Baixe em PDF Baixe em PDF

O solo argiloso é muito denso, podendo causar problemas graves de drenagem para suas plantas. Esse tipo de solo é comum em muitas partes do mundo, limitando o cultivo de jardineiros e fazendeiros. No entanto, é possível corrigi-lo ou alterá-lo para fornecer um solo mais fértil para suas plantas.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando a correção do solo

Baixe em PDF
  1. Esta provavelmente é a opção mais fácil e, embora você fique limitado a um certo segmento de plantas e árvores, haverá uma boa chance de tudo o que você plantar crescer. Existem várias plantas e árvores que toleram esse tipo de solo. Por outro lado, Muitas plantas terão dificuldade para se desenvolver em um solo argiloso, independente da eficácia da correção do solo. [1] Escolher plantas que gostam de um solo muito seco ou excessivamente ácido pode dar muito trabalho.
  2. O primeiro passo para corrigir o solo é diagnosticar o nível de acidez. Há várias maneiras de fazer isso, seja com testes com tiras de papel ou de outros tipos de teste. Confira as opções em uma agropecuária.
    • As instruções para o uso do teste estarão inclusas no pacote. A depender do produto e do vendedor, os resultados estarão disponíveis o quanto antes e você terá recomendações sobre o que fazer.
    • O pH é uma escala do quão ácido ou alcalino um material é. Essa escala vai do 0 ao 14, sendo 0 o mais ácido, 7 neutro e 14 o mais básico. [2]
  3. Corrigir o solo para ficar mais ácido, por exemplo, não surtirá efeito se a água for muito alcalina e você planeja usá-la para regar as plantas. Não tenha preguiça — teste o pH da água e do solo. A água costuma ser um pouco alcalina, o que pode ou não ser bom, dependendo do que for cultivar.
    • Se a água for básica, significa que não é tratada. A água subterrânea costuma ser básica, principalmente porque não corrói as tubulações que a contém e a transporta. A água ácida é mais "leve", tratada com a remoção do cálcio e do magnésio.
    • Se não quiser se arriscar, obtenha água pura filtrada. Esta pode ser considerada neutra, portanto, não afeta o pH do solo, embora possa gerar um grande custo.
  4. [3] Este ajudará a determinar se a drenagem do solo é boa. Cave um buraco de 60 cm de profundidade e 30 cm de largura. Encha-o com água e espere-o drenar totalmente. Agora, encha-o novamente e observe o tempo necessário para drenar.
    • Se levar menos de 12 horas para drenar, você pode cultivar com segurança qualquer planta que precise de um solo com boa drenagem.
    • Se levar entre 12 e 24 horas, você pode cultivar com segurança plantas que toleram um solo mais pesado ou argiloso.
    • Se levar mais de 24 horas, só poderá plantar árvores que suportam inundações ocasionais, como o abeto balsâmico e o bordô vermelho. [4]
  5. Trabalhe ao menos 15 cm, de preferência cerca de 20 cm. Revolva a terra um pouco além da área de plantio. Desse modo, as raízes terão um espaço extra para crescerem.
    • Se você não tiver uma máquina de revolver a terra, é possível usar um garfo de jardinagem para soltar e arejar o solo. A vantagem dessa ferramenta é que você não mexerá na estrutura do solo, conservando os micro-organismos naturais. A desvantagem de apenas arejar o solo em vez de trabalhá-lo é que talvez montes densos de argila ainda existam após soltar o solo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Corrigindo o solo

Baixe em PDF
  1. Espere por um período mais seco para começar o trabalho. A argila úmida se compacta fácil, dificultando a correção. Você precisará de toda a ajuda possível para corrigir a argila, por isso procure facilitar o trabalho.
  2. Meça o espaço que você corrigirá. O ideal é escolher um espaço grande. Uma pequena área corrigida ajudará as plantas no começo, mas quando suas raízes começarem a expandir e passar da pequena área e atingir a argila, elas se duplicarão na área corrigida rapidamente, causando problemas com o desenvolvimento do sistema da raiz.
  3. A maioria dos solos argilosos é alcalina, o que significa que provavelmente será necessário abaixar o pH do solo. Há várias maneiras de fazer isso. As substâncias mais comuns para adicionar em um solo argiloso são areia de construção, gipsita, esterco, compostagem ou outra matéria orgânica grossa.
    • A areia de construção e a gipsita permitem uma drenagem melhor da água e mais bolsas de ar; elas agem para ajudar a separar as partículas da argila.
    • A matéria orgânica ajudará as plantas a obter os nutrientes adequados e também ajudará a aumentar o húmus com micróbios extras, os quais são os blocos de construção de um bom solo. Além disso, ajudará a abaixar o pH do solo, acidificando-o. [5]
    • Tente utilizar uma mistura igual de areia grossa (de construção) e matéria orgânica grossa. Visto que você espalhará essa mistura em uma área maior, utilize grandes quantidades e pense em metros cúbicos. Um metro cúbico de matéria pode cobrir bem os 8 cm do topo de 9 m².
  4. Comece primeiro com a matéria orgânica. Após ser integrada no solo argiloso, a matéria começará a desfragmentar e a desaparecer. Não se preocupe — ela ainda está agindo.
  5. Misture-a bem com a matéria orgânica e a argila utilizando uma máquina de revolver o solo. Se não tiver uma, é possível alugar uma por um bom preço em uma loja onde se alugam ferramentas e máquinas.
    • Se você não conseguir obter areia de construção de boa qualidade, talvez seja necessário usar areia verde ou gipsita como uma alternativa. Elas são mais caras, mas agem da mesma forma, separando as partículas da argila, permitindo a adição de mais água e ar.
    • Estudos revelaram que a gipsita é muito eficaz em áreas onde o solo tem uma alta concentração salina. [6]
  6. Observe atentamente a alteração da acidez. A maioria das plantas não consegue tolerar mudanças drásticas nas condições do solo ou no pH, por isso é necessário garantir que o pH do solo tenha parado de alterar drasticamente antes do plantio.
  7. A argila costuma ser muito alcalina. [7] Por essa razão, talvez seja necessário alterar o pH do solo para deixá-lo mais ácido. Há várias maneiras para fazer isso:
    • Adicionando um fertilizante à base de amônia
    • Adicionando enxofre elementar ou sulfato de ferro
    • Adicionando farinha de semente de algodão, esfagno, ou outro composto
  8. Visto que o solo argiloso é ótimo em reter a umidade, os sistemas de rega automática talvez afoguem suas plantas. Dispense os sprinklers, economize dinheiro e observe as plantas para determinar a quantidade de água de que precisam.
    Publicidade

Dicas

  • Se não houver um escritório de extensão agrícola em sua região, ligue para algum centro de jardinagem ou agropecuária e pergunte onde é possível obter um teste para solo. Talvez alguma universidade de sua região possa ajudar.
  • Às vezes, é mais fácil escolher plantas que crescerão bem em solos de argila. A argila é tão compacta que pode ser difícil cavá-la e corrigi-la.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Máquina de revolver o solo;
  • Matéria orgânica ou adubo;
  • Enxofre horticultural (para pH maior que 7) ou cal (para pH menor que 6);
  • Areia de construção, farinha de sangue ou areia verde.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 60 819 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade