Baixe em PDF Baixe em PDF

A muitos leitores, esse pode parecer à primeira vista um processo matemático de alta complexidade. Entretanto, calcular a taxa de crescimento pode ser incrivelmente simples. Esses valores podem ser definidos basicamente como a diferença entre dois números em um período de tempo com relação à porcentagem do primeiro deles. Abaixo, você terá acesso a instruções simples sobre como executar esse cálculo básico, além de informações relativas a etapas mais complexas do crescimento.

Método 1
Método 1 de 2:

Calculando taxas de crescimento básicas

Baixe em PDF
  1. Todo o necessário para calcular a taxa de crescimento básica são dois números — um que representa a quantidade inicial e outro que representa a quantidade final. Em um exemplo, suponha que o seu negócio tenha tido um valor de no início do mês, mas que chegou a no dia de hoje — agora, basta calcular a taxa de crescimento considerando como valor inicial (ou "passado") e como valor final (ou "presente"). Faremos aqui um problema simples para ilustrar esse conceito: aqui, usaremos os números (valor passado) e (valor presente).
    • Quando ambos os valores forem idênticos, não houve qualquer variação, e a taxa de crescimento será igual a zero.
  2. Basta inserir os valores passado e presente na seguinte equação: . A sua resposta estará em forma de fração — divida-a para chegar ao resultado decimal. [1]
    • No presente exemplo, será usado como valor final e será usado como valor inicial. A equação ficará expressa da seguinte maneira:
  3. A maioria das taxas de crescimento é expressa em forma percentual. Para converter o resultado, basta multiplicar o valor decimal por e acrescentar o símbolo . Porcentagens representam um meio universal e simples de expressar a variação que existe entre dois números. [2]
    • No presente exemplo, basta multiplicar por e acrescentar o símbolo percentual:
    • A resposta indica que a taxa de crescimento é igual a . Em outras palavras, o valor presente será maior que o valor passado. Na situação oposta, o menor valor presente indicaria uma taxa de crescimento negativa .
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Taxa de crescimento médio em intervalos regulares

Baixe em PDF
  1. Esse passo não é absolutamente necessário, mas tem grande utilidade por possibilitar a visualização dos dados como uma amplitude de valores ao longo do tempo. Para a finalidade presente, uma tabela simples bastará — use duas colunas, listando os valores de tempo na esquerda e as quantidades correspondentes na direita.
  2. Eles deverão conter valores regulares de tempo, cada um deles estando associado a um valor de quantidade. A unidade de medida usada é irrelevante — o método funciona bem para dados coletados ao longo de minutos, segundos, dias e mais. No exemplo em questão, os dados estão expressos em termos de anos. Escreva os valores passado e presente na nova equação:

    Aqui, representa a quantidade de intervalos de tempo . [3]
    • Esse método resulta em uma taxa de crescimento médio para cada intervalo de tempo com base nos valores passado e presente, assumindo-se sempre uma taxa de crescimento constante. Uma vez que o exemplo usa anos como unidade de medida, esse é um indício de que o resultado se refere à taxa de crescimento anual .
  3. Manipule algebricamente a equação até que a "taxa de crescimento" esteja isolada em um dos lados da igualdade. Para isso, basta dividir ambos os lados pelo valor passado, elevar o expoente a e subtrair .
    • Se os cálculos estiverem corretos, você obterá:
  4. Insira os valores passado e presente, bem como o valor de (quantidade de intervalos de tempo presentes nos dados, incluindo os valores passado e presente). Avance nos cálculos de acordo com os princípios algébricos básicos, a ordem de operações e assim por diante.
    • No presente exemplo, serão usados os valores (presente) e (passado), bem como um período temporal equivalente a anos no lugar de . Nesse caso, a taxa de crescimento anual será igual a

    • Em média, o valor da empresa cresceu aproximadamente ao ano.
    Publicidade

Dicas

  • Esse método funciona em ambas as direções, sendo possível usar a mesma fórmula em casos ascendentes e descendentes. Se houver uma diminuição nos valores, trata-se de uma redução no crescimento.
  • A fórmula é expressa como:
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 516 601 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade