por hora e por conta própria, entretanto, talvez você consiga ganhar um pouco mais do que se for empregado com um salário fixo, dependendo dos clientes e de suas habilidades.. [11]
    • Os maiores salários costumam ser na indústria cinematográfica e de publicidade, seguidas pela indústria de publicação de softwares. Existem também trabalhos de animação digital na indústria de design de sistemas de computação e na indústria de design de serviços especializados. Obviamente, os salários variam também de acordo com a região do país. [12]
  3. O tipo de ambiente dependerá da indústria na qual você está inserido e do tamanho do estúdio para o qual está trabalhando. Obviamente, se você trabalhará por conta, o ambiente também mudará bastante.
    • Se vai trabalhar para um estúdio grande de animação, você provavelmente ficará em um escritório com designers e outros animadores, trabalhando com uma equipe em um único projeto ou em vários simultaneamente. Se vai trabalhar por conta, entretanto, você provavelmente ficará em um escritório caseiro, mesmo.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 21 266 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade