Baixe em PDF Baixe em PDF

As azaleias são conhecidas como "a Realeza do Jardim" e não precisa nem explicar o porquê. Essas plantas geram flores que emocionam e inspiram até poetas e artistas. Flores de tirar o fôlego que vão desde o rosa-choque exuberante ao pêssego e o lilás.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando as azaleias

Baixe em PDF
  1. Elas precisam de climas mais quentes, onde a temperatura não fique abaixo de zero. Se você mora em uma região muito fria onde geadas são frequentes, talvez seja melhor escolher um outro tipo de planta. No entanto, existem alguns tipos de azaleia que também sobrevivem a climas mais frios. [1] :
    • As variedades decíduas de azaleia, como a conhecida como Roseshell ( Rhododendron prinophyllum ), sobrevivem a baixíssimas temperaturas.
  2. São as melhores épocas para o plantio, pois a maior parte das azaleias florescerá na primavera seguinte. Algumas variedades da planta, no entanto, produzirão mais flores durante o verão e outras, no outono. [2]
  3. Azaleias crescem bem em solos enriquecidos, bem drenados e ácidos, com o pH entre 5,5 e 6,0. É fundamental que o solo seja bem drenado pois esta planta não gosta da terra encharcada. Outra coisa a ser evitada é o solo muito argiloso, que obstrui as raízes. [3]
    • Se na região onde você mora o solo for mais alcalino, você pode construir floreiras com uma mistura de musgo esfagno grosso e um pó de serragem fino.
  4. Normalmente as azaleias se desenvolvem bem sob algo que faça um pouco de sobra, filtrando os raios solares em excesso mas sem proteger completamente da luz solar — como embaixo de uma árvore alta, por exemplo. Algumas espécies de azaleia, no entanto, preferem luz solar direta. Quando comprar a sua planta, pergunte qual a melhor forma de cuidar da variedade que você está comprando, ou procure na internet.
    • Escolha um lado da casa que pegue sol por menos horas durante o dia; nas regiões mais a sul do Brasil, provavelmente serão os lados oeste ou sul, nas regiões mais a norte essa diferença é menos perceptível.
  5. Quando transplantar a azaleia para o jardim, deixe uma pequena parte das raízes para fora da terra. Plante-as de 50 a 200 centímetros de distância umas das outras. Preencha metade do buraco com terra, regue bem as azaleias plantadas e, por fim, termine de encher o buraco. [4]
  6. As raízes da azaleia são relativamente pouco profundas e tendem a secar se a terra estiver descoberta. Para manter o solo úmido e ácido, coloque um pouco de folhas, palha ou serragem. Esse procedimento também ajudará a fornecer os nutrientes de que a planta precisa, diminuindo ou até evitando a necessidade de usar fertilizantes. [5]
    • Mantenha essa cobertura em volta da planta com mais ou menos 2 a 3 cm de profundidade. Se você plantou mais de uma azaleia, o ideal são cerca de 5 ou 6 cm de profundidade entre uma planta e outra.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando das azaleias

