PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O “erro padrão” (da média) está relacionado ao desvio padrão da distribuição amostral de uma medida. Em outras palavras, pode ser usado para medir a precisão de uma média amostral calculada. Muitos usos do erro padrão implicitamente assumem uma distribuição normal. Se você precisa calcular o erro padrão, vá ao Passo 1.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entendendo o Básico

PDF download Baixe em PDF
  1. O desvio padrão de uma amostra é uma medida de sua dispersão. Ele é normalmente representado por um s. A fórmula matemática para o desvio padrão é mostrada acima.
  2. A média da população é a média de um conjunto numérico que inclui todos os números do grupo - em outras palavras, a média do conjunto completo de números, em vez de apenas uma amostra.
  3. A média aritmética é simplesmente a média: a soma de uma coleção de valores dividida pelo número de valores na coleção.
  4. Quando uma média aritmética é baseada em uma série de observações obtidas por amostragem de uma população estatística, ela é chamada “média da amostra”. É a média de um conjunto numérico que inclui apenas uma porção dos números em um grupo. É representada como:
  5. Distribuições normais, que são as mais comumente usadas, são simétricas, com um pico central único na média dos dados. A forma da curva é semelhante á forma de um sino, com a curva descendo igualmente de cada lado da média. Metade da distribuição fica à esquerda da média e metade para a direita. A dispersão de uma distribuição normal é controlada pelo desvio padrão.
  6. A fórmula para o erro padrão da média é mostrada acima.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Calculando o Desvio Padrão

PDF download Baixe em PDF
  1. Para encontrar o erro padrão, primeiro você deve encontrar o desvio padrão (porque o desvio padrão, s, é parte da fórmula do erro padrão). Comece encontrando a média dos valores de sua amostra. A média da amostra é expressa pela média aritmética das medidas x1, x2, . . . xn. É calculada pela fórmula mostrada acima.
    • Por exemplo, digamos que você precise calcular o erro padrão de uma média amostral para as medidas de peso de cinco moedas, como listadas na tabela abaixo:
      Você calcularia a média amostral inserindo os valores dos pesos na fórmula, como se segue:
  2. Uma vez que você tenha a média amostra, você pode expandir sua tabela subtraindo-a de cada medida individual e então elevando o resultado ao quadrado.
    • No exemplo acima, sua tabela expandida ficaria assim:
  3. O desvio total é a soma dessas diferenças da média amostral elevadas ao quadrado. Some os valores para encontrá-lo.
    • No exemplo acima, você faria como se segue:
      Esta equação fornece o desvio quadrático total das medidas em relação à média amostral. Note que o sinal das diferenças não importa.
  4. Uma vez que você tenha o desvio total, você pode encontrar o desvio médio dividindo por n -1. Note que n é igual ao número de medidas.
    • No exemplo acima, você tem cinco medidas, então n – 1 seria igual a 4. Você faria o cálculo como a seguir:
  5. Você agora tem todos os valores necessários para usar a fórmula do desvio padrão, s.
    • No exemplo acima, você calcularia o desvio padrão como se segue:
      Seu desvio padrão seria então 0.0071624.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Encontrando o Erro Padrão

PDF download Baixe em PDF
    • No exemplo acima, você calcularia o erro padrão como se segue:
      Seu erro padrão (o desvio padrão de sua média amostral) é portanto 0.0032031 gramas.

Dicas

  • O erro padrão e o desvio padrão são geralmente confundidos. Veja que o erro padrão descreve o desvio padrão da distribuição amostral de uma estatística, não a distribuição de valores individuais.
  • Em artigos técnicos, o erro padrão e o desvio padrão são às vezes misturados. Um sinal ± é usado para juntar as duas medidas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 837 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade