PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer começar a comer e a gostar de um alimento que sempre detestou? Ou gostaria de impressionar um pretendente, familiar, ou parceiro de negócios durante um jantar, mas não tolera a comida que será servida? Continue lendo este artigo para conseguir comer qualquer coisa e não ofender outras pessoas e, quem sabe, até aprender a gostar dessa comida!

Método 1
Método 1 de 2:

Disfarçando o gosto

PDF download Baixe em PDF
  1. Dessa forma, você conseguirá engoli-lo sem precisar mastigar tanto, e ele se misturará melhor com os outros itens do prato — engolir pedaços inteiros também é uma opção, mas tome muito cuidado para não fazer isso com pedaços duros ou grandes demais, ou você poderá engasgar.
  2. Misture a comida com coisas saborosas — quem não gosta de aspargos, por exemplo, pode esconder um pedaço da hortaliça em uma garfada generosa de purê de batata. Outra opção é simplesmente colocar alguma comida gostosa na boca antes de dar uma garfada no alimento ruim, criando uma barreira para as suas papilas gustativas.
  3. Tome um copo de água, refrigerante, suco, ou qualquer outra bebida antes de dar uma mordida no tão temido alimento e, depois, dê outro gole assim que colocar a comida na boca — além de tirar o gosto ruim, isso vai ajudá-lo a engolir com mais facilidade.
  4. Acrescente sal, pimenta, manteiga, suco de limão, ketchup, mostarda, ou qualquer outro condimento disponível. Tome cuidado, porém, para não deixar na cara que você está exagerando nos temperos, e não peça por alguma coisa que já não esteja disponível ou que não tenha nada a ver com o prato em questão — isso poderia ofender o cozinheiro ou as outras pessoas à mesa.
  5. Respire pelo nariz antes de dar uma garfada e tente prender a respiração enquanto estiver mastigando e engolindo — isso vai atenuar um pouco o sabor.
  6. Não se sinta obrigado a comer um prato inteiro se estiver em um jantar ou outro evento social — em vez disso, apenas coma o suficiente para mostrar que você gostou da refeição, mas que está já satisfeito e não consegue terminar. Deixe restos de outras comidas no prato também, dessa forma, você não vai transmitir a impressão de que desprezou uma única coisa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Aprendendo a gostar do alimento

PDF download Baixe em PDF
  1. Procure receitas on-line que usem essa comida — talvez você se surpreenda ao descobrir que um prato que parece delicioso leva tal ingrediente. Poderia ser uma receita de sobremesa que leva algum legume, ou uma sopa ou ensopado que combine esse alimento com diversos outros ingredientes, disfarçando o sabor.
    • Caso não goste de uma determinada fruta ou verdura, experimente alguma receita que leve tal ingrediente, como bolo de cenoura, pão de abobrinha ou milkshake de abacate. [1]
    • Você dificilmente se acostumará com o sabor desse alimento se ele estiver encoberto por outros ingredientes, mas isso vai ajudá-lo a aceitar a ideia de que tal comida pode fazer parte de pratos saborosos.
  2. Tente preparar ou comer o alimento usando novos molhos ou temperos, mas não exagere a ponto de encobrir totalmente o sabor. Use livros de receita ou sites de culinária se quiser ideias de temperos que combinem com a comida — os restaurantes de diferentes países são uma ótima forma de experimentar variações de preparos e sabores para um mesmo ingrediente.
  3. Fale com seus amigos, familiares, ou até mesmo com o anfitrião do jantar sobre a comida em questão, e pergunte como eles gostam de prepará-la — experimente novos modos de preparo até encontrar o mais saboroso.
  4. Faça experimentos ou use receitas retiradas de livros e sites de culinária, ou sugeridas por amigos e familiares, para preparar pratos com esse ingrediente. Observe como o gosto do alimento muda com os diferentes tipos de preparo, como grelhado, ao vapor, cozido ou frito; e faça experimentos com quaisquer molhos e temperos da sua cozinha, ou compre os condimentos sugeridos pela receita.
  5. Caso esse alimento tenha diferentes tipos, dê uma chance a cada um deles para descobrir qual é o melhor — experimente versões frescas e enlatadas, ou tente comprar uma fruta ou verdura diretamente do produtor, em vez do supermercado.
  6. Use livros ou a internet para aprender tudo sobre essa comida — você vai apreciar mais o ingrediente se passar a compreender suas nuances e as formas como ele difere de outros alimentos. [2]
  7. Independentemente de como decidir preparar ou comer tal ingrediente, procure fazer isso em situações felizes, quando estiver cercado de companhias agradáveis — dessa forma, sua resposta emocional à comida será mais positiva. [3]
  8. Mesmo que não descubra nenhuma forma de deixar a comida mais gostosa, continue comendo-a sempre que possível, mesmo que precise disfarçá-la completamente com outros ingredientes — assim, você poderá condicionar a mente a gostar desse alimento. [4]
    Publicidade

Dicas

  • Condimentos muito fortes, como o molho de pimenta, e bebidas pesadas, como o leite, disfarçam bem o sabor dos alimentos.
  • Essas sugestões também poderão ajudá-lo a tomar alguma bebida de sabor desagradável.
  • Converse sobre o alimento com alguém que goste dele para aumentar seu interesse pelo assunto.
  • Use molho de salada se você não gosta muito de verduras ou legumes.
  • Experimente coisas novas — algumas comidas podem ter cheiros estranhos ou aparências desagradáveis, mas esses fatores nem sempre têm relação com o sabor.
Publicidade

Avisos

  • Dê pequenas garfadas no início, particularmente se você não souber bem o que esperar do tempero ou da textura — ninguém quer dar uma mordida gigante em algo muito apimentado ou difícil de mastigar.
  • Controle as próprias reações e evite fazer cara feia ou cuspir a comida no guardanapo — não seja rude com a pessoa que preparou a comida, nem com quem estiver compartilhando a mesa com você.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 536 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade