PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O bambu tem várias vantagens em comparação com outros tipos de madeira. Ele cresce extraordinariamente rápido, o que o torna mais barato que muitas outras variedades. A granulosidade é atrativa e ele tem características que o tornam altamente versátil. As qualidades que tornam o bambu tão bom para tantos projetos também apresentam uma desvantagem: elas fazem a madeira ser mais difícil de cortar que outros tipos. Entretanto, é possível cortar bambu com uma ferramenta afiada.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando o bambu para o corte

PDF download Baixe em PDF
  1. Em geral você deve escolher madeira verde se você vai usar o bambu para algum projeto, pois é mais fácil lidar com ela. Você deverá aquecer os talos de bambu se o tempo estiver muito frio para eles não racharem.
    • Ponha fita adesiva no local onde você vai cortar. Ela pode impedir a madeira de lascar. Use um podador afiado para os talos com menos de 2,5 cm de espessura. Você deve usar uma serra afiada para aqueles mais grossos. Use uma serra com os dentes retos para não romper as fibras do bambu.
    • Use sua fita métrica ou um projeto mais formal para determinar que tamanho de bambu você deseja. Encontre talos de bambu da espessura desejada, mas tenha em mente que o bambu não vem em espessuras padronizadas.
  2. A maioria das pessoas usa ou corta a haste do bambuzeiro porque esta é a parte que cresce sobre o solo. Em geral, ela cresce reta. [1]
    • As hastes têm nós que as reforçam. Essa é a sua função para a planta. O número de nós pode variar dependendo do tipo de bambu. Você pode encontrar os nós procurando áreas que têm dois anéis perto um do outro. O anel inferior é chamado de anel bainha, e o superior é chamado anel haste.
    • A maioria dos bambus é oca por dentro. A espessura da “parede” varia de acordo com a espécie de bambu. [2]
  3. O corte deve ser feito num ângulo de 45 graus entre os nós.
    • Trabalhe em um local a temperatura ambiente para, mais uma vez, prevenir rachaduras.
    • Geralmente, usa-se óleo mineral para lubrificar o bambu.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cortando o bambu

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você vai usar pequenas quantidades de bambu para fazer algum artesanato decorativo doméstico, simplesmente serre o bambu com uma faca afiada.
    • O bambu pode ser cortado com precisão usando-se uma serra fina para madeira ou metal. Como ele é um material fibroso, tome cuidado ao final do corte para evitar rachaduras. Vá devagar no final. Use uma faca relativamente afiada. Sempre corte o bambu na diagonal. Você pode cortar bambus de até 2,5 cm de espessura com uma tesoura de jardinagem. Para mais grossos, use uma serra.
    • Se o trabalho exigir quantidades maiores de bambu, você vai precisar de uma mesa e de uma serra bem afiada. Posicione a parte que você quer cortar na borda da mesa e segure o bambu na mesa. Então, simplesmente serre a ponta do bambu. Você também pode furar o bambu com uma furadeira.
    • Para bambus mais grossos que 2,5 cm, use uma serra fina e trabalhe sobre uma bancada estável e dê um jeito de manter o bambu fixo (fita adesiva funciona muito bem). Fixe as duas pontas à bancada de trabalho, marque onde você quer cortar e corte! Considere usar uma braçadeira para segurar o bambu à mesa. Enrole uma toalha na parte do bambu que entra em contato com a braçadeira para prevenir marcas na superfície da madeira.
  2. Talvez você deseje cortar bambus para colocar num vaso decorativo. Isto não é muito difícil de fazer.
    • Ao pegar um bambu, certifique-se de que ele não está doente ou danificado. Encontre os nós. Eles parecem anéis. Deve haver de 4 a 6 nós.
    • Use uma faca afiada para cortar o nó na parte mais inferior. Corte num ângulo de 45 graus e use uma faca afiada o suficiente para que o seu corte seja preciso, e não irregular. Escolha um nó e corte logo acima.
    • Tire todas as folhas e brotos do bambu. Não se esqueça de regar o seu bambu, mesmo se você o colocar num vaso decorativo. Troque a água uma vez por semana e não deixe o bambu sob luz solar direta. Mas deixe-o, sim, num quarto iluminado.
  3. Digamos que você tem um bambuzal no seu jardim. É importante podar o bambu para que ele permaneça saudável. [3]
    • Varas de bambu em geram sobrevivem 10 anos. Uma vez chegado o fim desse ciclo, é uma boa ideia removê-las para que novas possam crescer. Você deve podar o bambu por volta da terceira à quinta temporada de crescimento.
    • É melhor podar fora da temporada de caça. A maioria das serras deve servir para cortar um bambu completamente. Use equipamento de proteção e tome muito cuidado ao manusear equipamentos cortantes. [4]
    • Comece cortando no nível do chão. Não se esqueça de cortar o toco para que ninguém tropece. De forma geral, não retire mais de um terço das varas do bambuzal. Remova as danificadas e mortas com um corte horizontal no nível do solo. [5]
  4. Também é possível cortar a parte superior do bambu. Isto irá criar uma aparência viçosa, pois o bambu não irá mais crescer para cima.
    • Com a serra, corte alguns milímetros acima do nó. Quando você corta a parte superior do bambu, novas folhas crescem em cima.
    • Algumas pessoas amarram os bambus juntos com barbante e depois cortam todos de só uma vez, de maneira que quando as folhas crescerem vão criar um visual “moita”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Transplantando o bambu

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha bambus com menos de 3 anos de idade para transplantar. [6]
    • Se você já tem uma planta de bambu em um vaso ou no jardim, é fácil propagá-lo cortando pedaços da haste e os replantando, um método chamado de corte de segmento do colmo. Os pedaços do bambu desenvolvem novas raízes, criando um clone da planta-mãe. Tente cortar uma porção do meio da haste. É preciso ter pelo menos dois “gomos” inteiros do bambu, mais as partes de cima e de baixo. Um “gomo” sendo a parte entre um nó e outro.
    • Corte uma vara de bambu em pedaços contendo de dois a três nós, aqueles lugares da vara de onde crescem as folhas. Use uma faca afiada para fazer isto. Procure no bambu leves protuberâncias e divisões – os nós. Corte o número de pedaços de que vai precisar para replantar. Cada pedaço vai gerar uma nova planta.
    • Faça alguns a mais para garantir em caso de algum problema ou se a planta não vingar. Corte a folhagem fora com uma tesoura.
  2. Cave um buraco no solo ou use um vaso temporário de 15 cm com terra adubada. Plante o pedaço de bambu na terra com um ou dois nós cobertos. Posicione o colmo cortando de maneira a deixá-lo vertical ou em um ângulo de 45 graus no vaso ou na terra.
    • Mantenha a terra úmida, aguando sempre que a superfície parecer seca ao toque. A melhor época para transplantar bambu é no outono, no início da estação chuvosa. Aproveite os meses mais úmidos para começar o transplante dos bambus.
    • Se você transplantar na primavera ou verão, mantenha os pedaços de bambu bem hidratados. Não deixe secar ou as raízes morrerão ou mesmo não se formarão. O bambu é da família das gramíneas. Mantenha-o hidratado, e transplante bambu apenas com o tempo quente.
    • Existe uma outra planta doméstica muito comum chamada bambu-da-sorte. Mas ela não é bambu de verdade. Não a confunda com o verdadeiro bambu ou seu trabalho de cortar ou transplantar não dará certo.
    Publicidade

Dicas

  • Ao cortar em temperaturas muito baixas, aqueça a madeira antes de fazer o corte. A madeira fria tem mais tendência a rachar que a aquecida. Quando se trata de bambu, este risco é maior que com outras variedades.
  • Busque tipos de bambu aglomerantes. Alguns tipos de bambu se alastram rápido e são difíceis de conter. O bambu aglomerante se alastra mais lentamente e é naturalmente mais contido.
  • Ao cortar um grande pedaço de bambu, segure ambas as pontas da haste usando uma segunda bancada de trabalho ou um cavalete. O peso da ponta do bambu pode mover a haste e fazê-la quebrar ou lascar.
Publicidade

Avisos

  • Aplainar bambu, ou seja, cortá-lo no sentido longitudinal para fazer pedaços com um lado plano, é extremamente difícil, portanto é melhor deixar para profissionais. O baixo preço do bambu torna isso acessível, e a crescente disponibilidade de bambu muitas vezes torna isso mais fácil que encontrar as varas apropriadas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Fita métrica;
  • Tesoura de poda ou serra fina;
  • Toalha;
  • Bancada de trabalho com braçadeira;
  • Fita adesiva.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 712 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade