Baixe em PDF Baixe em PDF

A contenção é um aparelho feito sob medida para "conter" ou manter a posição dos dentes após a remoção do aparelho fixo. Colocá-la corretamente na boca fará com que os ajustes feitos pelo aparelho sejam conservados e manterá os dentes em boa forma. Existem dois tipos principais de contenção: a contenção Hawley e a contenção Essix ou de acetato. Essas contenções podem ser usadas tanto nos dentes de cima quanto nos de baixo. Existe uma terceira opção de contenção que permanece fixa nos dentes e pode ser removida apenas pelo dentista, por isso você não precisa se preocupar com ela.

Método 1
Método 1 de 2:

Colocando uma contenção Hawley

Baixe em PDF
  1. Elas são feitas de plástico e fios de metal. A parte de plástico deve ter o formato do céu da sua boca. Os fios devem se encaixar à parte da frente dos dentes (geralmente os seis primeiros), com mais fios na parte de trás para manter a contenção presa aos dentes posteriores. [1]
  2. Observe se a contenção deve se encaixar nos dentes de cima ou nos de baixo. A placa de plástico no centro da contenção deve estar voltada para cima ou para baixo em direção aos dentes que manterá no lugar. O fio de metal deve estar voltado na direção oposta a sua boca.
  3. Verifique se a contenção está posicionada próxima aos dentes certos. Não deixe a contenção nessa posição por muito tempo. Este é apenas um passo rápido para que seja possível encaixar a contenção de uma só vez.
    • Não use muita força. Você pode machucar as gengivas se a contenção não estiver posicionada corretamente. Use um espelho para posicionar a contenção enquanto mantém a boca bem aberta.
  4. Faça isso rapidamente depois de colocar a contenção na boca. Verifique se a placa de plástico está bem encaixada no céu ou base da boca e se os fios estão bem posicionados ao redor dos dentes da frente e de trás. Entre em contato com o seu dentista se a contenção não se encaixar propriamente. Ela provavelmente vai precisar de ajustes nos fios ou na placa de plástico.
  5. Use os dedos para empurrar a contenção para o lugar certo. Não morda a contenção para ajustá-la, pois isso pode danificá-la. A contenção pode não ter sido presa corretamente se ela ficar muito solta ou fora do lugar. Também pode ser necessário consultar o seu dentista para ajustá-la. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Colocando uma contenção Essix

Baixe em PDF
  1. Esse tipo de contenção é feita de acetato transparente, sem partes adicionais ou fios. Ela deve cobrir todos os dentes (de cima ou de baixo). Por serem feitas de plástico, as contenções Essix podem se torcer ou dobrar, o que faz com que elas não se encaixem adequadamente. Talvez seja necessário ajustar ou substituir sua contenção caso ela não se encaixe mais na sua boca. [3]
  2. Observe se a contenção deve se encaixar nos dentes de cima ou nos de baixo. Verifique se o arco está voltado para frente e se a abertura pode ser encaixada facilmente nos dentes certos.
  3. Verifique se a contenção está posicionada próxima aos dentes certos. Não deixe a contenção nessa posição por muito tempo. Este é apenas um passo rápido para que seja possível encaixar a contenção de uma só vez.
  4. Faça isso rapidamente depois de colocar a contenção na boca. O plástico deve se encaixar confortavelmente sobre todos os dentes sem se mover. Verifique se a contenção está presa firmemente em todos os dentes, incluindo os de trás. A contenção pode não ter sido presa corretamente se ela ficar muito solta ou fora do lugar.
    • Lembre-se de não comer com a contenção na boca. Além de quebrá-la, você pode machucar sua mandíbula.
    Publicidade

Dicas

  • Estes são os únicos tipos de contenção que você pode colocar sozinho. A contenção fixa não deve se soltar dos dentes. Se isso acontecer, visite seu dentista o quanto antes para fixá-la novamente.
  • Lembre-se de usar a contenção com a frequência recomendada pelo dentista. A contenção pode não funcionar corretamente se não for utilizada com a frequência necessária, e você pode ter que continuar a usá-la por mais tempo ainda.
  • Você provavelmente produzirá mais saliva por ter um objeto estranho na boca. Isso é normal e deve parar de acontecer depois de alguns dias. [4]
  • Provavelmente, será difícil falar nos primeiros dias à medida que sua boca se acostuma com a contenção. Praticar a fala lendo em voz alta, por exemplo, pode ajudar você a se ajustar mais rapidamente.
  • Sua contenção é moldada especificamente para se encaixar nos seus dentes. Leve-a ao seu dentista para que ele possa ajustá-la caso ela não se encaixe corretamente ou esteja causando dores ou cortes na sua boca.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 51 920 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade