Baixe em PDF Baixe em PDF

Ser médico e salvar vidas é o sonho de muitas pessoas, mas tal carreira exige um treinamento rigoroso e você deve ter certeza de que pode lidar com a grande responsabilidade que vem com o trabalho. Os requisitos para exercer a profissão variam de país para país, mas uma dedicação intensa é obrigatória em todos os lugares. Aqui estão algumas coisas para levar em consideração se você pensa em ser médico.

Método 1
Método 1 de 5:

Inicie o processo como voluntário

Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas querem ser médicos porque é uma ótima maneira de ajudar as pessoas, além de ser uma carreira muito lucrativa. Mas ser médico não é a única maneira de atingir esses objetivos, e você precisa ter certeza de que é algo que você realmente quer fazer. Você vai trabalhar muitas horas, lidar com pessoas difíceis, e sua vida praticamente girará em torno de sua carreira. A vida das pessoas vai depender do seu compromisso com o trabalho e sua capacidade de manter a calma e tomar decisões sob pressão. O trabalho voluntário não apenas dará a você a oportunidade de rever a sua escolha, mas também ficará em seu currículo, se você decidir estudar medicina. Considere o trabalho voluntário em um hospital, consultório médico, ou como paramédico.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Compromisso e excelência

Baixe em PDF
  1. Embora haja um caminho bem definido para a obtenção de uma graduação em medicina, o sucesso depende mais de um compromisso com seus objetivos e interesses do que em fazer exatamente o que cada outro aluno faz. Para passar em um vestibular para medicina, mesmo para instituições particulares, sua dedicação deve ser quase total aos estudos, dada a concorrência.
  2. Para entrar em uma faculdade de medicina, você vai precisar de uma excelente nota no vestibular. Em muitos casos, por todo o país, a medicina tem a maior nota de corte dentre os cursos superiores. E como já dito, mesmo em instituições privadas, onde a concorrência é menor, a excelência é como um pré-requisito para o ingresso no curso de medicina.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Passe no vestibular

Baixe em PDF
  1. O ideal é que desde o primeiro ano do ensino médio você tenha se dedicado ao máximo a todos os assuntos de todas as matérias, e que esteja sempre revisando o conteúdo. Porém, caso você não tenha tido um ensino médio de qualidade, isto não é um impedimento. Saiba, no entanto, que você precisará dominar todo o conteúdo do ensino médio, principalmente se for estudar em uma faculdade pública.
    • Entre em um curso preparatório para o vestibular e/ou ENEM, caso você sinta que é necessário.
    • Faça os vestibulares que estiverem ao seu alcance, e não desista caso você não passe rapidamente.
Método 4
Método 4 de 5:

Faça o curso de medicina

Baixe em PDF
  1. o primeiro é o básico, compreendendo o 1ª e o 2ª anos; o segundo, é o clínico, que compreende o 3º e o 4º ano; e o internato, que corresponde ao 5º e ao 6º anos.
    • No ciclo básico, você terá uma aproximação com a comunidade e estudará matérias básicas como anatomia, bioquímica e fisiologia, que servirão de base para o aprendizado posterior.
    • No ciclo clínico, os alunos aprendem, dentre outras coisas, a realizar exames físicos completos, aprendem como analisar e interpretar exames de laboratório, raios-X, eletrocardiogramas, ressonâncias magnéticas, tomografias, etc.
    • No ciclo do internato, a responsabilidade, o compromisso e o número de horas de estudo do aluno aumenta, para melhorar o raciocínio para o diagnóstico e todas as habilidades requeridas pela profissão. Há muitas aulas em atividades práticas dadas por profissionais de várias especialidades, em ambulatórios e no hospital-escola. Serão também feitas consultas e visitas a pacientes.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Comece a trabalhar ou faça uma especialização

Baixe em PDF
  1. Por ser um mercado de trabalho cuja procura é sempre abundante, dificilmente você ficará desempregado por muito tempo.
  2. Algumas especializações médicas incluem:
    • Cardiologia, que se ocupa do diagnóstico e tratamento de doenças que acometem ao coração e a outros componentes do sistema respiratório.
    • Neurologia, que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso.
    • Oftalmologia, que estuda os distúrbios que envolvem os olhos.
    • Pediatria, que estuda e trata as pessoas em desenvolvimento (crianças).
    Publicidade

Dicas

  • Você pode optar por fazer medicina em outros países, como a Argentina, cuja mensalidade é mais barata e o ingresso na faculdade é mais fácil. Apenas verifique a validade do diploma de determinada instituição ou país no Brasil.
  • Saiba que muitos candidatos têm de realizar o vestibular mais de uma vez para poderem passar.
  • Levará de 6 a 10 anos para você alcançar seu objetivo na medicina, dependendo da especialidade que você escolher, caso escolha uma.
  • Faça vários vestibulares para tantas instituições quanto você puder. A competição é muito forte. Muitos candidatos tentam no mínimo entrar em três faculdades.
  • Nem todos que queiram ser médicos o farão. Há ainda muitas carreiras na área da saúde, como enfermagem, odontologia, nutricionismo etc.
Publicidade

Avisos

  • Esteja preparado para trabalhar por muitas e irregulares horas em sua carreira. Muitos médicos chegam a trabalhar mais de 60 horas por semana.
  • Esteja preparado para a concorrência na faculdade (sim, você e seus colegas irão tentar se destacar mais).
  • Caso for estudar em uma universidade particular, esteja preparado para fazer um grande investimento, pois as mensalidades são muito caras para a maioria das pessoas.
  • Esteja preparado para realizar frequentes cursos de reciclagem em toda a sua carreira.
  • Não perca os prazos dos vestibulares. Prazos variam de instituição para instituição, mas a maioria é realizada entre outubro e dezembro.
  • Ganhe experiência significativa no campo médico antes de entrar na faculdade de medicina. Se você não ama a área médica, não se incomode em entrar. Se você busca apenas o dinheiro e o status, provavelmente não valerá muito a pena.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 767 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade