Baixe em PDF Baixe em PDF

Você se sente deixado de lado quando seu amigo dá mais atenção para outra pessoa? É possível que ele esteja apenas fazendo novas amizades e não perceba que deixou você de lado, mas também é possível que o outro esteja realmente tentando tirar você da jogada. Não é fácil, mas dá para resolver essa situação. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Analisando a situação

Baixe em PDF
  1. 1
    Analise as dinâmicas de grupo cuidadosamente. Essa nova pessoa está tentando se colocar entre você e seu amigo ou eles dois simplesmente combinam muito? Ela tenta fazer um esforço para incluir você nas conversas?
    • É bem possível que seu amigo simplesmente tenha feito uma nova amizade e que ninguém esteja tentando excluir você.
    • Talvez a pessoa tenha sim interesse em fazer amizade com você mas não saiba como.
    • É possível também que você e seu amigo estejam se afastando naturalmente, sem intervenção externa.
  2. 2
    Avalie o relacionamento com seu amigo. Alguma vez já provocou seu amigo a ponto de magoá-lo? Já discutiram bastante? Vocês parecem não ter muito em comum hoje em dia? Talvez a outra pessoa não seja a causa do afastamento de vocês, então.
    • Se estão se afastando, talvez seja melhor mesmo deixar que a amizade acabe gradual e naturalmente.
  3. 3
    Comece sempre com o melhor cenário possível. É bem provável que ninguém esteja tentando fazer com que você se sinta deixado de lado ou esquecido. Seu amigo e o amigo dele provavelmente sequer percebem que você está se sentindo magoado.
  4. 4
    Peça conselhos para um adulto de confiança. Escolha alguém que ouça bem e que costume ter boas perspectivas pra acrescentar, como um pai, um parente, um conselheiro pedagógico, um membro da sua igreja ou algum outro mentor de confiança. Explique a situação e peça conselhos.
    • Tudo bem se você sentir que precisa de conselhos de mais de um adulto. Busque algumas perspectivas e veja o que parece melhor para você.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com os problemas na amizade

Baixe em PDF
  1. 1
    Chame seu amigo e explique que está se sentindo de lado. Seja bem sincero, mas tenha consideração: talvez seu amigo sequer tenha percebido o problema e se disponha a consertá-lo de agora em diante. Se algo estiver incomodando seu amigo e causando o afastamento, ele provavelmente aproveitará a oportunidade para falar sobre o assunto. Alguns exemplos bons do que dizer:
    • "Paulo, preciso conversar com você... Quando nós saímos com a Carla, eu acabo me sentindo deixado de escanteio. Eu fico feliz que você tenha novos amigos, mas queria que conseguíssemos ficar mais tempo juntos como fazíamos no passado."
    • "Fico triste por não ter conseguido ir à sua festa. Nossa amizade é muito importante pra mim, mas sinto que estamos nos afastando."
  2. 2
    Experimente deixar bem claro que você está sendo excluído. É bem provável que seu amigo não perceba que tem deixado você "de vela", portanto, use formas não agressivas de expressar seus sentimentos, como falar na primeira pessoa. Se o outro for bem intencionado, ele provavelmente se importará com seus sentimentos e fará o possível para resolver a situação.
    • "Às vezes, quando você e a Márcia falam sobre Star Trek, eu fico de lado, pois não assisto à série. Eu gosto que vocês tenham assuntos em comum, mas acabo ficando solitário. Quando estivermos os três juntos, será que poderíamos focar em assuntos que todos tenham em comum?"
    • "Quando saímos só nós três e vocês ficam falando sobre as meninas da escola, eu fico meio desconfortável e até meio triste. Não sei o que fazer nessa situação."
  3. 3
    Faça o possível para manter a educação e o nível da conversa. É pouco provável que alguém esteja tentando "roubar" seu amigo. O que você está presenciando provavelmente é simplesmente uma relação comum que não tem muito a ver com você. Sempre presuma que o outro é bem intencionado, a menos que você tenha provas do contrário.
    • Mesmo que a pessoa tenha sido maldosa ou grosseira, mantenha seu nível de educação. Ignore o comportamento dela ou defina limites firmes (por exemplo, dizendo "Por favor, pare de me chamar por apelidos"). Se o problema for contínuo, peça a intervenção de um adulto.
  4. 4
    Saia sozinho com seu amigo. Assim, você manterá o relacionamento de vocês fluindo. Caso seu amigo sugira chamar outra pessoa, diga que prefere sair só com ele dessa vez. Obviamente, não "prenda" ele na relação e aceite passeios em grupo também.
    • Planeje algo só entre vocês, como uma ida à praia ou a um parque de diversões. Assim, vocês conseguirão curtir e se aproximar.
    • Façam artesanatos. Experimentem fazer pinturas, criar pulseiras, desenhar, etc.
    • Conversem pelo telefone também!
  5. 5
    Convide a outra pessoa para sair com vocês de vez em quando. Apesar dos problemas iniciais, vocês podem acabar se tornando bons amigos!
    • Planeje eventos que envolvam apenas você e seu amigo, mas planeje também coisas que possam ser curtidas a três.
    • Tudo bem se você não quiser a amizade do outro. Ainda assim, não o evite e nem tente separá-lo do seu amigo. Não seja uma pessoa ruim!
  6. 6
    Converse com um adulto se a outra pessoa (ou seu amigo) estiver praticando bullying com você. Talvez a pessoa realmente seja maldosa e não se importe com você. Estas são algumas formas de descobrir se você vem sendo excluído de propósito:
    • A pessoa se afasta quando você chega.
    • Ela diz coisas ruins sobre você pelas suas costas.
    • Ela está ameaçando você.
    • Ela faz piadas que magoam seus sentimentos, mesmo depois de você dizer que não gosta.
    • Ela não dá ouvidos quando você pede para parar com as brincadeiras.
    • A simples ideia de conversar com a pessoa já faz você passar mal.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo-se equilibrado

Baixe em PDF
  1. 1
    Faça o possível para abrir mão da culpa e do ressentimento. É normal que situações incômodas ocorram mesmo sem que uma pessoa faça algo de "errado" ou "ruim". Caso ninguém esteja tratando você mal propositalmente, faça o possível para relevar a situação. Todo mundo comete erros e irrita outras pessoas sem intenção ou sem perceber o que fez.
  2. 2
    Processe seus sentimentos. Ficar guardando coisas ruins dentro de si não é nada saudável e é algo que pode acabar prejudicando seus relacionamentos. Procure por formas saudáveis de se expressar e lidar com o que está sentindo. Entenda que não há problema em ter emoções fortes causadas pelo que está acontecendo em sua vida. Estas são algumas coisas que podem ajudar:
    • Escreva em um diário.
    • Converse com alguém que saiba ouvir.
    • Expresse-se através da arte.
    • Ouça músicas tristes enquanto olha pela janela de casa.
    • Chore.
  3. 3
    Dê tempo ao tempo. Você provavelmente precisará de um tempinho para refletir no ocorrido e aprender a lidar com a situação. Depois de conversar com seu amigo, tenha paciência e aguarde a mudança na situação. Obviamente, não negligencie suas necessidades nesse meio tempo.
  4. 4
    Invista um pouco de tempo em si próprio. Não se prenda ou se limite a um único relacionamento. Continue tocando seus hobbies, cuidando da saúde e descansando. Você deve ser sua prioridade, sempre.
  5. 5
    Invista em outros relacionamentos. Faça novos amigos, curta com amigos de longa data e passe mais tempo com sua família. Ficar por perto de outras pessoas ajudará a dar perspectiva e manter o equilíbrio na sua vida.
    • Convide pessoas para ficarem com você sempre que possível.
    • Procure fazer novos amigos. Puxe um papo com aquela pessoa que sempre pareceu legal, mas com a qual você nunca interagiu muito!
  6. 6
    Saiba quando é hora de deixar a relação para trás. Se um relacionamento está causando muito estresse e sofrimento, prejudicando sua vida cotidiana (como o sono ou os estudos, por exemplo), talvez seja melhor se distanciar um pouco. Afaste-se da pessoa, permanente ou temporariamente, se for necessário.
    • Se alguém perguntar, diga algo como "Preciso de espaço" ou "Ando precisando de um tempinho só para mim".
    • Use esse momento para conversar com entes queridos, cuidar de si e fazer coisas que o ajudem a se sentir melhor.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 353 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade