Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você tem a impressão de que seu parceiro (ou sua parceira) tira vantagem da sua boa vontade? Acha que está dando mais valor a ele do que ele dá a você? Pois bem: em qualquer casal, quando uma pessoa trata outra com negligência, significa que ela não está dando a devida prioridade ao relacionamento. No entanto, não se preocupe! Este artigo traz todos os sinais para para que você reconheça se isso está acontecendo — e como reagir para mudar a situação.
O que você precisa saber
- Pode ser que você não seja prioridade se seu parceiro costuma querer tudo do jeito dele e não se esforça de verdade pelo relacionamento.
- Explique ao rapaz como ele pode tornar você uma prioridade; depois, agradeça se ele mudar de atitude.
- Você também pode melhorar o relacionamento definindo limites e colocando suas próprias necessidades em primeiro lugar.
Passos
-
Você sente que ainda está solteira. Quando seu parceiro não dá prioridade ao relacionamento, é normal você sentir que está solteira. Em um casal, o ideal é que as duas pessoas valorizem uma à outra — e é por isso que situações como essa são tão desoladoras. [1] X Fonte de pesquisa Tente conversar com ele sobre o assunto e as mudanças que você gostaria de ver.
- "Faz tanto tempo que não temos uma noite romântica que sinto que nem somos mais um casal. O que você acha de a gente marcar esses encontros com frequência?"
- "Fico triste quando passamos dias sem nos falar no WhatsApp. Podemos aumentar a frequência das nossas conversas?"
- "Às vezes, sinto que somos só amigos. O que estar em um relacionamento significa pra você?"
-
Seu parceiro não define o relacionamento. Às vezes, as pessoas não definem o que têm com alguém porque querem apenas se divertir. Por outro lado, pode ser que seu parceiro esteja muito interessado em você, mas tenha medo de compromisso. Nesse caso, a dificuldade de definir o relacionamento é mais ou menos justificada. Tente perguntar que nome ele prefere dar ao que vocês têm. [2] X Fonte de pesquisa
- "Tô me divertindo muito com você, mas nunca conversamos sobre o que temos juntos. Que nome você daria a isso?"
- "Eu tava comentando com meus amigos o quanto você é incrível, mas me dei conta de que não sei o que somos um para o outro. Você acharia ruim se eu te chamasse de namorado?"
-
Ele ignora suas necessidades. Qualquer pessoa tem o direito de se sentir negligenciada e solitária quando o parceiro parece não ligar para suas necessidades. Inclusive, isso é uma forma de abandono emocional. [3] X Fonte de pesquisa Você merece estar com alguém que preste atenção à sua vida, então converse com o rapaz sobre o que sente!
- "Sinto que sempre te apoio quando você precisa, mas não recebo o mesmo carinho quando eu tô mal. Podemos falar sobre o assunto?"
- "Preciso de contato diário pra saber que nossa relação está indo bem. Já percebi que você some por vários dias seguidos, mas queria que isso mudasse."
-
Os planos do casal têm que ser do jeito que ele quer. Toda pessoa que gosta de outra dá um jeito de ter tempo para ela. Se seu parceiro espera que você sempre se vire de acordo com os horários dele , eis um sinal de que o relacionamento não é prioridade de verdade. [4] X Fonte de pesquisa Explique que esse tipo de dinâmica não dá certo para você.
- "Tenho a impressão de que você só quer sair quando a ideia é sua . Queria que a gente começasse a fazer algumas coisas do meu jeito. Pode ser?"
- "Parece que todos os nossos encontros giram em torno dos seus horários. Queria que a gente começasse a fazer planos convenientes para nós dois. Tudo bem por você?"
-
Você não conheceu os amigos ou a família dele. A situação não é das melhores quando uma pessoa está em um relacionamento com outra, mas não a apresenta aos amigos e parentes. Seu parceiro pode fazer isso com você por vários motivos, sendo que alguns são totalmente inocentes. Por exemplo: talvez ele tenha medo de não conseguir impressionar você o suficiente ao mostrar mais aspectos da própria vida. [5] X Fonte de pesquisa Converse com o rapaz e veja se ele toparia fazer as apresentações.
- "Queria muito conhecer seus amigos. O que você acha?"
- "Tô pensando em fazer um jantar lá em casa e chamar nossos grupos de amigos. Vamos?"
- "Sinto que chegamos a um ponto do relacionamento em que é hora de um conhecer a família do outro. O que você acha?"
-
Ele vive se atrasando ou furando seus compromissos. Seu tempo é valioso! Sendo assim, todo atraso não justificado é sinal de desrespeito. [6] X Fonte de pesquisa Ao mesmo tempo, também é possível que seu parceiro esteja passando por algum tipo de dificuldade. Fale do assunto e, se necessário, ofereça seu apoio.
- "Percebi que você chegou atrasado a todos os nossos últimos encontros. Tá tudo bem? Tô aqui se você precisar conversar."
- "Fiquei muito magoada quando você me deu o bolo sexta. O que houve?"
-
Você é a única que se esforça pelo relacionamento. Todo relacionamento é uma via de mão dupla e tem que ter um equilíbrio entre dar e receber. Se você é a única que está se esforçando, então significa que seu parceiro não a tem como prioridade. [7] X Fonte de pesquisa Você merece alguém que se dedique ao relacionamento na mesma medida, então deixe suas expectativas claras para o rapaz.
- "Eu planejei todos os nossos últimos encontros, e confesso que tô cansada. Queria que você também pensasse em algumas ideias."
- "Parece que só conversamos quando eu te mando mensagem ou te ligo. Tem como você tomar essa iniciativa de vez em quando?"
- "Sinto que tô aqui ao seu lado, mas você não tá ao meu. Queria que você desse ouvido aos meus desabafos."
-
Seu parceiro não dá valor a ocasiões especiais. Cada casal tem um jeito próprio de celebrar dias especiais. Você e seu parceiro não precisam fazer uma festança, mas é legal marcar essas ocasiões de alguma forma. [8] X Fonte de pesquisa Pode ser até que ele não se dê conta de que certos dias são importantes na sua vida! Fale sobre o assunto e veja se dá para chegar a um consenso.
- "Não espero que você me dê um presente todo mês que passamos juntos, mas ficaria feliz com uma mensagem do tipo 'Feliz seis meses!'"
- "Fiquei magoada quando você não fez nada de especial no meu aniversário. Queria pelo menos uma lembrancinha."
-
Ele só tem interesse em intimidade física. Embora a intimidade física seja uma parte muito importante de um relacionamento, ela não pode ser a única. Na verdade, a maioria das pessoas precisa mais de intimidade emocional . Se sua relação com o rapaz é baseada em sexo, é claro que você vai se sentir sozinha ou distante dele. [9] X Fonte de pesquisa Tente conversar com ele e ver se há abertura para a possibilidade de algo diferente.
- "Gosto muito da nossa intimidade física, mas queria me aproximar de você emocionalmente. O que acha?"
- "Transar com você é muito bom. Mas você tem interesse em criar ainda mais proximidade na nossa relação?"
-
Você sente que está sendo usada. Às vezes, a intuição não falha. Se você tem um mau pressentimento com o relacionamento, pode ser que esteja certa. Ao mesmo tempo, existe a chance também de só se tratar de uma fase ruim com seu parceiro. Veja alguns possíveis sinais de que ele a está usando: [10] X Fonte de pesquisa
- Ele já não tem interesse em conhecer você melhor.
- Você tem medo de ser 100% natural perto dele.
- Você sente que precisa esconder suas conquistas.
- Ele fala uma coisa, mas faz outra.
Publicidade
-
Deixe para falar do assunto quando vocês dois estiverem calmos. É quase impossível ter uma conversa produtiva quando os nervos estão à flor da pele. Por isso, deixe para falar sobre o relacionamento num momento em que você e seu parceiro estiverem calmos. [11] X Fonte de pesquisa
- "Eu queria conversar com você sobre um assunto que tá me incomodando."
- "Tô me divertindo muito com você, mas tem uma coisa que acho que podia melhorar."
-
Explique que você sente que não é prioridade. Pode ser que seu parceiro nem se dê conta de que você sente que está em segundo plano. Quem sabe ele não muda se passar a entender seu ponto de vista? Por outro lado, talvez isso ajude você a enxergar que ele não consegue fazer mais pelo relacionamento agora. O importante é ser honesta quanto às suas necessidades. [12] X Fonte de pesquisa
- "Você é muito importante pra mim, mas de uns tempos pra cá sinto que não sou prioridade na sua vida. Acha que podemos melhorar nosso relacionamento?".
- "Acho que temos um lance bem legal, mas às vezes me sinto negligenciada. Você consegue me colocar entre suas prioridades?".
-
Ouça o ponto de vista do seu parceiro. Seu parceiro pode ter um bom motivo para dar prioridade a outros aspectos da vida no momento. Por exemplo: talvez ele esteja passando por um período conturbado no trabalho ou na faculdade... Ou mesmo enfrentando um problema pessoal sério. Ouça o que ele tem a dizer de coração aberto. [13] X Fonte de pesquisa
- Ouvir e validar a perspectiva do seu parceiro é importante para o bem da sua comunicação enquanto casal e do relacionamento como um todo.
- Tente não levar o comportamento do seu parceiro para o lado pessoal enquanto não souber o que está acontecendo. Às vezes, isso nem tem nada a ver com você.
-
Diga ao seu parceiro o que você espera de um relacionamento. Pode ser que seu parceiro ache que está dando tudo o que você espera. Seja direta com ele! Você tem o direito de falar das suas necessidades — e quem sabe o rapaz até não gosta disso? [14] X Fonte de pesquisa
- "Preciso que você me mande mensagem com mais frequência pra eu saber que estamos bem."
- "Quero que você ouça meus problemas tanto quanto ouço os seus."
- "Quero que você planeje alguns dos nossos encontros."
- "Quero que a gente conheça os amigos um do outro."
- "Eu gostaria muito que você me desse pelo menos uma lembrancinha em ocasiões especiais."
Publicidade
-
Defina limites saudáveis com seu parceiro. Definir limites ajuda seu parceiro a entender o que você espera e facilita a dinâmica do casal. Pegue uma folha de papel e anote tudo que precisa mudar no relacionamento. Depois, pense nos limites propriamente ditos. [15] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- "Não gosto que você me chame só pra sexo. Quero ter um encontro de verdade antes de ir pra cama."
- "Não vou cancelar meus planos pra te ver. Espero que você reserve um horário pra mim."
- "Não gosto de ouvir seus problemas se você não ouve os meus."
- "Não me importo de dividir as contas ou alternar quem paga pelo que comemos. Mesmo assim, poxa, não vou pagar tudo sozinha sempre."
-
Marque encontros com antecedência. Sempre existe a possibilidade de seu parceiro ser ocupado mesmo e precisar de certa flexibilidade da sua parte. No entanto, não é justo você ter que largar o que está fazendo para ir ao encontro dele toda vez. Comece a priorizar seu relacionamento marcando encontros com antecedência — de forma que os dois consigam se organizar. [16] X Fonte de pesquisa
- Existe até a possibilidade de você ter que marcar seus encontros com um mês de antecedência (o que é totalmente válido!).
-
Limite o quanto você se põe à disposição dele. Como explicamos antes, lembre-se de que todo relacionamento é uma via de mão dupla. Ou seja: você e seu parceiro têm que se dedicar igualmente um ao outro. [17] X Fonte de pesquisa Pare de dar mais do que recebe e veja o que acontece. Se as coisas não mudarem para melhor, talvez a relação não tenha futuro.
- Faça planos que não incluam seu parceiro — e não os desmarque. Saia com seus amigos, brinque com seu bicho de estimação, faça cursos on-line etc. Vocês não precisam ficar grudados o tempo todo.
-
Priorize suas próprias necessidades e metas. Reserve para si própria o tempo e a energia que você espera receber do seu parceiro. [18] X Fonte de pesquisa Cuide das suas necessidades emocionais e seja compreensiva consigo mesma. Além disso, defina novas metas para sua vida (e corra atrás delas)!
- Cultive um novo hobby ou matricule-se em algum curso.
- Você pode buscar novos conhecimentos ou até um emprego diferente.
- Cuide do seu bem-estar, como fazer um dia de spa em casa .
-
Puxe conversa sobre assuntos importantes. Conversas íntimas podem aproximar você bastante do seu parceiro e solidificar mais o relacionamento. [19] X Fonte de pesquisa Concentre-se em tentar conhecê-lo melhor. Que tal um fazer perguntas mais reflexivas ao outro e ver que rumo o papo toma?
- "Aonde você iria para as férias dos seus sonhos?"
- "Você acha que existe vida fora da Terra?"
- "O que sua música favorita significa pra você?"
- "Você prefere um verão prolongado ou um inverno que não passa?"
- "Qual é o emprego dos seus sonhos?"
- "Que animal exótico você acha mais interessante?"
-
Convide seu parceiro a experimentar coisas novas ao seu lado. Viver novas experiências é um jeito legal de você e seu parceiro se aproximarem ainda mais, além de ser mais uma forma de solidificar o relacionamento. [20] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Crie uma lista de atividades que os dois sempre quiseram fazer e planeje seus encontros a partir disso. Veja exemplos:
- Fazer escalada.
- Participar de um curso de culinária.
- Caminhar descalço na praia.
- Comer em um restaurante novo.
- Cantar em um karaokê.
- Ir a um escape room.
- Viajar a um lugar exótico.
-
Mostre apreço e gratidão pelo seu parceiro. Quando você expressar gratidão e apreço, seu parceiro vai se sentir valorizado e mais aberto a desenvolver o relacionamento. [21] X Fonte de pesquisa Por isso, elogie-o quando ele fizer algo bom. Ele não só vai ficar feliz, mas também ter um motivo para continuar agindo assim.
- "Adoro suas mensagens de bom dia!"
- "Você planejou um encontro muito romântico. Obrigada!"
- "Obrigada por ouvir meu desabafo hoje."
Publicidade
Referências
- ↑ https://psych2go.net/8-signs-that-you-arent-their-priority/
- ↑ https://psychcentral.com/blog/fear-of-commitment-or-phobia
- ↑ https://psychcentral.com/lib/emotional-abandonment-coping#what-is-it
- ↑ https://psych2go.net/8-signs-that-you-arent-their-priority/
- ↑ https://www.nbcnews.com/better/lifestyle/what-pocketing-here-s-how-tell-if-it-s-happening-ncna1021701
- ↑ https://psych2go.net/8-signs-that-you-arent-their-priority/
- ↑ https://psych2go.net/8-signs-that-you-arent-their-priority/
- ↑ https://psych2go.net/8-signs-that-you-arent-their-priority/
- ↑ https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/relationships-creating-intimacy
- ↑ https://psychcentral.com/blog/how-to-know-when-someone-does-not-care-about-you#signs
- ↑ https://www.psychalive.org/5-strategies-for-dealing-with-your-partners-fear-of-intimacy/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fixing-families/201409/9-tips-making-your-relationship-priority
- ↑ https://psychcentral.com/blog/7-pointers-for-couples-to-prevent-resolve-misunderstandings#4
- ↑ https://www.rewire.org/communicating-needs-selfless/
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/setting-healthy-boundaries-in-relationships.htm
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fixing-families/201409/9-tips-making-your-relationship-priority
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/rediscovering-love/202012/should-you-always-be-available-your-partner
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/compassion-matters/201708/the-unselfish-art-prioritizing-yourself
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fixing-families/201409/9-tips-making-your-relationship-priority
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/relationship-help.htm
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/meet-catch-and-keep/201501/7-simple-ways-you-can-become-better-partner
Publicidade