Baixe em PDF
Uma análise aprovada por especialistas sobre as causas do transtorno de personalidade narcisista
Baixe em PDF

O transtorno de personalidade narcisista (TPN) é uma condição médica em que uma pessoa tem um senso excessivamente elevado de seu próprio valor e dignidade. Mas essa é uma daquelas condições médicas com as quais você nasce ou é algo que você desenvolve mais tarde na vida? Embora a causa da TPN não facilite lidar com um narcisista, pode ajudá-lo a entendê-lo melhor se você souber um pouco sobre por que ele é como é. Neste artigo, analisaremos o que os especialistas dizem sobre as origens da TPN. Também abordaremos os sinais de que você pode estar namorando um narcisista.

O que você precisa saber

  • A maioria das pesquisas sugere que o narcisismo é uma condição complexa causada por uma combinação de causas genéticas, hereditárias e ambientais.
  • É mais provável que alguém desenvolva narcisismo se tiver sofrido trauma ou abuso quando criança.
  • Os pais podem minimizar as chances de seus filhos desenvolverem narcisismo impondo consequências e demonstrando afeto.
Método 1
Método 1 de 5:

O narcisismo é hereditário ou adquirido?

Baixe em PDF
  1. Como a maioria dos problemas mentais/emocionais, é provável que o narcisismo seja parcialmente herdado e parcialmente ambiental. Com base em décadas de pesquisa, o narcisismo parece ser um espectro. Na extremidade inferior, pode ser um traço de personalidade leve que ocasionalmente incomoda e dificulta os relacionamentos. No extremo oposto, pode ser um transtorno de personalidade completo. [1]
    • O transtorno de personalidade narcisista se desenvolve pela primeira vez quando a pessoa está no final da adolescência ou no início dos 20 anos, o que pode indicar que o narcisismo requer experiências na infância para se desenvolver. [2]
    • Um estudo com gêmeos demonstrou que se uma criança tivesse transtorno de personalidade narcisista, havia 77% de chance de o outro gêmeo ter a doença. Isso pode apontar para um componente hereditário importante. [3]
    • Independentemente da opinião que você tenha, os narcisistas não escolhem ser do jeito que são. Eles nasceram assim ou foram criados assim quando eram muito jovens.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Fatores de risco para narcisismo

Baixe em PDF
  1. Há uma alta correlação entre passar por eventos traumáticos na infância e desenvolver narcisismo na idade adulta. É provável que o narcisismo seja uma estratégia de enfrentamento mal-adaptativa para coisas como abuso físico, violência ou perda de um ente querido. [4]
    • O comportamento mal-adaptativo refere-se a qualquer adaptação que alguém faz que prejudica seu bem-estar (como ansiedade, depressão ou narcisismo). A versão adaptativa do narcisismo é a alta autoestima.
    • Por exemplo, se uma criança é abusada fisicamente quando jovem, a resposta mal-adaptativa pode ser o medo, que se desenvolve em uma necessidade narcisista de segurança mais tarde na vida.
  2. O tratamento que os pais dão a seus filhos é muito importante para a personalidade deles quando adultos. Se um pai se esforça para fazer com que seu filho se sinta melhor do que todos, ou se é tão cruel e egoísta que negligencia seu filho, ele está aumentando as chances de seu filho desenvolver narcisismo mais tarde na vida. [5]
    • Existem, na verdade, duas variações de narcisismo: o grandioso, em que a pessoa se considera melhor do que todos, e o vulnerável, em que a pessoa tem medo de que ninguém a considere boa em nada.
    • Como exemplo, a negligência e o abuso podem criar um narcisista vulnerável, enquanto um pai que trata seu filho como se ele não pudesse fazer nada de errado tem mais probabilidade de criar um narcisista grandioso.
  3. Se ambos os seus pais forem narcisistas, é muito mais provável que você desenvolva NPD mais tarde na vida. Embora sua personalidade não seja fixa de forma alguma e qualquer pessoa possa fazer uma tentativa séria de ser uma pessoa melhor, há uma parte de quem você é que lhe foi dada. Da mesma forma que alguém pode ser naturalmente tímido, extrovertido ou engraçado, mesmo sem tentar ser. [6]
    • Se você vê isso como um comportamento genético ou aprendido, o ponto central é que alguns narcisistas são naturalmente assim.
  4. Há alguns estudos que indicam que pode haver um mau funcionamento genético que contribui para o desenvolvimento do transtorno de personalidade narcisista. Da mesma forma que parece haver um gene do alcoolismo e um gene do jogo, poderia muito bem haver um gene do narcisismo. [7]
    • Um estudo descobriu que as pessoas com TPN podem ter um distúrbio genético que aumenta os níveis de estresse oxidativo no sangue. Esse também é um marcador de sensibilidade interpessoal, portanto, talvez haja um gene de "reação pessoal extrema". [8]
  5. É mais provável que você desenvolva narcisismo se crescer em uma cultura que valoriza muito a liberdade e a expressão individual, e menos provável que desenvolva narcisismo se crescer em uma cultura em que a família e a comunidade são mais enfatizadas. De modo geral, é provável que você tenha menos chances de encontrar um narcisista se for para a Ásia, América do Sul ou países nórdicos, e mais chances de encontrar um narcisista na América do Norte e na Europa Ocidental. [9]
    • Dito isso, a educação dos pais não é universal. É possível que uma família hiperindividualista crie um narcisista na Ásia e que uma família com foco na comunidade crie um não narcisista na América do Norte.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Que tipo de educação cria um narcisista?

Baixe em PDF
  1. Se uma criança é ensinada que não pode fazer nada de errado, que nunca precisa pedir desculpas e é incentivada a acreditar que merece as coisas sem merecê-las, é possível que ela desenvolva TPN mais tarde na vida. [10]
    • Como exemplo, se uma criança começa uma briga na escola e o professor chama os pais, os pais estão supervalorizando o filho de forma doentia se ficarem do lado dele e não o punirem.
    • A supervalorização dos pais tem mais probabilidade de criar um narcisista com mania de grandeza do que um narcisista vulnerável.
    • A supervalorização contrasta com a cordialidade dos pais, em que eles expressam apreço e afeto, mas impõem limites e consequências, o que é uma maneira saudável de criar uma criança bem ajustada e com alta autoestima.
  2. Se uma pessoa cresce sendo recompensada por mentir, tirar coisas de outras pessoas ou ignorar pessoas necessitadas, ela pode internalizar um tipo de narcisismo à medida que envelhece. [11] Em uma forma extrema, esse tipo de narcisismo pode se desenvolver em (ou expressar comorbidade com) sociopatia.
    • Por exemplo, digamos que uma criança roube um doce e seus pais a peguem. A criança mente e diz que encontrou o doce. Se os pais não punirem o filho, mesmo sabendo que ele provavelmente está mentindo, isso pode incentivar o egoísmo futuro.
  3. Se uma criança não recebe o cuidado ou o afeto de que precisa quando jovem, ela pode começar a se comportar para obter a atenção de que necessita. Se você for recompensado com essa atenção, isso pode criar um ciclo em que a criança se comporta cada vez mais. Isso pode se transformar em narcisismo quando ela ficar mais velha. [12]
    • Digamos que uma criança seja ignorada em casa. Então, ela vai para a escola e fala em sala de aula com frequência suficiente para que o professor responda a ela. Para essa criança, essa atenção substituirá o que está faltando e ela continuará a se comportar mal.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Sinais de que você está em um relacionamento com um narcisista

Baixe em PDF
  1. Se você estiver namorando um narcisista, provavelmente terá a impressão de que ele gosta muito de si mesmo. Ele vai priorizar as necessidades dele em detrimento das suas e direcionar as conversas para o que ele quer. Você pode até perceber que ele trata mal os prestadores de serviços ou que sempre culpa os fracassos dos outros em vez de assumir a responsabilidade.
    • Para o narcisista grandioso, ele se acha tão especial que é impossível que outras pessoas mereçam tanto elogio ou atenção.
    • Os narcisistas vulneráveis são tão inseguros que precisam se comportar como se fossem especiais para convencer todos ao seu redor.
  2. No fundo, os narcisistas são extremamente frágeis. Há sempre aquela vozinha no fundo de sua cabeça dizendo que eles não são tão especiais ou únicos, portanto, se alguém os questiona, eles podem ficar extremamente irritados. A raiva do narcisista pode ser assustadora, intensa e dramática. [13]
    • Em sua forma mais extrema, um narcisista em estado de raiva pode ser física ou emocionalmente abusivo. Você nunca deve tolerar abusos e não deve aceitar nenhuma racionalização. Se você precisar de ajuda, não hesite em entrar em contato com um amigo, familiar ou até mesmo com a polícia para sair do relacionamento.
  3. Os narcisistas tendem a passar muito tempo se concentrando em como podem obter mais atenção, dinheiro ou objetos. Ao mesmo tempo, provavelmente presumirão que todos os outros têm inveja deles por serem incríveis e especiais. [14]
    • Você pode até perceber que eles minimizam suas realizações ou tentam fazer de conta que têm uma versão melhor do que você acabou de adquirir.
  4. Se você adora ouvir sobre como seu parceiro é incrível, talvez goste de estar com um narcisista. Os narcisistas passam uma quantidade incomum de tempo falando sobre como são incríveis. Na verdade, eles podem passar tanto tempo concentrados em suas conquistas que nem perceberão se você fizer algo que mereça ser comemorado. [15]
    • Essa também é a razão pela qual os narcisistas geralmente parecem tão frios. Eles acham que são melhores do que todos os outros, por isso não se comportam com empatia e estão tão concentrados em suas realizações que não percebem que os outros estão indo bem.
  5. Um dos maiores sinais de que você está namorando um narcisista é que você se sente como se não estivesse tendo suas necessidades atendidas e começa a questionar sua autoestima. Os narcisistas são mestres em manter a atenção sobre eles e, a longo prazo, pode ser desgastante e perturbador estar perto deles. [16]
    • Você não tem a responsabilidade de reabilitar um narcisista. Se você não se sente valorizado em seu relacionamento, não há nada de errado em terminar com ele.
    • Em casos extremos, ele pode até mesmo fazer com que você pense que é você quem tem um problema.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Tratamento para TPN

Baixe em PDF
  1. Tecnicamente, você não pode curar o transtorno de personalidade narcisista, mas ele pode ser gerenciado e tratado com a psicoterapia. Na terapia, o narcisista pode aprender a reconhecer suas próprias deficiências, gerenciar relacionamentos pessoais e enfrentar problemas pessoais com autoestima e atenção. Ele também aprenderá a se curar de traumas passados e a processar o que vivenciou. [17]
    • Infelizmente, não há medicamentos desenvolvidos ou aprovados para o transtorno de personalidade narcisista.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 005 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade