Certas mulheres se envolvem em relacionamentos tórridos com homens casados e tentam descobrir uma maneira de terminar o caso com eles. Esses homens podem até prometer que deixarão a esposa e começarão uma nova vida com a amante, adiando tal promessa por tanto tempo que a deixa cansada de tantas palavras falsas. Terminar o romance com um homem casado é complicado, principalmente quando ainda há sentimentos por ele, mas é importante preparar-se para a “conversa decisiva” de forma a expressar o que você deseja e acabar o relacionamento da maneira mais clara e eficaz possível.
Passos
-
Pense nas razões que levaram a considerar o término do caso. Ao sentir-se ansiosa ou incerta em relação à decisão de encerrar o relacionamento com o homem casado, faça uma lista enumerando as razões que estão dificultando o progresso da vida amorosa dos dois. Pode ser devido à frustração e a incapacidade do homem em deixar a esposa, pelo comportamento mentiroso que ele adota, mentindo tanto para a amante quanto para a família, ou até por ser a “outra mulher”. Relembrar as razões que levaram a pensar no fim do caso ajudará a mulher a se preparar para tal tipo de conversa.
- Muitos homens casados que se envolvem em relacionamentos extraconjugais dão desculpas muito parecidas ao serem perguntados do porquê de estarem traindo a esposa e à incapacidade de deixá-la. Por exemplo: “Ainda não a deixei por causa das crianças”, “Eu não a amo mais e acho que nunca amei” ou ainda “Não dormimos na mesma cama há muito tempo”. [1] X Fonte de pesquisa
- Apesar de ter acreditado em tais desculpas por muito tempo, principalmente no início do envolvimento, você provavelmente ficará esgotada por ouvir as mesmas coisas com o passar dos meses ou anos, sentindo-se frustrada pela incapacidade do homem em deixar a esposa, mesmo dizendo que não a ama, não se sente mais feliz ou pouco satisfeito com ela. No final, a responsabilidade de terminar o caso pode acabar caindo sobre as costas da amante, já que o homem sentirá certa segurança ao utilizá-la apenas para se satisfazer, dando as mesmas justificativas dia após dia.
-
Fale com amigos e parentes. Às vezes, a mulher pode não querer revelar aos parentes ou amigos próximos sobre o caso, mas há como pedir apoio a eles de outras maneiras. Fique longe do homem casado divertindo-se com a sua família e amigos, permitindo que você enxergue o relacionamento de outra perspectiva e se lembre de que existem outras pessoas tão importantes quanto o amante.
- Conte o segredo e todos os sentimentos que possui em relação ao caso e a decisão de terminá-lo se houver um amigo ou parente de confiança. Em certos casos, desabafar e “colocar para fora” as emoções e sentimentos com um amigo próximo ou parente ouvindo ajudará a descobrir as motivações que levaram à escolha de não ficar mais com o amante, dando apoio à decisão de distanciar-se dele.
- Caso não se sinta à vontade para compartilhar os sentimentos com alguém, escreva-os em um diário. Transmitir as emoções ao papel pode ajudar na preparação para a conversa em que você terminará o relacionamento, além de permitir um “desabafo” através de palavras escritas.
-
3Concentre-se novamente nas suas necessidades e prioridades. É importante se preparar através de maneiras ativas, focando no que é preciso fazer e o que é mais importante. Cuide-se adotando uma dieta equilibrada, exercitando-se regularmente e dormindo de oito a nove horas por noite. Existem também as técnicas para lidar com o estresse, como a ioga e a meditação. Cuidar do corpo será útil para seguir em frente após o fim do relacionamento, tanto física quanto mentalmente. [2] X Fonte de pesquisa
- Em vez de dedicar-se a analisar o que deu errado no envolvimento com o homem, concentre-se em um novo hobby, em uma nova atividade ou até a melhorar as habilidades relacionadas com o trabalho. Priorizar o bem-estar próprio e a carreira em vez das necessidades de um homem casado ajuda a mulher a ter um sentimento de independência e força.
DICA DE ESPECIALISTAAssistente Social ClínicaKlare Heston é Assistente Social Clínica em Cleveland, Ohio. Com experiência em assessoria acadêmica e supervisão clínica, Klare recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela Virginia Commonwealth University em 1983. Possui um certificado de Pós-Graduação pelo Gestalt Institute of Cleveland, assim como titulação em Terapia Familiar, Supervisão, Meditação, Tratamento e Recuperação de Traumas.Recuperar-se após um término requer tempo e paciência . Klare Heston, assistente social, diz: "Se decidiu que seu parceiro não é bom para você, é melhor deixá-lo ciente disso e botar um fim na relação. Mesmo que ainda o ame, saiba que é possível seguir em frente cortando laços e saindo mais com amigos e familiares. Guarde as coisas que a lembrem do cara enquanto se recupera."
Publicidade
-
1Defina um local e hora onde ambos possam estar a sós. Provavelmente, esse tipo de conversa será intensa e difícil, logo, é importante escolher um lugar onde ambos possam conversar de maneira particular e de preferência a sós. Um banco em um parque tranquilo ou uma mesa afastada em uma lanchonete são algumas ideias, mas o importante é que o local seja neutro e isolado o suficiente para que ambos fiquem à vontade para conversar e ouvir.
-
2Abra-se de maneira calma e clara. Como o término do relacionamento está partindo de você mesma, é necessário tomar as rédeas da conversa e expor o propósito dela de maneira clara. Tente não levantar a voz e controle-a, já que ficar agitada pode servir como um sinal para o homem tentar confortá-la e evitar a conversa. Falar em um tom de voz calmo e claro deixará aparente que a intenção é terminar o caso.
- Comece, por exemplo, dizendo ao homem casado que precisam discutir o relacionamento e sua infelicidade ou desconforto com a situação. Diga o seguinte: “Gostaria de conversar sobre o relacionamento. Não estou feliz e acho que precisamos discutir um novo rumo".
-
3Sempre mostre que a conversa é sobre você. Para ser entendida sem erro pelo homem casado, sempre fale referindo-se a si mesma: “Eu sinto que você não está totalmente comprometido em nosso relacionamento e eu não quero ser a outra mulher” ou ainda “Acho que devemos terminar nosso caso. Eu estou cansada de ficar me escondendo e de ouvir mentiras”.
- Nesse momento, o homem pode tentar convencê-la a mudar de ideia ou usar justificativas que já são velhas conhecidas. Resista às investidas dizendo as razões que a levaram a pensar no fim do relacionamento, mostrando que não será demovida em relação a tal decisão. Ao se referir a si mesma, você mostrará que está se responsabilizando pela escolha sem culpar ou acusar o amante. Assim, a conversa ficará sob controle e não descambará para a gritaria e escândalos.
-
4Seja firme ao expressar o desejo de não ter mais um caso com ele. Assim que mostrar as intenções de não se encontrar mais com o homem, não seja demovida pelas desculpas dele e mantenha a intenção de finalizar o relacionamento, distanciando-se caso ele seja persistente. [3] X Fonte de pesquisa
- Diga, por exemplo: “Não adianta mais discutir sobre isso. Não vou mudar de ideia e espero que você respeite minha decisão não entrando mais em contato comigo. Precisamos ficar longe um do outro para aceitar que acabou”.
- Corte todos os tipos de contato com o homem para que ele tenha tempo de refletir e aceitar a decisão, evitando que haja a tentação de reatar o relacionamento. Não ligue, envie mensagens ou e-mails e nem responda qualquer contato que ele tentar realizar. Dessa maneira, você mostrará que tomou uma decisão e não mudará de ideia, permitindo também que a vida de ambos continue normalmente.
Publicidade