Baixe em PDF
Baixe em PDF
Mixar áudio é metade ciência, metade arte. Se estiver gravando um podcast ou um audiobook, o objetivo é equilibrar os dois para conseguir uma equalização perfeita. Saber quais são as melhores configurações no seu equalizador pode parecer difícil, mas é simples quando você pega o jeito! Este artigo tem um passo a passo para ajustar suas frequências e obter as melhores configurações de equalização para voz.
Passos
-
Deixe as frequências graves no baixo para diminuí-las. Essas frequências abrigam a estática e barulhos de fundo, como o estrondo do microfone ou o barulho do ar-condicionado. Não deixe em uma configuração muito baixa ou em um filtro de alta frequência, pois não soará tão bom quanto a diminuição, já que ela forma uma curva gradual.
- Defina a diminuição em 90 Hz.
-
Reduza a turvação e estrondo. Se estiver gravando em um ambiente pequeno, terá um pouco de turvação na gravação (ecos estranhos criados pela reverberação nas paredes, chão e teto), que pode ser ouvida ao adicionar algumas faixas. Ela se acumula na frequência 200 Hz - 500 Hz, então você terá que reduzi-la um pouco.
- Se puder, use um Q amplo no equalizador para fazer uma transição suave. Não reduza os níveis mais do que -3 dB a 5 dB.
-
Melhore as frequências mais altas. Tente começar em 8 kHz para frequências altas e só aumente 1 dB a 1,5 dB. Para a redução, 18 kHz é uma boa frequência para tentar com 24 dB de redução por oitava com uma largura de 0,07 Q.
- Se não ficar bom ou estridente, tente mover a frequência alta para 9 kHz e mexa no restante de acordo.
-
Solidifique os vocais. A 5 kHz (ou quase) com uma amplitude de 2,80 Q, aumente 2,5 dB.
- De 4 a 5 kHz a frequência é harmônica e fica bem fácil entender os vocais.
-
Impulsione as frequências dos vocais principais. Usar uma amplitude Q maior, de 1,20 deve garantir bons resultados entre 1 kHz e 2 kHz, com impulsão de até 2 dB.
- Talvez você nem precise fazer isto dependendo do equipamento que usou para gravar e do ambiente. Se estiver bom para você, pode pular este passo.
-
Reduza a sibilância. Use um redutor de sibilâncias, que não é uma parte do equalizador, mas costuma vir junto com ele, para reduzir as frequências muito altas. Você pode ouvir esses barulhos altos quando o alto-falante reproduzir sons de "S" ou "T", que criam sopros de ar que o microfone pode gravar e reproduzir alto demais.
- Esses barulhos costumam ficar na frequência 5 kHz a 8 kHz.
Publicidade
Avisos
- Estas configurações não são universais, mas são boas para começar. O equipamento de gravação e reprodução, a acústica do ambiente e as preferências do ouvinte são coisas que variam na hora de conseguir os melhores ajustes no equializador.
- Ajuste os alto-falantes até ficar satisfeito com o som antes de começar a fazer ajustes no equalizador.
Publicidade
Publicidade