Baixe em PDF
  1. Esse tipo de planta absorve água através das folhas, então é importante molhar a folhagem, também, e não só ao redor da base do tronco. O ideal é molhá-las de manhã, pois assim elas têm o dia todo para absorver a água e ao mesmo tempo têm tempo para secar. Se as folhas se mantêm molhadas durante a noite o risco de embolorarem é maior. [6]
  2. Uma vez que a azaleia se estabilizar, ela não precisará de muitos cuidados. No entanto, durante os períodos sem chuva é importante molhá-las. Observe a sua planta e, quando notar que as folhas estão murchando, é hora de dar água.
    • Use um regador para dar água para as plantas de cima para baixo, molhando bem as folhas. Se usar regadores automáticos, lembre-se de programá-los para ligar no período da manhã.
  3. No fim da primavera, quando as flores estiverem murchando, potencialize a nutrição da planta. Coloque mais palha ou serragem em volta da planta por cima da terra. Use um fertilizante de liberação controlada que ajude a acidificar o solo para dar um estímulo a mais à planta e ajudá-la a seguir forte durante o verão. Procure por fertilizantes específicos para azaleias.
    • Lembre-se de não usar fertilizantes antes da floração, pois eles estimulam mais o crescimento de folhas e não tanto de flores.
    • Mantenha a terra a pelo menos 30 centímetros de distância do tronco das azaleias.
  4. Pode a planta . Se a sua azaleia for decídua — ou seja, perder as folhas durante parte do ano —, pode-a quando estiver dormente e sem folhas. Azaleias perenes crescerão em todas as direções e a poda ajudará a dar simetria à planta. Faça a poda antes de janeiro para garantir a floração da primavera seguinte.
    • Pode apenas quando necessário. Quanto mais você evitar a poda, melhor.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando de azaleias em ambientes internos

Baixe em PDF
  1. Assim como as azaleias ao ar livre, aquelas que ficam dentro de casa também gostam de solos ácidos e bem drenados. O melhor tipo de solo a ser usado em um vaso de azaleia é uma mistura à base de turfa que não contenha cal. [7]
  2. Dê à sua planta um fertilizante rico em potássio especial para plantas com preferência por solos ácidos. Se possível, compre um fertilizante que contenha ferro.
    • Uma forma de saber se a sua planta tem deficiência de nutrientes é analisando as suas folhas. Se estiverem amareladas com nervuras verdes, significa que a planta precisa de mais nutrientes.
  3. Pra isso, use um vaso com furos para drenagem. As azaleias não se desenvolvem bem com os "pés molhados" — por conta de água em excesso — mas elas precisam do solo úmido. Se possível, use água destilada ou água da chuva para regar as plantas. A água mais dura, como é o caso da água de torneira, contém cloro, que faz mal para as plantas.
  4. Assim como as azaleias externas, as de ambiente interno também não devem ser deixadas em luz solar direta e constante, para evitar que as flores e folhas escureçam e morram. Em vez disso, coloque o vaso em um cômodo bem iluminado, mas em um canto onde não bata muita luz direta.
    • Será que o tipo de azaleia que você tem precisa de luz solar direta? Algumas espécies se desenvolvem melhor sem ela.
  5. Essas plantas vivem melhor em climas mais amenos, sendo que o ideal seria entre 16 e 21°C. Se possível, coloque um umidificador no cômodo onde for deixar a azaleia, já que elas gostam de um percentual de umidade moderado a alto. [8]
    • Se não puder comprar um umidificador, pode colocar o vaso em cima de uma bandeja ou pratinho com pedrinhas molhadas. Isto dará à azaleia a umidade de que precisa.
  6. As azaleias, quando mantidas em ambientes internos e com temperatura mais ou menos constante, têm dificuldade em florescer de novo pois precisam de uns meses de frio para poder gerar novos brotos. Durante o outono ou inverno, coloque a planta em uma parte da casa mais fria (se possível com temperaturas entre 4 e 13°C). Dessa forma, ela ficará dormente e produzirá brotos e botões para a primavera, do mesmo modo como faria fora de casa. [9]
  7. Para conseguir a maior quantidade de flores por planta, você precisará fazer uma poda anual. Pode a planta depois de terminada a floração. Corte o caule a pouco menos de 1 cm do ponto de junção da folha ou galho com o tronco (o nó da folha). Use tesouras de poda bem afiadas para evitar de ‘rasgar’ os galhos e corte alguns ramos a um ângulo de 45°. Isso fará com que a planta gere muitos botões na próxima floração.
    Publicidade

Dicas

  • Se você mora em uma região muito fria, o melhor é manter a azaleia em um vaso. Dessa forma, a planta sobreviverá dentro de casa mesmo em épocas de geada e frio intenso e você poderá apreciar a sua beleza por mais tempo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 344 544 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade