Baixe em PDF Baixe em PDF

Metros por segundo é uma medida de velocidade semelhante a quilômetros por hora . O cálculo fica fácil se você conhecer os valores da distância em metros e do tempo em segundo. É possível usar a equação para calcular a velocidade. Você pode ainda determiná-la interpretando um gráfico cartesiano de distância tempo. No entanto, às vezes você terá o valor da velocidade em outras medidas, como milhas por hora . Nesse caso, é preciso calcular uma série de proporções para converter a partir de unidades diferentes até chegar no resultado desejado em metros por segundo .

Método 1
Método 1 de 3:

Calculando a velocidade com distância e tempo conhecidos

Baixe em PDF
  1. A equação a ser usada é . [1] A distância se refere a quão longe alguém ou algo se deslocou e o tempo se refere a quanto demorou até que toda a distância fosse percorrida.
  2. Essa informação será dada em metros. No entanto, pode ser necessário calculá-la com dados oferecidos pelo enunciado ou convertê-la de outra unidade, como milhas, pés ou quilômetros.
    • Você pode saber, por exemplo, que o Henrique dirigiu seu carro por metros. A fórmula, por ora, estará assim:
  3. Em alguns casos, esse dado estará presente no enunciado e, em outros, será necessário calculá-lo tendo como base um início e um fim. Determine a diferença entre ambos calculando o tempo total do deslocamento. Nesses casos, você possivelmente terá que efetuar uma conversão de minutos para segundos, multiplicando o valor encontrado por . [2]
    • Você talvez saiba, por exemplo, que Henrique começou a dirigir às . Depois de avançar metros, ele chegou em seu destino às . A diferença entre ambos os horários equivale a minutos. Para determinar esse valor em segundos, calcule . Conclui-se então que Henrique viajou por segundos. A fórmula ficará assim:
  4. Você obterá um resultado em metros por segundo .
    • No exemplo acima,
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Calculando a velocidade usando um gráfico distância/tempo

Baixe em PDF
  1. Ela é expressa como [3]
  2. Ele deve ser exibido no formato cartesiano, com ao menos uma reta projetada. Ela representará a distância e o tempo necessário para o deslocamento de algo ou alguém. Se o gráfico tem diversas retas, cada uma delas representará um objeto de estudo individual.
    • O primeiro extremo da reta indica quando o objeto ou a pessoa começou a se mover. O segundo, por sua vez, representa quando esse movimento cessou.
  3. Interprete os eixos e do gráfico. O eixo é o eixo horizontal e indica o tempo gasto no deslocamento. O eixo , por sua vez, é o eixo vertical e representa a distância percorrida. [4] Se as unidades no gráfico não estiverem em metros por segundo , será necessário convertê-las depois da estipulação.
    • Quanto mais inclinada a reta nesse plano cartesiano, maior a velocidade. [5]
    • Uma reta horizontal demonstra que não houve variação na distância, sugerindo que a velocidade equivale a . [6]
  4. Para isso, encontre a respectiva reta no gráfico e observe o ponto onde termina. Determine aqui a coordenada movendo o dedo horizontalmente ao longo do eixo, o que estipulará a distância percorrida. [7] Se a reta não começa no ponto , será necessário determinar a distância subtraindo os valores de ambas as extremidades.
    • Se a reta que representa a distância e o tempo de Henrique começa em e termina em , a quantidade de metros percorrida será igual a .
  5. Para isso, volte ao ponto onde a reta termina e determine sua coordenada movendo o dedo verticalmente ao longo do eixo. Isso resultará no tempo necessário para o deslocamento. [8]
    • Se a reta que representa a distância e o tempo de Henrique termina em , a quantidade de segundos equivalerá a .
  6. Insira os dois valores na equação e divida um pelo outro a fim de calcular a velocidade. Se as unidades no gráfico forem outras que não metros por segundo , será necessário convertidas para se adequar ao resultado desejado.
    • No exemplo,
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Convertendo milhas por hora em metros por segundo

Baixe em PDF
  1. Use a equação . [9] Preencha as variáveis tomando por base a quantidade de milhas percorridas ao longo de uma hora.
    • Se Rebeca, por exemplo, milhas em horas a uma velocidade constante, deve-se calcular esse valor através de . Em forma de proporção, ele seria expresso como
  2. Para isso, prepare frações que cancelem a unidade. É necessário multiplicar duas que compartilhem uma delas, mas não a outra. [10] Para que uma das unidades seja cancelada, ela deve ser o numerador de uma fração e o denominador de outra. Como há minutos em uma hora, multiplique a velocidade em milhas por hora pela fração
    • Por exemplo:






  3. Para isso, basta seguir no mesmo caminho percorrido no passo anterior, multiplicando as duas proporções para cancelar unidades. Há segundos em um minuto, de modo que a segunda fração será
    • Por exemplo:






  4. Em problemas usando o Sistema Imperial, vale lembrar que há pés em uma milha. [11] Logo, você multiplicará a proporção de milhas por segundo por
    • Por exemplo:






  5. pés em um metro, [12] de modo que se multiplicará a proporção em pés por segundo por
    • Por exemplo:






  6. Como resultado, você obterá a velocidade em metros por segundo .
    • No exemplo, . Por isso, conclui-se que Rebeca dirigiu à velocidade média de
    Publicidade

Dicas

  • Velocidade e rapidez são conceitos distintos na física. O primeiro é uma quantidade vetorial que mede a taxa à qual um objeto muda de posição. A segunda, por sua vez, é uma quantidade escalar que mede quão rapidamente um objeto se movimenta. [13] Você não calculará velocidade e rapidez da mesma forma, então lembre-se de não confundi-las.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 908 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade