Baixe em PDF Baixe em PDF

Conversar com seu filho durante o sono é algo semelhante à hipnose e pode ajudar a direcionar o subconsciente dele para que ele faça mudanças. Pratique dizer frases positivas a seu filho para incentivar comportamentos e hábitos melhores. É importante observar que não há estudos que comprovem a eficácia da conversa durante o sono. Se o seu filho tiver problemas que não estejam melhorando, consulte o pediatra ou um especialista em saúde mental.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Criando conversas eficazes sobre o sono

Baixe em PDF
  1. Às vezes, a conversa durante o sono é usada para aumentar a autoconfiança da criança ou para incentivar determinados comportamentos. Por exemplo, você pode usar a conversa durante o sono para incentivar que as roupas íntimas permaneçam secas durante o treinamento para usar o penico, incentivar a solução de problemas quando estiver chateado ou a ser mais cooperativa durante brincadeiras.
    • Por exemplo, você pode incentivar seu filho a dormir a noite toda, a ler mais, a lavar as mãos regularmente ou a tratar outras crianças com gentileza.
    • Tente de 1 a 5 coisas de cada vez. Você não quer sobrecarregar seu filho com uma longa lista de atividades a cada sessão.
  2. Você pode conversar com seu filho durante o sono assim que ele adormecer à noite ou antes de acordar pela manhã. Alguns pais optam por entrar no quarto do filho até uma hora antes de ele acordar para usar a conversa afirmativa durante o sono. Isso ocorre quando o seu filho está em sono profundo, portanto, ele pode ser mais receptivo às suas palavras.
    • Se você não puder conversar durante o sono pela manhã, encontre um momento à noite para fazê-lo, como quando seu filho já tiver adormecido ou uma ou duas horas após ele ter adormecido.
    • Não passe mais de 5 a 10 minutos conversando com seu filho durante o sono.
  3. Repita a afirmação todos os dias por pelo menos quatro semanas para que ele se familiarize com ela e a aceite. A repetição constante das afirmações pode ajudar você a mantê-las firmes. Use a conversa durante o sono diariamente para que seu filho se familiarize com as frases e comece a incorporá-las. [1]
    • Reserve um tempo todas as manhãs ou noites para as afirmações. Coloque um alarme se você precisar de um lembrete.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Fazendo as afirmações

Baixe em PDF
  1. Quando você entrar, use uma voz calma e tranquilizadora para falar com seu filho. Identifique-se e diga ao seu filho para continuar dormindo. Seus movimentos podem incomodá-lo ou ele pode acordar brevemente com o som da sua voz. Dizer a ele que continue dormindo pode ajudá-lo a permanecer dormindo.
    • Por exemplo, diga: "Olá, Maria, aqui é o papai. Continue dormindo!"
  2. Em cada sessão, comece dizendo ao seu filho o quanto você o ama e o que ele significa para você. Reforce que você está sempre ao lado dele, aconteça o que acontecer.
    • Por exemplo, diga: "João, sua mãe e eu amamos muito você. Sempre amaremos você e o apoiaremos".
  3. Evite palavras ou frases negativas. Mesmo que você esteja tentando resolver um mau comportamento, diga-o de forma positiva e não negativa. Concentre-se em melhorar algo, e não em apontar algo que não está certo. [2]
    • Por exemplo, diga: "Carlinhos sempre fala baixo" e "Carlinhos é um garoto gentil e amigável". Evite frases negativas como: "Carlinhos não fala alto" e "Carlinhos não bate em outras crianças". O uso de frases positivas será mais eficaz do que o uso de frases negativas.
  4. Diga-as como se já fossem verdadeiras no agora. Isso pode ajudar seu filho a acreditar que a declaração já representa uma realidade. Não se concentre no que você quer ou não quer. Diga as coisas como se elas já fossem reais. [3]
    • Por exemplo, em vez de dizer: "Quero que você brinque bem com os outros", diga: "Pedro brinca bem com outras crianças e compartilha seus brinquedos".
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 749 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade