PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Infelizmente, muitas pessoas que fazem autoescola no Brasil saem da experiência com pouco conhecimento prático (e até teórico) para valer sobre condução — ainda mais quando se trata de carros com transmissão automática. Mesmo assim, essa aprendizagem não deixa de ser importante. Se é seu caso, não se preocupe: reunimos as dicas deste artigo para quem já é habilitado, mas quer ficar ainda mais craque atrás do volante. Por outro lado, se você ainda está no processo de dominar a transmissão manual, é melhor ler este outro texto — apesar de o princípio geral ser o mesmo.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Acostumando-se com os controles do carro

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode ajustar o branco para frente, para trás, para cima ou para baixo. Alguns carros têm controles eletrônicos (que costumam ficar à esquerda do banco), enquanto modelos mais antigos trazem uma alavanca na parte de baixo do estofamento.
  2. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Carros automáticos têm dois pedais: o acelerador e o freio. O acelerador é menor, fica à direita e tem como função fazer o veículo andar; quanto mais fundo você pisar, maior vai ser a velocidade. O freio fica à esquerda e é maior, sendo responsável por reduzir a velocidade.
    • Mesmo que você tenha mais habilidade em usar seu pé esquerdo, sempre use o direito para afundar os dois pedais (um de cada vez, claro). A experiência vai ser um pouco estranha a princípio se você é canhoto, mas é importante se acostumar à sensação — já que isso é muito mais seguro.
    • Nunca acione um mesmo pedal com os dois pés. Fazendo isso você corre o risco de acionar o acelerador e o freio ao mesmo tempo e sofrer um acidente, além de danificar o carro. O correto é usar somente o pé direito.
  3. Todo carro tem três espelhos: um retrovisor central, que reflete o para-brisa traseiro, e dois laterais, que compensam os pontos cegos da visão do motorista.
    • Ajuste o retrovisor central de modo que você consiga enxergar o máximo possível do para-brisa traseiro quando estiver sentado no banco do motorista.
    • Especialistas têm certas recomendações para a posição dos espelhos laterais: colocá-los um pouco mais virados para fora que o normal — até que eles se sobreponham ao ângulo de visão do retrovisor central. [1] Isso pode causar um pouco de confusão a princípio, mas na verdade ajuda o motorista a compensar seus pontos cegos sem ter que olhar por cima dos ombros.
  4. O freio de mão é aquela alavanca horizontal mais longa que fica entre os bancos do motorista e do passageiro. Ele tem um botão na ponta e, quando está puxado para cima, ajuda a "travar" o carro e impedir que ele se mexa. Por outro lado, o freio de mão tem que estar desativado (empurrado para baixo) sempre que o veículo vai começar a fazer movimento.
  5. O câmbio é uma alavanca vertical que fica entre os bancos do motorista e do passageiro, sendo responsável por controlar as marchas (em carros de transmissão automática: park , neutra, ré e drive ). Certos modelos, principalmente os que são fabricados fora do Brasil, trazem o câmbio ao lado do volante.
    • Quando o câmbio estiver na posição P ( park ) e você ligar o motor, o carro não vai se mexer — mesmo que você pise fundo no acelerador.
    • Quando o câmbio estiver na posição N (neutra), o carro vai continuar se mexendo para frente com um ímpeto natural.
    • Quando o câmbio estiver na posição R (ré), o carro vai andar para trás, não para frente, assim que você tirar o pé do freio.
    • Quando o câmbio estiver na posição D ( drive ), o carro vai andar para frente assim que você tirar o pé do freio.
    • Muitos carros mais modernos trazem o câmbio em linha reta à direita do motorista ou como uma espécie de alavanca menor no próprio volante. Em caso de dúvida, leia o manual do motorista do seu veículo com calma e atenção.
  6. Esses símbolos e controles informam o motorista de quanto combustível ainda há no tanque, qual é a velocidade atual, o número de rotações por minuto (RPM) do motor e sua temperatura.
    • O velocímetro provavelmente é o controle mais importante do painel do carro. Ele revela a velocidade do veículo em km/h (em modelos fabricados no Brasil, pelo menos).
    • O medidor de RPM informa a força que o motor está fazendo no momento. A maioria deles tem uma área vermelha que começa em torno de 6.000 ou 7.000 RPM. Quando o ponteiro chegar a essa região vermelha, é hora de você diminuir a aceleração.
    • O medidor de combustível informa quanto combustível ainda há no tanque do carro. Ele é parecido com o medidor de RPM, mas provavelmente tem um ponteiro que fica entre "F" ( full , de tanque cheio) e "E" ( empty , de tanque vazio). Alguns modelos de caro mais novos têm medidores digitais, que trazem barras eletrônicas — parecidas com aquelas que indicam a bateria de um celular e diminuem aos poucos.
    • O medidor de temperatura informa se o motor do carro está superaquecido ou não. Geralmente, ele traz um ponteiro que fica entre "H" ( hot , de quente) e "C" ( cold , de gelado). O ideal é que a peça fique mais ou menos no meio.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Entendendo o básico

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Dirigir sem o cinto de segurança é ilegal não só no Brasil, mas em boa parte do mundo. [2] O acessório reduz bastante a possibilidade de lesões sérias e até de mortes em caso de acidentes.
  2. A menos que seu pé esteja no freio, o carro vai dar um "salto" para frente assim que você girar a chave na ignição. É melhor se preparar antes de começar a dirigir!
  3. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Coloque a chave na ignição, que costuma ficar à direita do volante, e gire-a em sentido horário. Alguns modelos de carro mais recentes têm botão de energia; nesse caso, basta inserir a chave e pressioná-lo.
  4. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Dependendo de onde seu carro está estacionado, é bem provável que você precise dar ré nele para conseguir sair da vaga. Muita gente acha essa manobra complicada, mas ela é mais simples do que parece. Lembre-se:
    • Preste atenção e coloque o câmbio na posição de marcha à ré. O carro não vai andar para trás se o câmbio estiver na posição errada.
    • Vire a cabeça e dê uma olhada por cima do seu ombro para ver se tem alguém vindo.
    • Tire o pé do freio devagar, mas não o coloque no acelerador. Nas primeiras vezes que você for dar ré, não se preocupe em acelerar: basta tirar o pé do pedal para começar a se mexer devagar (e sem o risco de causar acidentes).
    • Lembre-se de que o volante fica "invertido" em marcha à ré. Por exemplo: sempre que vai dirigir para frente , o carro gira para a direita quando o volante gira nessa mesma direção (e vice-versa). No entanto, em marcha à ré, as coisas se invertem: se você girar o volante para a direita, o carro vai girar para a esquerda . Tenha isso em mente sempre que for sair de ré da vaga.
    • Acione o freio sempre que você precisar diminuir a velocidade. Pise no freio devagar, mas com certa força, para desacelerar o carro.
  5. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Coloque o pé no freio, ponha o câmbio na posição "D" ( drive ) e solte o pedal. Em seguida, acione o acelerador devagar para começar a andar para frente. Acelere até chegar à velocidade esperada e, a partir de então, deixe o pé por cima do freio (mas sem acioná-lo) durante o resto do trajeto.
  6. Imagine que o volante é um relógio. Coloque a mão esquerda onde o "9" (horas) estaria e a direita onde seria o número "15" (minutos). [3] Não tente guiar o carro só com uma mão, ainda mais se você não tem tanta experiência de condução, pois isso pode causar acidentes sérios.
  7. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    As setas são aquelas luzes que ficam ao lado dos faróis e piscam na cor laranja ou vermelha (alguns modelos de carro têm as duas cores). Elas são de extrema importância, já que informam aos outros motoristas que você pretende fazer uma curva ou conversão. Para acioná-las, basta acionar a alavanca que provavelmente fica à esquerda do volante: empurre-a para cima para indicar que vai virar para a direita e para baixo quando quiser indicar que pretende virar para a esquerda.
  8. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Fazer curvas e conversões suaves é mais uma técnica intuitiva e que fica ainda mais fácil com o tempo. Se você precisar virar o carro de leve, gire o volante na direção de destino — sem tirar as mãos da posição original (de 9h15).
    • "Cruze" as mãos caso você precise fazer uma curva mais acentuada. Por exemplo: imagine que quer virar para a direita; gire o volante em sentido horário, começando pela mão direita; quando ela chegar à posição entre 4 e 5 (ainda naquela analogia do relógio), solte a mão e passe-a para o lado da esquerda; pegue o volante de novo e continue a manobra.
    • Quando você quiser endireitar o carro após uma curva ou conversão, basta relaxar as mãos para que o volante se corrija sozinho. Se necessário, faça um pouco de pressão para reduzir esse movimento. O ideal é que suas mãos fiquem paradas por um momento.
  9. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Cedo ou tarde, você vai ter que fazer a conversão de uma faixa para outra — muitas vezes, em questão de poucos segundos. Isso é bem fácil, desde que você se lembre de indicar aos outros motoristas o que pretende fazer. Veja algumas dicas indispensáveis:
    • Ligue a seta pelo menos dois segundos antes de começar a conversão. Assim, os outros motoristas vão entender o que você quer fazer e ter tempo de reagir de acordo.
    • Dê uma boa olhada nos espelhos e por cima do ombro para saber se há algum outro veículo passando pelos seus pontos cegos. Não confie somente nos retrovisores: use seus olhos.
    • Passe o carro para a outra faixa devagar. Gire o volante de leve com as mãos para trocar de faixa. Basta fazer um movimento bem limitado. Como a maioria dos carros modernos tem motores e sistemas potentes, você só vai precisar de um a três segundos para fazer a conversão. Tente não ficar acima ou abaixo desse tempo.
  10. A distância ideal entre seu carro e o veículo da frente depende da velocidade. Você precisa de dois a cinco segundos para reagir — tudo de acordo com seu nível de conforto. Caso o veículo à frente pare de repente, você precisa de um espaço para reduzir a velocidade sem acertar a traseira dele em cheio e causar um acidente grave.
    • Faça o seguinte: preste atenção a um objeto fixo na estrada, como um poste, e conte quantos segundos você leva para passar por ele depois que o veículo da frente o ultrapassa. O ideal é que esse tempo fique entre dois e cinco segundos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Colocando tudo em prática

PDF download Baixe em PDF
  1. A direção defensiva é um conceito extremamente importante, mas que muitos motoristas desconsideram ou nem entendem. Ela ajuda a poupar dinheiro (em combustível e manutenção, por exemplo), torna a experiência por trás do volante muito mais agradável e, acima de tudo, protege contra acidentes. Veja alguns conceitos que se encaixam nesse tipo de direção:
    • Não presuma que os outros transeuntes vão obedecer as regras, prestar atenção ou tomar cuidado . As regras de trânsito existem para garantir que todos fiquem seguros, mas infelizmente há muitos motoristas imprudentes por aí. Nunca pense que os outros pilotos vão usar as setas, respeitar os semáforos etc.
    • Se você notar uma situação de risco em potencial, evite-a antes mesmo que ela aconteça . Por exemplo: não fique imediatamente à direita de veículos grandes e nem tente ultrapassar motoristas que estão fazendo ziguezague na sua frente.
    • Use todos os seus sentidos para ficar a par do que está acontecendo na pista . Muitos motoristas criam o hábito de entrar em uma espécie de "estado de foco" quando estão dirigindo, ainda mais quando têm anos de experiência. Mesmo assim, não confie cegamente nos seus anos de direção: use todos os sentidos do seu corpo para se atentar aos sons, às visões e até aos cheiros à sua volta. Tudo isso pode indicar algum tipo de risco!
  2. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    De modo geral, a faixa da esquerda das piscas urbanas e rodovias é reservada para quem está em maior velocidade, enquanto a da direita fica por conta de quem está mais devagar. Tente não atrapalhar o trânsito: escolha a faixa certa de acordo com o ritmo que você está seguindo — e só a troque quando for a hora de fazer curvas ou conversões.
  3. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Como a velocidade geral do trânsito tente a aumentar indo da direita para a esquerda, é importante usar a esquerda para fazer ultrapassagens. Faz sentido: afinal, você vai ter que acelerar para deixar os carros para trás. Por mais que isso não seja necessariamente uma regra, ainda é uma boa prática para se ter em mente. [4]
    • Nunca tente ultrapassar caminhões e outros veículos longos pela direita. Esses veículos têm pontos cegos maiores e, muitas vezes, já ficam na pista da direita em seus trajetos. Fazer a ultrapassagem pela esquerda é muito menos arriscado.
  4. Os limites de velocidade não são feitos para "acabar com a emoção" de dirigir. Pelo contrário: são eles que tornam as pistas mais seguras para todos. Sendo assim, nunca ultrapasse o limite imposto por onde quer que você esteja passando. Isto não só é uma infração séria, mas também cria graves riscos para a segurança de todo mundo.
  5. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Você tem que redobrar o cuidado e a direção defensiva caso o tempo comece a fechar. Quando chove, por exemplo, a água interage com o óleo nas superfícies de direção e as deixa escorregadias e perigosas — uma vez que reduzem a tração dos pneus. [5] Em dias de temporal, pequenas poças d'água que surgem no asfalto geram o risco de hidroplanagem.
    • Embora não neve em boa parte do Brasil, dirigir em postas congeladas também é bastante perigoso. Se você for passar por uma área assim, reduza a velocidade e redobre a atenção.
  6. Ser gentil e cortês é muito simples: você só precisa entender que há inúmeras outras pessoas nas estradas, cada uma com seus destinos próprios, e ninguém gosta de ficar preso no trânsito. Facilite a vida de todos, inclusive a sua! Com o tempo, talvez você veja os benefícios de ter educação por trás do volante.
    • Use a buzina para alertar outros motoristas, não ofender ninguém. A buzina de um carro é uma ferramenta poderosa! Use-a quando alguém estiver tentando fazer uma manobra arriscada perto de você ou quando o semáforo abrir e o motorista da frente não sair do lugar, por exemplo. Não a acione só porque está com pressa ou frustrado.
    • Agradeça às pessoas com acenos de mão. Quando alguém deixar você entrar na frente, dê um "joinha" ou faça um aceno de agradecimento com a mão. É um gesto simples, mas que diz muita coisa.
    • Não desobedeça as leis e regras do trânsito só para ser gentil . Isto também é importante: se você parar em um cruzamento antes de outro motorista, é direito seu atravessar antes. Não deixe a outra pessoa passar na sua frente, ou isso é capaz de até criar confusão no trânsito.
  7. Dirigir pode ser perigoso e tem suas várias regras, mas ainda é importante se divertir atrás do volante. Basta você ser responsável e se lembrar de que as pistas urbanas e rodovias são espaços públicos — e, portanto, todos os que circulam nelas merecem respeito e cuidado.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Dominando técnicas de direção avançadas

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    A baliza é o terror de muitos estudantes de autoescola e motoristas inexperientes, já que costuma ser uma manobra bastante complexa. Por sorte, existem algumas técnicas simples que ajudam a facilitar as coisas. Tente aprendê-las, pois você vai ter que fazer várias balizas na vida.
  2. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Entrar em pistas e rodovias pode ser difícil, sobretudo quando o trânsito está mais movimentado que o normal. O importante é acelerar o bastante e saber se você está em uma velocidade na qual dê para se encaixar entre outros dois veículos.
  3. Watermark wikiHow to Aprender a Dirigir um Carro
    Aprenda a passar por rotatórias . Todo mundo já viu e passou por uma rotatória na vida! Elas costumam ser usadas para controlar melhor o trânsito, principalmente em áreas onde não dá para colocar muitas placas de "Pare". Eis mais um ponto fácil de dominar para ser um bom motorista.
  4. Dirigir em terrenos íngremes pode ser complicado, ainda mais quando o carro é manual (o que provavelmente não é o seu caso). Aprenda a subir esse tipo de pisca diminuindo a marcha.
  5. Com o combustível custando os olhos da cara no Brasil, saber poupar esse recurso faz toda a diferença no bolso. Pense em maneiras de não esvaziar seu tanque de uma vez, nem que você precise pegar atalhos ou até sair de carro um pouco menos que o normal.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre use o cinto de segurança. Além de obrigatório, ele é essencial para proteger seu corpo em caso de acidentes.
  • Não se preocupe: por mais que dirigir dê um pouco de medo no início, você logo vai se acostumar com as técnicas corretas.
  • Lembre-se de desligar os faróis, puxar o freio de mão, trancar as portas e memorizar onde você estacionou antes de sair do carro.
  • Se possível, dirija com alguém mais experiente no banco do passageiro até você ficar mais confiante nas suas habilidades.
  • Guarde tudo que possa deixar você distraído enquanto dirige: celular, fones de ouvido, comida etc.
  • Sempre siga as melhores práticas de direção: não ultrapasse o limite de velocidade; não acelere e nem freie de uma vez; e não fique andando em ziguezague. Atitudes assim não apenas são perigosas, mas também podem causar acidentes graves.
  • Leve seu carro para uma revisão periódica. O intervalo ideal para essa manutenção varia de acordo com o modelo e o fabricante.
  • Deixe bastante espaço entre seu carro e o veículo da frente. Se ele frear de repente, você vai ter tempo de parar também. Andar "colado" é muito perigoso.
  • Siga as dicas de direção defensiva listadas acima e você sempre vai estar muito mais seguro no trânsito, mesmo que outros motoristas tenham atitudes imprudentes.
  • Não saia da sua zona de conforto! Reduza a velocidade quando estiver chovendo, não se deixe pressionar pelos motoristas apressados que vêm atrás de você e não abuse da buzina.
Publicidade

Avisos

  • Sempre peça para todas as pessoas que entrarem no seu carro usarem o cinto de segurança. Se elas se recusarem, nem ligue o motor! É melhor passar por essa situação chata do que ser responsável por acidentes graves.
  • Sempre siga à risca as leis e regras de trânsito. É por isso que é importante prestar atenção às aulas teóricas na autoescola!
  • As dicas deste artigo são mais gerais. Você ainda precisa passar pela autoescola (antes de sequer pegar um carro para dirigir).
  • Preste muita atenção quando você for fazer conversões e curvas. Olhe todos os espelhos, ligue a seta e avance com cuidado.
  • Sempre ligue a seta antes de fazer uma curva ou conversão. Se necessário, acione os faróis altos para sinalizar a manobra ao veículo que está na sua frente.
  • Reforçando: este artigo não substitui as aulas da autoescola.
  • Sempre use o cinto de segurança e peça (ou melhor, exija ) para os outros usarem também.
  • Siga à risca todas as leis do Código de Trânsito Brasileiro. Nunca saia de carro sem uma carta de habilitação.
  • Não estacione em lugares proibidos! Você pode ser guinchado e até receber uma multa.
  • Dependendo do caso, atravessar um semáforo bem no momento que ele passa de amarelo e vermelho pode ser motivo de infração.
  • Não use seu celular enquanto você estiver dirigindo! Poucos segundos de distração são suficientes para causar acidentes graves. Desligue e guarde o aparelho até chegar ao seu destino. Se precisar responder a uma mensagem ou conversar com alguém, estacione antes.
  • Ande sempre na pista correta: direita se você estiver mais devagar, esquerda se estiver mais rápido.
  • Disputar "rachas" não é apenas perigoso, mas também ilegal. Não coloque sua segurança (e das outras pessoas) em risco só para sentir um pouco de adrenalina.
  • Tente sempre fazer ultrapassagens pela esquerda.
  • As leis de trânsito do Brasil são mais ou menos rígidas, mas existem justamente para preservar a segurança de todas as pessoas que circulam por vias públicas.
  • Acostume-se a dirigir em terrenos íngremes com um carro de transmissão manual. Como dirigir um veículo manual é diferente de pilotar um veículo automático, você vai acabar andando um pouco para trás até colocar o carro na primeira marcha. Não se esqueça de deixar o freio de mão ativado e soltá-lo ao mesmo tempo que solta a embreagem e pisa no acelerador.
  • Sempre que seu carro tiver um problema mecânico em uma via pública, estacione-o (se possível) e coloque um triângulo de sinalização a alguns metros de distância para mostrar aos outros motoristas o que aconteceu.
  • Alguns veículos contam com recursos de segurança próprios (além de airbags). Não deposite toda a sua confiança nesses recursos enquanto você estiver dirigindo. Muitas tecnologias apresentam defeitos que podem ser fatais. Além do mais, nada dispensa a necessidade da direção defensiva e atenta.
  • Nunca dirija depois de beber. Esse é um dos principais fatores que causam acidentes automotivos no Brasil, muitos dos quais são fatais. No Brasil, é ilegal dirigir com mais de 0,2 g de álcool por litro de sangue — e quem desrespeita a lei se sujeita a multa (R$ 2.934,70) ou até à suspensão do direito de conduzir veículos. Sempre que você ingerir álcool, vá para casa com um amigo, de táxi ou por um aplicativo de carona!
  • Dirija somente se você tem uma carta de habilitação válida . Você pode até ser preso se for pego no volante sem o documento oficial.
  • Nunca passe o carro para uma marcha lenta quando você estiver em alta velocidade. Isso é capaz de destruir o motor e a transmissão do veículo, podendo até fazer com que você perca o controle da direção.
  • Não custa repetir: sempre use o cinto de segurança. Ele reduz consideravelmente o risco de lesões e morte. Além disso, é ilegal andar sem o acessório.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 610 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade