PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pronta para atualizar seu guarda-roupa? Vestir-se bem fará você parecer e se sentir confiante. Não importa o seu orçamento, você sempre pode atualizar sua aparência. Nota: este artigo é dirigido principalmente a mulheres. Dicas sobre como se vestir bem para homens podem ser encontradas aqui.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Sabendo o que favorece você

PDF download Baixe em PDF
  1. Se uma roupa não servir bem, não importa o quão atraente e moderna ela seja, você não ficará bem-vestida. Algumas roupas apertadas podem fazer você parecer vulgar e maior, e roupas grandes demais podem fazer você parecer desleixada. [1]
    • Só porque você entra em uma roupa não significa que ela serve bem.
    • A forma como o caimento deve ficar também depende de como a peça será estilizada. Por exemplo, roupas de estilo urbano para homens nos Estados Unidos muitas vezes são largas se comparadas com um par de calças cáqui conservadoras.
    • Pode ser difícil encontrar o caimento certo em peças como vestidos, pois a maioria das mulheres usa tamanhos diferentes na parte de cima e na de baixo. Um vestido serve bem se o decote fica plano quando você está sentada ou em pé. Todas as costuras devem ficar planas e retas (a não ser que o estilo seja diferente de propósito). O material não deve repuxar ou franzir ao redor do peito ou quadril. A peça deve ficar justa, mas não apertada. [2]
    • Caso você tenha ganhado ou perdido peso recentemente, avalie seu guarda-roupa. Descarte ou altere roupas que não servem mais.
  2. [3]
    • Mulheres com corpo em forma de maçã são maiores no meio do corpo. Elas ficam melhores em vestidos em formato de A e roupas que enfatizam o busto e pernas e disfarçam a cintura.
    • As em formato de pera são menores na parte de cima e maiores no quadril e coxas. Elas ficam melhores em vestidos em formato de A, camadas na parte cima, e partes de baixo simples e escuras.
    • Mulheres com corpo banana são uniformemente magras. Elas ficam bem com a maioria das roupas e podem acentuar sua forma usando roupas que criam curvas, como calças flare, cinturas marcadas, e jaquetas afuniladas.
    • Quem tem forma de ampulheta possui uma cintura fina e quadril e seios mais cheios. Elas ficam ótimas em peças ajustadas e vestidos envelope.
  3. Veja as veias no interior do seu pulso. Elas são mais verdes ou azuis? [4]
    • Se elas parecerem verdes, você tem um tom de pele com base amarela, e tons quentes ficarão melhores em você. Experimente tons creme, vermelho, amarelo, laranja, e marrom, além de verdes-amarelados e azuis quentes. Evite tons pastel.
    • Caso suas veias sejam azuis, você tem um tom de pele com base rosa, e tons frios ficarão melhores em você. Experimente tons de branco, pastel e ricos.
    • Na dúvida, opte por cores neutras. Preto, cinza e marrom ficam ótimas em quase todo mundo. Adicione detalhes de cores vibrantes, como um colar azul vibrante ou um cinto vermelho-escuro, para deixar seus looks mais interessantes.
  4. Muitas mulheres têm áreas que não gostam de mostrar; até modelos têm esse problema! Além disso, se estiver seguindo um código de vestuário discreto ou preferir fazer isso, compre itens que não chamem a atenção para áreas que não gostaria. Por exemplo, se não se sentir confortável mostrando as pernas, evite comprar saias muito curtas.
  5. Vista seu corpo com roupas atraentes que favoreçam seu biotipo. Às vezes as tendências atuais farão isso, e outras vezes é melhor não arriscar. Forçar-se a usar certas cores, cortes e estilos porque é o que as revistas estão mostrando não fará você se vestir bem. Vista o que fica melhor em você.
    • Mas, ao mesmo tempo, fique aberta a experimentar coisas novas! Você pode se surpreender com a forma como um novo estilo pode favorecer sua aparência.
    • Tenha cuidado ao seguir conselhos de revistas de moda. Muitas vezes, elas estão tentando "vender" certos estilos, marcas e etc. mais do que informando o que realmente está na moda.
    • A moda também pode ser algo bem regional. O que está na moda nos Estados Unidos pode não ser o mesmo que no Brasil.
  6. Seus esforços para ficar bonita serão prejudicados por sapatos desconfortáveis que causam dores ou roupas que você tem que ajustar o tempo todo. Use roupas que fazem você parecer e se sentir muito bem.
  7. Sempre leia as etiquetas das peças e siga as instruções de lavagem para que elas continuem bonitas por um bom tempo.
    • Passe as roupas se for necessário; ninguém parece bem-vestido em peças amarrotadas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Desenvolvendo um estilo pessoal

PDF download Baixe em PDF
  1. Curta seu estilo pessoal. É bem feminina? Sinta-se à vontade para usar vestidos todos os dias. Prefere um estilo mais masculino? Opte por uma calça jeans. Gosta de um estilo engomadinho? Vai com tudo! Prefere um estilo boêmio? Vista-se assim. Autenticidade é atraente! [5]
  2. Quando tiver uma ideia do que fica melhor em você, pode melhorar o look com enfeites que mostrem sua individualidade. [6]
    • Se gostar de cores vibrantes, use-as! Vista sua saia cor de carvão e blusa creme que ficam ótimos e são apropriados para o trabalho, e adicione sapatos de salto vermelhos ou uma pulseira multicolorida.
    • Caso goste de joias ousadas, use algo incrível todos os dias! Brincos de argola grandes podem deixar uma calça jeans e camiseta mais interessantes. Um colar chamativo pode rapidamente deixar um look de trabalho fabuloso.
  3. O objetivo não é escolher uma imagem e imitá-la; é comparar a variedade que está disponível e descobrir visuais inspiradores. Repare quais estilos ou cores são mais constantes entre seus gostos e saberá o que procurar – você só tem que adaptar o que gostar para seu tipo de corpo e coloração pessoal.
  4. Ter um repertório de looks que servem bem e combinam com o seu estilo é muito útil. Elabore uma rotação para as combinações de trabalho, para o fim de semana, para eventos mais elegantes, e para qualquer outra coisa que você precisar regularmente. Dessa forma, você poderá abordar essas situações com confiança.
  5. Pode ser inapropriado se vestir como se fosse mais velha ou mais nova. Seja qual for sua idade, aceite-a! Ao invés de tentar parecer mais velha ou mais nova, tenha como objetivo ser a versão mais fabulosa de si mesma.
  6. Não misture várias estampas loucas e cores em um só look, mas não tenha medo de experimentar algo novo e diferente. O segredo para se vestir bem é usar suas roupas com autoconfiança.
    • Combine, por exemplo, cores neutras com um item com estampa de animais, como uma blusa com estampa de leopardo por baixo de um cardigã preto.
    • Como alternativa, você pode usar um item que parece arriscado e vanguardista, e manter o resto do look mais discreto. Você se apaixonou pelas ombreiras enormes que viu na semana de moda? Experimente usá-las! Combine-as com algo justo e neutro na parte de baixo do corpo e fique longe de acessórios ousados. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Atualizando seu guarda-roupa

PDF download Baixe em PDF
  1. Descarte as peças que não servirem, que você não usa há anos, e o que estiver em condições péssimas. Fazer isso abrirá espaço para roupas novas e mais funcionais.
    • Não jogue as roupas no lixo; doe a uma instituição de caridade ou dê a amigos ou parentes. Se estiverem em boas condições, pense em vendê-las.
  2. Depois de se livrar das peças desnecessárias, avalie seu guarda-roupa e identifique o que está faltando. Suas necessidades dependerão do seu estilo de vida individual e preferências pessoais, mas, em geral, um guarda-roupa básico pode ter: [8]
    • Blusas e camisas casuais;
    • Camisas sociais;
    • Suéteres;
    • Calças – ao menos um par de jeans e um de calças sociais;
    • Vestidos casuais;
    • Saias casuais;
    • Uma jaqueta para clima frio (e uma para clima mais frio, se você mora em um lugar onde esfria bastante);
    • Ao menos um vestido semiformal ou formal;
    • Sapatos – ao menos um par para fazer exercícios (caso você faça) e um ou dois para looks casuais, profissionais e sociais.
  3. Quando souber do que precisa, é hora de comprar! Mas não corra para o shopping. Você poupará tempo se pesquisar algumas lojas on-line populares primeiro. Se não encontrar nada de que goste, siga em frente; não perca tempo comprando em lojas que não combinam com seu estilo.
  4. É tentador simplesmente comprar roupas on-line, mas você terá mais sorte indo a uma loja física e provando as peças. Os tamanhos variam muito de uma loja a outra, e é difícil saber o que ficará bem sem ver o caimento no seu corpo.
  5. Caso seu orçamento seja pequeno, comece a procura em lojas mais acessíveis. Não tem porque gastar demais – desde que a peça seja bem-feita e sirva bem, você ficará linda. Dito isso, você não quer necessariamente as roupas mais baratas disponíveis. Uma roupa que fica desgastada ou se desmancha na máquina de lavar depois de duas semanas não vale a pena. [9]
    • Faça uma pesquisa adicional on-line e tente ir às lojas quando estiverem em liquidação. Isso pode permitir que você adquira peças melhores por preços baixos.
    • Invista em algumas peças chave que usará bastante, como uma saia lápis para o trabalho ou um vestido preto clássico. Gaste menos em itens da moda que não usará por muito tempo.
    • Não tenha medo de comparar preços. Antes de comprar algo, veja se uma loja on-line tem o mesmo item por um preço mais baixo.
    Publicidade

Dicas

  • Não sabe o que vestir? Consulte uma amiga ou parente próximo. As pessoas que a conhecem melhor normalmente sabem o que fica melhor em você.
  • Sinta-se bem consigo mesma. Dessa forma, sua beleza e autoconfiança interiores vão transparecer, não importa a sua aparência.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 378 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade