É fácil conseguir hipnotizar uma pessoa quando ela quer ser hipnotizada, pois no final das contas, toda hipnose é uma auto-hipnose. Ao contrário dos equívocos populares, a hipnose não consiste no controle da mente nem em nenhum tipo de poder místico. Como hipnotizador, você atua como um guia que ajuda o paciente a relaxar e a entrar em um estado de transe. O método de relaxamento progressivo , apresentado neste artigo, é uma das técnicas mais fáceis e pode ser usado em quaisquer voluntários dispostos a serem hipnotizados, mesmo sem nenhuma experiência prévia. [1] X Fonte de pesquisa Gibbons, D. E., & Lynn, S. J (2010). Hypnotic inductions: A primer. In S. J. Lynn, J. W. Rhue, & I. Kirsch (Eds.) <i>Handbook of clinical hypnosis, 2nd ed.</i> Washington, DC: American Psychological Association, pp. 267-292.
Passos
-
Encontre alguém que queira ser hipnotizado. É muito difícil hipnotizar uma pessoa que não deseje ser hipnotizada ou não acredite na hipnose, especialmente se você for um principiante. Para obter melhores resultados, encontre alguém que deseje ser hipnotizado e esteja disposto a ter paciência e relaxar. [2] X Fonte de pesquisa
- Não hipnotize uma pessoa que possua um histórico de transtornos mentais ou psicóticos, pois isso poderia causar consequências perigosas e indesejadas. [3] X Fonte de pesquisa
-
Escolha um ambiente silencioso e confortável. O voluntário deve sentir-se seguro e livre de distrações. A sala deve estar limpa e possuir uma iluminação tênue. Peça para a pessoa se sentar em uma poltrona confortável e remova quaisquer possíveis distrações da sala, como aparelhos de televisão ou outras pessoas.
- Desligue os telefones celulares e qualquer música que esteja tocando.
- Feche a janela se houver qualquer barulho vindo do lado de fora.
- Informe às pessoas que moram com você de que elas não devem incomodá-los até que vocês terminem a sessão.
-
Informe ao paciente sobre o que ele deve esperar da hipnose. A maioria das pessoas tem ideias extremamente equivocadas sobre a hipnose, tudo aprendido através dos filmes e programas e televisão. Na realidade, a hipnose é, acima de tudo, uma técnica de relaxamento para ajudar os indivíduos a ganhar mais clareza sobre os problemas ou preocupações do subconsciente. Na verdade, nós entramos em estados hipnóticos o tempo todo – quando sonhamos acordados, quando ficamos absortos pela música ou pelos filmes, ou quando nos "desligamos" do que está acontecendo ao redor. Na hipnose de verdade, você:
-
Pergunte quais os objetivos do paciente em relação à hipnose. Trata-se de uma ferramenta eficaz na diminuição dos pensamentos causados pela ansiedade e até mesmo no aumento da resistência do sistema imunológico. [6] X Fonte de pesquisa Ela é um ótimo método para aumentar a concentração, particularmente antes de uma prova ou evento importante, e pode ser utilizada para promover um profundo relaxamento em tempos de estresse. Conhecer os objetivos do paciente vai ajudar a colocá-lo em estado de transe.
-
Pergunte ao participante se ele já foi hipnotizado e como se sentiu. Se ele já tiver sido hipnotizado, pergunte o que pediram para ele fazer e como ele reagiu a esses pedidos. Isso permitirá ter uma ideia de como o paciente reagirá às suas sugestões e, possivelmente, das coisas que você deve evitar.
- Geralmente, pessoas que já foram hipnotizadas no passado têm mais facilidade para serem hipnotizadas novamente.
Publicidade
-
Fale com um tom de voz baixo, lento e suave. Fale sem pressa, mantendo a voz calma e serena. Prolongue as frases um pouco mais do que o habitual. Imagine que você esteja tentando acalmar uma pessoa assustada ou preocupada e permita que a sua voz sirva de exemplo. Mantenha esse tom de voz durante toda a interação. Seguem algumas sugestões para as palavras iniciais:
- "Permita que as minhas palavras o invadam e aceite as sugestões da forma que desejar".
- "Tudo aqui é seguro, calmo e tranquilo. Deixe o corpo se soltar no sofá, enquanto você relaxa a mente profundamente".
- "Seus olhos podem sentir-se pesados e quererem fechar. Deixe o corpo se soltar naturalmente conforme os músculos relaxam. Ouça o seu corpo e a minha voz à medida que você começa a sentir-se mais calmo".
- "Você possui controle total sobre esse momento. Você só aceitará as sugestões que o beneficiarem e que deseje aceitar".
-
Peça para ele se concentrar em respirar profundamente e de forma regular. Faça com que ele inspire e expire profundamente, de forma organizada. Ajude-o a desenvolver uma respiração regular, respirando junto com ele. Você deve ser específico e dizer, conforme inspira com ele: "Agora inspire profundamente, enchendo o peito e os pulmões", continuando com uma expiração e as palavras "deixe o ar sair lentamente do peito, esvaziando os pulmões completamente".
- A respiração concentrada envia oxigênio para o cérebro e permite que a pessoa pense em outra coisa além da hipnose, do estresse ou do ambiente ao redor.
-
Peça para ele fixar o olhar em um ponto fixo. Esse ponto pode ser a sua testa, se você estiver na frente do paciente, ou um objeto levemente iluminado em algum lugar da sala. Diga para ele escolher um objeto, qualquer um, e descansar os olhos nele. O estereótipo do relógio de bolso vem daqui, porque olhar fixamente para esse pequeno objeto não é uma má ideia. Se a pessoa sentir-se relaxada o bastante para fechar os olhos, deixe que siga em frente.
- Preste atenção nos olhos dele de vez em quando. Se eles parecerem movimentar-se rapidamente, forneça uma orientação. "Preste atenção nesse pôster na parede", ou "Tente olhar fixamente para o espaço entre as minhas sobrancelhas". Diga: "Deixe os olhos e pálpebras relaxarem e tornarem-se pesados".
- Se quiser que o paciente fixe o olhar em você, permaneça relativamente imóvel.
-
Faça com que ele relaxe todo o corpo, parte por parte. Quando ele estiver relativamente calmo, respirando de forma regular e em sintonia com a sua voz, peça-lhe para relaxar os pés, incluindo os dedos. Peça que ele se concentre apenas em soltar esses músculos e depois suba para a panturrilha. Fale para ele relaxá-la, depois as coxas e assim por diante, até chegar aos músculos faciais. A partir do rosto você pode seguir para as costas, ombros, braços e dedos das mãos.
- Faça as coisas no seu ritmo e mantenha a voz lenta e tranquila. Se a pessoa parecer tensa ou agitada, desacelere e refaça o processo a partir da direção contrária.
- "Relaxe os pés e os tornozelos. Sinta os músculos tornando-se leves e soltos em seus pés, como se não precisasse fazer esforço algum para manter-se no lugar". [7] X Fonte de pesquisa
-
Incentive a pessoa a sentir-se mais relaxada. Direcione a atenção dela com o uso de sugestões. Fale que ela está sentindo-se calma e relaxada. Embora existam muitas coisas que possam ser ditas, o objetivo disso é incentivar o paciente a entrar cada vez mais em contato consigo mesmo, concentrando-se no relaxamento a cada inspiração e expiração.
- "Você sente as pálpebras ficando pesadas. Deixe-as caírem".
- "Permita-se entrar cada vez mais em um estado de transe calmo e tranquilo".
- "Agora você pode sentir-se relaxado. Uma sensação profunda e relaxante toma conta de você. Conforme eu continuo a falar, essa sensação ficará cada vez mais forte, até transportá-lo para um estado calmo e profundo de relaxamento". [8] X Fonte de pesquisa
-
Utilize a respiração e a linguagem corporal do paciente como um guia para determinar o estado mental dele. Repita as sugestões algumas vezes, tanto quanto você repetiria os versos e refrões de uma canção, até que a pessoa pareça totalmente relaxada. Busque sinais de tensão nos olhos (eles estão se movendo?), nos pés (estão se contorcendo ou mexendo?) e na respiração (está superficial e irregular?) e continue trabalhando nas técnicas de relaxamento até que o paciente esteja calmo e relaxado.
- "Cada palavra que eu digo o coloca cada vez mais rapidamente e profundamente em um estado calmo e pacífico de relaxamento".
- "Relaxe e desligue-se. Relaxe e desligue-se. Relaxe e desligue-se completamente".
- "Quanto mais fundo se deixar levar, mais fundo poderá ir. E quanto mais fundo for, mais fundo desejará ir e mais agradável a experiência se tornará".
-
Faça com que ele desça os degraus da "escada hipnótica . Essa técnica é compartilhada tanto por hipnoterapeutas quanto por auto-hipnotizadores para criar um estado de transe profundo. Peça ao paciente para imaginar-se no topo de uma longa escada, em um quarto quente e silencioso. Conforme ele desce a escada, sente-se afundando cada vez mais no relaxamento. Cada degrau o leva mais profundamente para dentro da própria mente. Enquanto ele caminha, informe-o da existência de dez degraus e oriente-o através de cada um.
- "Dê o primeiro passo para baixo e sinta-se afundando cada vez mais no relaxamento. Cada passo é um passo a mais na direção do subconsciente. Você desce mais um degrau e se sente cada vez mais calmo. Quando você chega ao terceiro degrau, sente o corpo flutuando e afastando-se prazerosamente, etc."
- Também pode ser útil visualizar uma porta ao final da escada, levando a um estado de relaxamento absoluto.
Publicidade
-
Tenha em mente que dar ordens a uma pessoa sob hipnose normalmente não funciona, e é uma violação da confiança. Além disso, a maioria das pessoas lembrará do que fez sob o efeito da hipnose, portanto, mesmo que consiga convencê-las a fingir que são uma galinha, elas não ficarão felizes com isso. No entanto, a hipnose possui muitos benefícios terapêuticos, que vão além de uma demonstração cafona na televisão. Ajude o paciente a relaxar e a livrar-se dos problemas ou preocupações, em vez de tentar transformar tudo em uma pegadinha.
- Até mesmo as sugestões bem-intencionadas pode ter resultados prejudiciais se você não souber o que está fazendo. É por isso que os hipnoterapeutas licenciados costumam ajudar o paciente a determinar o curso adequado de ação, em vez de tentar oferecer uma sugestão. [9] X Fonte de pesquisa
-
Utilize a hipnose básica para reduzir os níveis de ansiedade. Independentemente das suas sugestões, a hipnose reduz a ansiedade, portanto, não sinta que você precisa "consertar" alguém. O simples ato de colocar essa pessoa em estado de transe já é uma maneira fantástica de reduzir os níveis de estresse e ansiedade. O ato de relaxamento profundo, sem tentar "resolver" qualquer coisa, é tão raro na vida diária que por si só já é capaz de colocar os problemas e preocupações em perspectiva. [10] X Fonte de pesquisa
-
Peça ao paciente que imagine soluções para possíveis problemas. Em vez de falar como alguém pode resolver um problema, faça com que ele já se imagine solucionando-o. Como ele se sente sendo bem-sucedido? Como conseguiu chegar lá?
- Qual o futuro ideal para ele? Que mudanças fizeram com que ele chegasse lá? [11] X Fonte de pesquisa
-
Tenha em mente que a hipnose pode ser usada para tratar diversos transtornos mentais. Embora você deva procurar o aconselhamento de um profissional de saúde mental capacitado, a hipnoterapia vem sendo utilizada para tratar vícios, dores, fobias, problemas de autoestima e muito mais. [12] X Fonte de pesquisa Embora você nunca deva tentar "consertar" uma pessoa, a hipnose pode ser uma ferramenta excelente para ajudar alguém a se curar.
- Ajude a pessoa a enxergar o mundo além dos problemas – faça com que ela se imagine passando um dia inteiro sem fumar um cigarro ou visualize um momento do qual se sinta orgulhosa para elevar a autoestima.
- A cura através da hipnose sempre será mais fácil se a pessoa desejar solucionar o problema antes de entrar em transe.
-
Entenda que a hipnose é só uma pequena parte de qualquer tratamento de saúde mental. Os benefícios principais da hipnose são o relaxamento e o tempo para conseguir meditar com segurança a respeito de um problema. Ela envolve um relaxamento profundo e, ao mesmo tempo, o foco da atenção em um problema. No entanto, a hipnose não é uma cura milagrosa nem uma solução rápida, mas simplesmente uma forma de ajudar os indivíduos a mergulharem mais fundo nas próprias mentes. Esse tipo de autorreflexão é fundamental para a manutenção de uma saúde mental forte, mas os problemas crônicos ou graves sempre devem ser tratados por um profissional treinado e certificado. [13] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Lentamente, retire o paciente do estado de transe. Não interrompa o relaxamento dele repentinamente. Diga que ele está tornando-se mais consciente do ambiente ao redor e que retornará à consciência plena, alerta e acordado, após você contar até cinco. Se você sentir que ele está em transe profundo, pode voltar até a "escada" e fazer com que ele a suba, ganhando mais consciência a cada degrau. [14] X Fonte de pesquisa
- Comece dizendo, "Eu vou contar de um a cinco e quando terminar você se sentirá desperto, totalmente alerta e completamente revigorado".
-
Discuta a hipnose com o paciente para decidir o que pode melhorar no futuro. Pergunte o que fez com que ele se sentisse bem, o que ameaçou tirá-lo do estado de hipnose e o que ele sentiu. Isso vai ajudá-lo a hipnotizar o paciente com mais eficácia na próxima vez e permitirá que ele entenda o que o agradou durante o processo.
- Não pressione ninguém a falar imediatamente. Apenas inicie uma conversa e, caso a pessoa pareça relaxada e queira ficar quieta por algum tempo, espere para começar a falar.
-
Prepare-se para responder às perguntas mais frequentes no futuro. É bom ter uma ideia geral sobre como responder a determinadas perguntas com antecedência, já que a confiança e a credibilidade são muito importantes para determinar como alguém responderá à indução ao transe. As perguntas mais comuns que podem surgir em qualquer ponto do processo de hipnose incluem: [15] X Fonte de pesquisa Gibbons, D. E. (2001). <i>Experience as an art form: Hypnosis, hyperempiria, and the Best Me Technique.</i> New York, NY: Authors Choice Press.
- O que você vai fazer? Vou pedir para visualizar algumas cenas agradáveis, enquanto falarei sobre como pode usar as próprias habilidades mentais de forma mais eficaz. Você sempre pode recusar-se a fazer qualquer coisa que não queira e sempre poderá abandonar a experiência por conta própria em caso de emergência.
- Qual é a sensação de estar sob hipnose? A maioria das pessoas vivencia mudanças na consciência várias vezes ao dia, sem perceber. Sempre que você deixa a imaginação fluir e se deixa levar por uma música ou pelos versos de uma poesia, ou fica tão envolvido com um filme ou série de televisão que se sente como parte do enredo, em vez de parte da audiência, está vivenciando uma espécie de transe. A hipnose é simplesmente uma forma de ajudá-lo a se concentrar e a definir essas mudanças de consciência, com o objetivo de usar as habilidades mentais de modo mais eficaz.
- Ela é segura? A hipnose não é um estado alterado de consciência (como é o caso do sono), mas sim uma experiência alterada de consciência. Você nunca fará algo que não queira fazer ou será forçado a ter determinados pensamentos contra sua vontade.
- Mas se tudo isso é apenas minha imaginação, qual a vantagem? Não fique confuso pela tendência em português e em muitos outros idiomas de utilizar a palavra "imaginário" como um antônimo para a palavra "real" – e ela tampouco deve ser confundida com o termo "imagem". A imaginação é um grupo bastante real de habilidades mentais, cujo potencial só está começando a ser explorado agora, e vai bem além da nossa capacidade em formar imagens mentais!
- Você pode me forçar a fazer qualquer coisa que eu não queira? Quando estiver hipnotizado, você ainda terá a própria personalidade e ainda será você mesmo – portanto, não dirá ou fará nada que não diria ou faria na mesma situação, sem estar hipnotizado, e poderá recusar facilmente qualquer sugestão que não deseje aceitar (é por isso que as chamamos de "sugestões").
- O que posso fazer para responder melhor? A hipnose é muito semelhante ao ato de ficarmos absortos quando assistimos a um pôr do sol ou ao crepitar de uma fogueira, quando nos deixamos levar por uma música ou poesia ou sentimos que somos parte da ação, em vez de parte da plateia, ao assistirmos a um filme. Tudo depende da sua capacidade e vontade de seguir as instruções e sugestões fornecidas.
- E se a sensação for tão boa que eu não queira mais voltar? As sugestões hipnóticas são, basicamente, um exercício para a mente e a imaginação, assim como o roteiro de um filme. Mas você volta para a vida cotidiana quando a sessão acaba, assim como faz ao final de um filme. No entanto, o hipnotizador pode precisar de algumas tentativas para conseguir retirá-lo do transe. Estar completamente relaxado é prazeroso, mas você não consegue fazer muitas coisas quando está sob o efeito da hipnose.
- E se não funcionar? Quando criança, você já ficou tão absorto brincando que não ouviu a voz da sua mãe o chamando para jantar? Ou você é uma dessas muitas pessoas que conseguem acordar na hora certa todas as manhãs, apenas decidindo antes de dormir a que horas gostaria de acordar? Todos nós temos a capacidade de usar a mente de formas desconhecidas e alguns de nós desenvolveram essas habilidades mais do que os outros. Se você simplesmente permitir que os pensamentos respondam de forma livre e natural às palavras e às imagens, guiando-se por elas, conseguirá ir aonde quer que a mente possa levá-lo.
Publicidade
Dicas
- Lembre-se de que o relaxamento é a chave. Se puder ajudar uma pessoa a relaxar, você poderá ajudá-la a entrar em transe.
- Não se deixe enganar pelo sensacionalismo dos meios de comunicação, que geralmente leva a audiência a acreditar que a hipnose permite que qualquer um faça outra pessoa agir como bobo com um simples estalar de dedos.
- Antes de começar, faça o paciente sentir que está em um lugar calmo ou feliz, como um spa, uma praia ou um parque. Você também pode usar um áudio com o som de ondas no oceano, vento ou qualquer outra coisa tranquilizante.
Avisos
- Não tente usar a hipnose para tratar qualquer condição física ou mental (incluindo a dor), a menos que você seja um profissional licenciado e devidamente qualificado para tratar esses problemas. A hipnose nunca deve ser usada como substituto para o aconselhamento ou a psicoterapia, nem para salvar um relacionamento em crise.
- Não tente fazer com que as pessoas regridam até quando eram jovens. Se você quiser, diga-lhes para "agir como se tivessem dez anos". Algumas pessoas têm memórias reprimidas que não farão com que elas se sintam bem (abuso, bullying, etc.). Elas enterraram essas memórias como uma forma de defesa natural.
- Embora muitas pessoas tenham tentado, a amnésia pós-hipnótica não é um método confiável de proteger os hipnotizadores contra as consequências da própria conduta inadequada. Provavelmente, se você tentar usar a hipnose para convencer as pessoas a fazerem algo que não fariam normalmente, elas sairão do estado de transe.
Referências
- ↑ Gibbons, D. E., & Lynn, S. J (2010). Hypnotic inductions: A primer. In S. J. Lynn, J. W. Rhue, & I. Kirsch (Eds.) Handbook of clinical hypnosis, 2nd ed. Washington, DC: American Psychological Association, pp. 267-292.
- ↑ http://researchnews.osu.edu/archive/hypno1.htm
- ↑ http://www.webmd.com/anxiety-panic/guide/mental-health-hypnotherapy
- ↑ http://www.webmd.com/anxiety-panic/guide/mental-health-hypnotherapy
- ↑ http://www.hypnosisandhealing.co.uk/self-help-centre/how-to-use-self-hypnosis-to-achieve-your-goals/
- ↑ http://researchnews.osu.edu/archive/hypnosis.htm
- ↑ http://mindrisehypnosis.com/how-to-hypnotize-someone-a-beginners-guide/
- ↑ http://www.nlp-secrets.com/how-to-hypnotize-someone.php
- ↑ http://afsfh.com/solution-focused-hypotherapy/
- ↑ http://www.webmd.com/anxiety-panic/guide/mental-health-hypnotherapy
- ↑ http://afsfh.com/solution-focused-hypotherapy/
- ↑ http://www.asch.net/public/generalinfoonhypnosis/faqsabouthypnosis.aspx
- ↑ http://www.hypnosisandhealing.co.uk/self-help-centre/how-to-use-self-hypnosis-to-achieve-your-goals/
- ↑ http://www.hypnosisandhealing.co.uk/self-help-centre/how-to-use-self-hypnosis-to-achieve-your-goals/
- ↑ Gibbons, D. E. (2001). Experience as an art form: Hypnosis, hyperempiria, and the Best Me Technique. New York, NY: Authors Choice Press.