Baixe em PDF Baixe em PDF

Escrever uma introdução eficaz pode ser um dos aspectos mais intimidantes do ato de escrever um artigo. Embora existam várias maneiras de escrever os parágrafos iniciais, considere começar com uma citação. Encontrar a citação perfeita e usá-la corretamente, com suas próprias palavras, pode garantir que seu artigo tenha um excelente início.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Em busca da citação perfeita

Baixe em PDF
  1. Usar uma citação muito famosa, citando-a da mesma forma que todo mundo faz, pode entediar o leitor. [1] Pode parecer também que você foi preguiçoso ou que não levou seu público em consideração.
  2. Encontre uma citação que seja de alguma forma surpreendente. Considere uma das propostas seguintes:
    • Cite uma pessoa dizendo algo que não se esperaria dela.
    • Cite alguém que não seja mundialmente famoso.
    • Use uma citação conhecida, mas a contradiga.
  3. Conhecer o contexto no qual a citação foi originalmente usada é importante para usá-la corretamente. Será útil também para você determinar se ela é uma forma apropriada de introduzir seu artigo.
  4. A eficácia da citação escolhida será determinada pelos leitores de seu trabalho.
    • Determine se os leitores reconhecerão a pessoa que você vai citar. Se for alguém desconhecido ou que você acha que os leitores não reconhecerão, considere acrescentar breves detalhes sobre a pessoa.
    • Não use uma citação que possa ofender seus leitores, a menos que você planeje contradizê-la.
    • Procure um equilíbrio entre pressupor que seus leitores sabem de tudo e presumir que eles não sabem de nada. Você deve ser claro e didático, mas sem insultar a inteligência do público.
  5. Pense na sua citação como um “anzol” que prenderá o leitor e o fará querer ler mais de seu artigo. Uma citação bem feita é uma das formas de atrair o leitor para o texto. [2]
  6. Uma citação mal-humorada que não ajude a definir seu tema, ou que não esteja relacionada com o resto do texto, distrairá o foco do artigo. [3]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Citando corretamente

Baixe em PDF
  1. Citações nunca devem aparecer sozinhas no texto. Suas próprias palavras devem introduzi-la, normalmente vindo antes da citação em si (embora não haja problema se vier depois). Existem muitas opções disponíveis para introduzir citações:
    • Use a citação como o predicado de uma frase. O sujeito da oração será a pessoa que disse a citação original, e o verbo muito provavelmente será um sinônimo de “disse”. Por exemplo, "Joana Silva disse que 'blá blá blá.'"
    • Descreva o conteúdo da citação. Use uma frase própria (gramaticamente correta) para descrever ou parafrasear o que a citação dirá, depois insira uma vírgula ou dois pontos (:) e então insira a citação completa, sem erros. Por exemplo: "Joana Silva disse certa vez algo totalmente impressionante: 'a coisa impressionante que ela disse.'"
    • Comece com a citação. Se você começar uma frase com a citação, certifique-se de colocar uma vírgula depois dela e então acrescentar um verbo e mencionar a fonte: "'Blá blá blá,' disse Joana Silva."
  2. Citações devem sempre aparecer entre aspas. Se você não usar aspas, poderá ser acusado de plágio. [4]
    • A citação só precisa começar com letra maiúscula se ela for o início de uma frase ou se a primeira palavra da citação for um nome próprio, como o nome de uma pessoa ou lugar.
    • Se a citação se inicia com letra maiúscula e termina com ponto final, coloque toda a frase entre aspas, incluindo o ponto final. Por exemplo, “essa é a citação.”
    • Material parafraseado (quando você escreve a ideia de outra pessoa com suas próprias palavras) não precisa ser colocado entre aspas, mas o autor original ainda deve ser citado.
    • Se introduzir a citação com o nome do autor e um verbo, utilize dois pontos ou a conjunção que . Por exemplo, "Joana Silva disse: 'blá blá blá'" ou "Joana Silva disse que 'blá blá blá.'"
  3. Pode parecer uma dica óbvia, mas certifique-se de que a pessoa que você está citando realmente disse aquilo. Nem todas as fontes de informação são legítimas, por isso, procurar em fontes acadêmicas em vez de fontes da internet pode ser resultar numa citação mais precisa. Começar seu trabalho com um erro óbvio criará um mau precedente para o resto de suas ideias.
    • Tome um cuidado especial com citações encontradas em sites como Pinterest, Pensador ou Citador. Tais fontes são conhecidas por atribuir erroneamente a autoria de citações e até por criar citações famosas.
  4. Isso está ligado à honestidade acadêmica. Não manipule uma citação para alcançar seus objetivos, excluindo algumas palavras ou enganando seus leitores quanto ao contexto da citação. [5]
  5. Se a citação for grande ou se você só precisa de parte dela para fazer suas colocações, você pode tirar algumas partes ao usar uma elipse (...), ou seja, reticências entre parênteses. [6]
    • Você também pode precisar substituir uma palavra (como um nome no lugar de um pronome) para ser mais claro. Se precisar fazer uma substituição, coloque a palavra entre colchetes para indicar que você fez uma alteração. Os colchetes também podem ser usados para incluir informações ou comentários na citação. Exemplos: a) '"Realmente agradeço as chances que [Kidd] me deu no time', disse Teletovic." b) '"Agora eu quero contar as [verdadeiras] histórias da beira do cais da Bahia.' (Jorge Amado, Mar Morto, 1936)".
    • Assegure-se de manter o intuito original da citação ao fazer alterações. Mudanças só devem ser feitas para preservar a clareza ou reduzir o tamanho, e não para manipular o conteúdo da citação.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Incorporando a citação na introdução

Baixe em PDF
  1. Ela precisa ser introduzida com suas próprias palavras, que podem vir antes ou depois da citação. É preciso também identificar seu autor.
  2. Se a citação for a primeira frase de seu trabalho, certifique-se de fornecer 2 ou 3 frases de explicação e contexto. Deve ficar bem claro o por quê de você ter escolhido usar a citação e por quê ela é importante para o resto do texto.
  3. Você deve proporcionar ao leitor uma relação explícita entre a citação e a sua teoria, ou o argumento central do artigo. [7]
    • Tenha certeza de que a citação escolhida sustente sua teoria.
    • Certifique-se de que usar citações saliente seu argumento, em vez de desviar-se dele. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Procure uma citação que seja significativa, não uma que simplesmente achou numa lista da internet. Se o contexto e o estilo da citação falarem por você, é mais provável que você consiga vinculá-la ao seu artigo efetivamente.
Publicidade

Avisos

  • Alguns professores jamais aceitariam encontrar uma citação no começo de um artigo. Por ser um método bastante utilizado, existe um certo preconceito contra essa prática. Você, porém, pode superar esse preconceito, empregando a citação com excelência.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 856 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade