Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso tenha encontrado, adotado ou herdado um gatinho, é preciso saber a idade dele. Os gatos são animais que se desenvolvem com muito mais velocidade que os humanos, e as necessidades de um filhote com duas semanas de vida são bem diferentes daquelas de um animal de seis semanas. Ainda que a descoberta não seja exata, apenas uma estimativa já vai ajudá-lo a cuidar adequadamente desse novo amiguinho peludo.

Método 1
Método 1 de 4:

Examinando as características físicas

Baixe em PDF
  1. Se encontrá-lo, significa que está lidando com um animal recém-nascido. [1]
    • A mãe geralmente morde o cordão umbilical até que ele se quebre. O "coto" remanescente será um pedacinho de tecido pendurado na barriguinha do gato.
    • O coto umbilical do filhote geralmente cai nos primeiros três dias de vida. Por isso, se o animal tiver essa característica, tem apenas alguns dias de vida.
  2. Tal região passa por diversos estágios de desenvolvimento, desde começar a abrir até, por fim, mudar de cor. Observar e analisar os olhos pode ajudar e muito na hora de descobrir a idade do gato.
    • A maioria dos filhotes de gato não abre os olhos até ter de 10 a 15 dias de nascimento, mas alguns levam menos tempo — de sete a dez dias. Se o animal estiver com os olhos fechados, é um recém-nascido e tem bem pouca idade. Se o filhote já estiver de olhos abertos, tem, pelo menos, 1 semana de vida. [2]
    • Se os olhos já estiverem abertos, mas ficarem entrecerrados a maior parte do tempo, o animal provavelmente tem duas ou três semanas de nascido. Lembre-se de que os olhos dos gatos recém-nascidos serão sempre azuis, independentemente da cor que vierem a ter quando o animal ficar adulto.
    • Se a cor dos olhos do filhote estiver começando a mudar, o animal provavelmente está com seis ou sete semanas de vida. Nessa época, a íris vai começar a transitar para a cor permanente. No entanto, você não vai notar mudança nenhuma caso o animal tenha mesmo os olhos azuis. Nesse caso, essa característica não será de grande ajuda ao determinar a idade do animal.
  3. Assim como os olhos, as orelhas dos gatos também sofrem mudanças ao longo dos primeiros estágios de desenvolvimento. Portanto, é possível determinar a idade do filhote com base nas características dessa região.
    • Se as orelhas estiverem muito próximas da cabeça, o animal provavelmente tem menos de 1 semana de vida. Isso acontece porque os gatos nascem com os canais auditivos fechados, [3] o que acaba resultando em orelhas achatadas para trás (o canal começa a se abrir a partir de cinco a oito dias do nascimento).
    • Observe o desenvolvimento das orelhas. Elas geralmente demoram mais que os olhos na hora de abrir. Embora o canal auditivo se abra de cinco a oito dias depois do nascimento do gato, o crescimento visível das orelhas demora mais. Isso só vai acontecer lá pela segunda ou terceira semanas de vida do gatinho. [4]
  4. Verificar a presença ou não de determinados dentes ajuda e muito na hora de precisar a idade de um animal. Um gatinho sem dentes provavelmente tem menos que duas semanas de nascido. Se os dentes já estiverem presentes, é preciso analisá-los em quantidade e aparência.
    • A primeira dentição decidual (também conhecida como "dentição de leite") aparece quando o animal tem entre duas e três semanas de vida. O primeiro dente a aparecer normalmente é o incisivo. Se o dente ainda não estiver irrompido, toque a gengiva do animal para ver se consegue senti-lo.
    • Os caninos deciduais começam a nascer lá pela terceira ou quarta semanas de vida. Eles são compridos, pontudos e ficam ao lado dos incisivos.
    • Os pré-molares deciduais aparecem quando o filhote está com quatro a seis semanas. Esses dentes crescem entre os caninos e os molares.
    • Se todos os dentes do animal estiverem presentes, exceto os molares, isso significa que o gatinho tem cerca de 4 meses de vida. [5] [6] O animal provavelmente tem:
      • Seis incisivos em cima e outros seis em baixo;
      • Dois caninos em cima e dois em baixo (um de cada lado do último incisivo);
      • Três pré-molares em cima;
      • Dois pré-molares em baixo.
  5. Se encontrá-los, o animal provavelmente tem quatro meses ou mais. Se o bichanos já for maior, vai ser mais complicado determinar a idade com base apenas na aparência dos dentes. Se for recém-nascido, fica bem mais fácil, porque você pode ficar de olho no aparecimento da dentição definitiva.
    • Os incisivos adultos são os primeiros a nascerem, lá pelo quarto mês de vida.
    • Entre quatro e seis meses, os caninos, os pré-molares e os molares de leite são todos substituídos por dentes definitivos.
    • Se o gato tiver todos os dentes adultos, inclusive os quatro molares, significa que tem, pelo menos, sete meses de idade.
    • Este artigo se baseia em bichanos saudáveis e normais; leve em consideração que problemas médicos ou acidentes podem fazer com que os dentes caiam ou nasçam com atraso.
  6. Tal dica pode ser um pouco imprecisa devido a diferenças de tamanho e raça, mas o peso pode ser um fator importante na hora de fornecer mais informação sobre a idade aproximada do gato.
    • Um filhote saudável geralmente pesa 105 g no momento do nascimento e ganha aproximadamente 8 g por dia. [7] Por isso, um bichano vai pesar de 105 a 157,5 g na primeira semana de vida. (Um animal pesando menos de 105 g pode estar doente ou malnutrido. Nesse caso, leve-o ao veterinário.)
    • De uma a duas semanas de nascido, um gatinho vai pesar de 113 a 170 g. Quanto ao tamanho, será menor do que a mão de um humano adulto.
    • De duas a três semanas, o animal vai pesar de 170 a 225 g.
    • De quatro a cinco semanas, o bichano vai pesar de 225 a 450 g.
    • De sete a oito semanas, o gato geralmente pesa de 680 a 900 g.
    • Com três meses ou mais, um filhote saudável vai ganhar 450 g por mês até o peso se estabilizar lá pelos 4,500 kg. Portanto, um animal de 1,350 kg provavelmente tem três meses de nascido; da mesma forma, um gato de 1,800 kg tem quatro meses. Embora seja uma afirmativa muito simplista, a regra é útil para determinar a idade de animais com mais de 12 semanas — até que atinjam o peso adulto (4,500 kg para a maioria dos gatos), claro.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Avaliando o comportamento

Baixe em PDF
  1. Este passo só será útil se o gatinho ainda estiver com a mãe. A gata começa a impedir as mamadas assim que o filhote completa de quatro a seis semanas de vida. [8] É nesse momento que o leite dela começa a secar.
    • Se a mãe desmamou o bichano por completo, ele provavelmente tem sete semanas de nascido, mais ou menos. Depois desse tempo, a gata não permite que o filhote continue mamando. O gatinho, claro, vai se aproximar da barriguinha da mãe, mas será rejeitado. [9]
    • Com sete ou oito semanas, o gato começa a sair de perto da mãe por períodos mais longos de tempo para explorar o ambiente de maneira mais aventureira. [10]
  2. A fluência do andar do animal também pode indicar a idade — contanto que o desenvolvimento tenha sido normal, claro. Um bichano não consegue andar até completar duas ou quatro semanas de vida. Até lá, ele passará o tempo perto da mãe e dos irmãos, mamando ou dormindo. Caso precise se movimentar antes do primeiro mês, o gato vai engatinhar tendo apenas a barriguinha como apoio.
    • Uma incerteza nos movimentos indica que o filhote tem cerca de duas semanas de vida. [11]
    • Caso o animal apresente uma confiança maior no andar, provavelmente tem mais de três semanas.
    • Entre três e quatro semanas, o gato vai começar a apresentar o "reflexo de endireitamento", ou seja, a habilidade que esses animais têm de sempre caírem de pé. [12]
    • Lá pelas quatro semanas de idade, o filhote vai conseguir andar com mais firmeza e explorar o ambiente. Conforme a mobilidade aumenta, a curiosidade natural também começa a surgir. Nessa idade, os gatinhos começam a saltar e agarrar. [13]
    • Um bichano começa a correr lá pelas quinta semana de idade. [14] [12]
  3. Embora os olhos e os canais auditivos comecem a se abrir na segunda ou na terceira semanas de vida, os sentidos de visão e audição ainda estão se desenvolvendo. Se o bichano responder a estímulos externos, provavelmente tem aproximadamente três semanas e meia de nascido.
  4. Se estiver saudável, o animal vai apresentar uma certa segurança de si próprio lá pela quinta ou sexta semanas de vida. Isso se deve, em partes, ao crescimento da coordenação e da mobilidade. Um bichano nesse idade começa a explorar o ambiente com muito mais coragem que um animal mais novo.
    • Entre sete e oito semanas, o gato já estará altamente coordenado e móvel. Ele vai gostar de correr, brincar e socializar com humanos e outros animais, além, claro, de explorar lugares altos para praticar o famoso pulo do gato.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Identificando a maturidade sexual

Baixe em PDF
  1. Lá pelos quatro meses, o comportamento do gato começa a mudar por conta dos hormônios. Nessa idade, o animal começa a miar bem alto durante a noite e também tenta escapar de dentro de casa. [15] Esses sinais indicam o começo da puberdade.
  2. [16] Entre quatro e seis meses, o bichano entra na "adolescência". Nesse momento, ele começa a perder as gordurinhas da infância e desenvolve um corpo mais elegante — até mesmo durante um ganho de peso.
    • Os machos começam a marcar território com a urina para atrair as fêmeas para o acasalamento.
    • Também entre quatro e seis meses, as fêmeas apresentam o primeiro cio. Essa fase também envolve marcação de território, entre outras coisas, tais como miados longos e altos e o ato de se esfregar em coisas e pessoas.
  3. Os gatos são considerados jovens a partir do sétimo mês de vida; nessa época, eles crescem um pouco mais e amadurecem sexualmente. Se você tiver uma gata, fique de olho, pois ela pode ficar prenhe. Junto com a maturidade sexual também vem uma agressividade maior.
    • Por volta dos seis meses, os gatos começam a desafiar uns aos outros em busca de domínio de território. [12] Quando jovens, os bichanos tendem a morder muito mais.
    • Como as mordidas são mais frequentes nessa época, tenha cuidado ao manusear os animais nessa idade.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Confirmando o prognóstico

Baixe em PDF
  1. Os criadores e as lojas de qualidade mantêm os históricos do animal e, nesse caso, poderão fornecê-los a você. Caso o nascimento não tenha sido presenciado por eles, vão conseguir pelo menos estimar a idade. Mesmo se um abrigo tiver recebido um bichano após o nascimento, os funcionários e os veterinários do local conseguirão precisar o tempo de vida do animal.
  2. Ao levar o gatinho para uma primeira consulta, peça ao médico para dar uma estimativa de idade. Durante essa mesma visita, o veterinário vai prescrever exames e vacinas para que o animal possa crescer da maneira mais saudável possível.
    Publicidade

Dicas

  • O melhor período de socialização para um filhote de gato é entre duas e sete semanas de idade. [17] Entre sete e oito semanas, o comportamento vai ser muito importante na hora de analisar se o animal vai conseguir conviver tranquilamente com humanos e outros animais de estimação. Um gato pouco socializado é muito feroz, o que dificulta o contato com humanos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 410 787 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade