Baixe em PDF
Baixe em PDF
A cambalhota é um movimento básico de ginástica que se parece com um salto mortal, mas mais elegante. Para executá-la corretamente, é necessário sair da posição inicial, rolar e ficar de pé novamente num só movimento. É preciso praticar muito para fazer isso sem usar as mãos como apoio na hora de se levantar. Consulte o primeiro passo para aprender a dar uma cambalhota para frente corretamente.
Passos
-
Comece alongando-se. Comece alongando as costas, os pulsos e as pernas para evitar se machucar ao fazer este exercício.
-
Fique de pé sobre uma esteira colocada num espaço amplo. A cambalhota pode ser feita dentro de casa, sobre um tapete de ginástica, ou fora dela, no gramado do quintal. O importante é procurar por um local plano onde você tenha bastante espaço. Outra opção é executar a cambalhota em algum lugar inclinado e usar a gravidade para ajudá-lo.
-
Fique na posição inicial. Agache-se com os pés juntos. Para isso, junte os pés e dobre os joelhos de forma a ficar de cócoras. Na sua frente, coloque as mãos no chão com os cotovelos dobrados. Elas mãos devem estar igualmente espaçadas na largura dos ombros. Essa é a posição de partida para um novato em cambalhotas.
- Como alternativa, você pode ficar de pé com as mãos bem esticadas acima da cabeça. Lance o corpo para frente e dobre os joelhos ficando numa posição de agachamento.
-
Abaixe a cabeça por entre os braços. Assegure-se de posicionar o queixo no tórax. Ao executar a cambalhota, não coloque peso no pescoço, pois ele deve se mover diretamente na direção da parte superior das suas costas. Comprimir o queixo ajudará a não exercer pressão no pescoço.
-
Role para frente. Empurre a parte superior das costas, de forma que seu corpo role e seus quadris sejam empurrados por cima da cabeça. Siga a curva da sua coluna conforme rolar. Mantenha as costas curvadas e as mãos, em posição. [1] X Fonte de pesquisa
- Não role para os lados. Faça isso diretamente para frente ao longo de sua coluna. Caso contrário, você pode cair para um lado ou outro.
- Certifique-se de manter o queixo pressionado no peito, e as costas curvadas. Se você se endireitar, a cambalhota não terá tanto impulso.
-
Ao longo da cambalhota, mantenha as pernas esticadas, e os dedos apontados para frente. Dobre as pernas apenas ao final do rolamento, quando for hora de levantar. Esse é o posicionamento padrão para a cambalhota para iniciantes.
- No entanto, alguns ginastas preferem dobrar as pernas durante a cambalhota. Se isso ajudar você a ganhar impulso, é possível praticar dessa maneira também.
-
Fique de pé sem usar as mãos para se apoiar. No final do rolamento, coloque os pés no chão e volte para uma posição ereta sem por as mãos no chão. Estique as pernas e, em seguida, termine de pé com as mãos sobre a cabeça. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Dê uma cambalhota a partir de uma parada de mão (bananeira). Essa variação avançada começa com uma parada de mão básica. Comece com as pernas espaçadas entre si e o corpo na posição vertical. Execute em uma parada de mão e fique assim por um momento. Em vez de terminar esse movimento, dobre os braços e desça o corpo em direção ao chão. Em seguida, dobre a cabeça e execute a cambalhota. Finalize ficando em pé com as mãos esticadas sobre a cabeça. [3] X Fonte de pesquisa
- Antes de tentar essa variação da cambalhota, assegure-se de dominar ambos os movimentos separadamente.
- Tenha outra pessoa por perto para garantir que você não se machuque na hora de executar a cambalhota.
-
Dê uma cambalhota a partir de uma cama de gato. Esse movimento começa da mesma forma que uma cambalhota padrão. No entanto, em vez de girar e ficar em pé, jogue as pernas para frente e projete o corpo para fora do rolamento, de forma a terminar de pé e com os dois pés no chão. A posição final dessa cambalhota é semelhante à aterrisagem de uma cambalhota para trás.
- Use as mãos para impulsionar o corpo do chão e saltar para a aterrisagem.
- Quando ambos os pés estiverem firmemente fixados no chão, erga o corpo para cima e acabe com os braços estendidos sobre a cabeça.
-
Dê uma cambalhota em mergulho. Essa impressionante variação avançada exige que se mergulhe no movimento em vez de começá-lo em uma posição fixa. Comece fazendo um pequeno mergulho de cabeça, como se estivesse passando por cima de uma pequena tora. Depois, apoie o corpo com as mãos enquanto executa a cambalhota. Conforme você se acostumar a mergulhar, é possível aumentar a extensão dos mergulhos.Publicidade
Dicas
- Encoste a cabeça no peito, pois isso ajudará você a obter a posição adequada.
- Aprenda a fazer uma cambalhota para frente corretamente da primeira vez, pois, se você fizer o movimento errado, será mais difícil corrigi-lo depois que tiver se tornado um hábito.
- Assim que aprender a executar uma cambalhota, você será capaz de fazer muitos outros truques com mais facilidade.
- Depois de pousar na parte de trás de seus ombros (Passo 5), agarre seus joelhos. Isso lhe dará impulso e facilitará extremamente a aterrissagem.
- Depois de aprender a cambalhota para frente, se dedique a aprender a cambalhota para trás.
- Caso você seja um aprendiz, peça a alguém com experiência para lhe ajudar. Além disso, use uma esteira inclinada, antes de fazer o movimento no chão.
Publicidade
Avisos
- Tente pousar na parte mais alta dos ombros, e não no pescoço ou na cabeça. Isso pode causar lesões na articulação entre essas áreas.
- Evite fazer esse tipo de cambalhota em superfícies duras. O ato de rolamento ao longo da coluna vertebral pode danificá-la. Sempre use um tapete ou trabalhe em superfícies gramadas.
- Mantenha a cabeça inserida perto dos joelhos.
- Se isso machucar sua cabeça, sugerimos que você não faça o movimento e consulte um médico.
- Tente não executar cambalhotas com a parte superior da cabeça para não ter danos cerebrais.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 21 401 vezes.
Publicidade