Baixe em PDF Baixe em PDF

Além de aumentar e diminuir o tamanho da barra de tarefas do Windows, você também pode configurá-la para se esconder automaticamente e até alterar a posição dela na tela. E o melhor: não precisa ser especialista para fazer nada disso! Aprenda agora.

  1. Só é possível alterar o tamanho da barra se ela estiver desbloqueada, portanto verifique isso antes de continuar. Basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer área livre da barra e conferir se a opção “Bloquear a barra de tarefas” está desmarcada. Se estiver marcada, desmarque-a.
  2. Repare que o cursor se transformará em uma seta de duas pontas.
  3. Com isso, ela crescerá. Arraste para baixo para diminuí-la.
  4. Ela pode ser ancorada embaixo (padrão), em cima, à esquerda e à direita. Para isso, clique com o botão esquerdo em qualquer área livre da barra e arraste até encostar no canto da tela escolhido.
    • Esse é um recurso que pode ser usado temporariamente para enxergar algum elemento que, porventura, esteja sendo bloqueado pela barra na posição atual. Contudo, há quem acabe adotando a nova posição permanentemente.
  5. Pode ser que o Windows esteja escondendo a barra de tarefas sempre que você tira o mouse de cima dela. Se isso o estiver irritando, é fácil resolver.
    • Clique com o botão direito em cima de qualquer área livre da barra.
    • Na parte inferior do menu, escolha a opção Configurações (ou Propriedades no Windows 7 e 8). [1]
    • No Windows 7, marque a caixinha que diz “Ocultar automaticamente a barra de tarefas”.
    • No Windows 10, desligue os seletores que dizem “Ocultar automaticamente a barra de tarefas no modo de área de trabalho” e “Ocultar automaticamente a barra de tarefas no modo Tablet”.
  6. Sim, também é possível fazer isso, e é muito simples.
    • Clique com o botão direito do mouse em qualquer área livre da barra.
    • Na parte inferior do menu, escolha a opção Configurações (ou Propriedades no Windows 7 e 8). [2]
    • Ligue o seletor que diz “Usar botões pequenos na barra de tarefas”.
  7. Dentro da caixinha que aparecerá existem alguns ícones que, nos Windows 10 e 8, podem ser arrastados para para fora. Da mesma forma, outros ícones que estão fora podem ser arrastados para dentro. Com isso, você consegue organizar quais ícones deseja que fiquem visíveis e quais prefere que fiquem escondidos dentro da caixa. Arraste mais ícones para dentro se quiser liberar mais espaço na barra de tarefas.
  8. Isso prevenirá eventuais alterações acidentais. Clique com o botão direito do mouse sobre qualquer área livre da barra e escolha a opção Bloquear a barra de tarefas .
    Publicidade

Avisos

  • Aumentar o tamanho da barra de tarefas pode acabar consumindo uma área útil da sua tela.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 527 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade