Baixe em PDF Baixe em PDF

As camélias são flores tradicionais e populares, presentes em muitos jardins. Elas existem em uma ampla variedade de cores e tipos. Uma vez plantadas, é importante que recebam o cuidado adequado para continuarem a florescer bem todo ano. Cuidar de suas camélias inclui alimentá-las e molhá-las adequadamente, bem como podá-las e mantê-las do jeito certo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Plantando camélias

Baixe em PDF
  1. Esta é uma regra de ouro. As camélias se dão melhor na sombra, protegidas do sol quente da tarde. [1] Isso não significa que elas precisem estar numa área de sombra completa, basta protegê-las de torrar no sol.
    • Conforme crescem, as camélias conseguem tolerar mais sol. Isso acontece porque uma camélia madura tem uma folhagem frondosa que protege as raízes, garantindo que elas não sequem muito com a luz solar.
    • Isso depende também do tipo de clima a que as camélias são submetidas. Se onde você mora nunca faz muito calor, elas conseguirão suportar um local com menos sombra.
  2. Camélias não gostam de terra úmida; portanto, o solo deve possuir boa drenagem.
  3. Quanto mais bem abrigadas elas estiverem, melhor será a floração, porque a desidratação provocada pelo vento pode matar as camélias. Isso ocorre em qualquer época do ano, seja com os ventos quentes do verão ou com os frios do inverno. [2]
    • Tente plantas suas camélias a um ou dois metros de distância da casa. Isso dará uma boa proteção contra o vento.
    • Caso seja necessário, erga uma cerca ou treliça para evitar que o vento atinja diretamente a planta.
    • Quanto mais claras as flores, mais proteção contra o vento é necessária.
  4. Cave um buraco que seja cerca de 50 centímetros mais largo que o torrão da planta. O buraco deve ser apenas um pouco mais fundo que o torrão no centro, mas alguns centímetros mais profundo nas extremidades. Mantê-lo mais raso no centro impedirá que a planta afunde. [3] Deixá-lo mais profundo nas extremidades fornecerá às raízes da planta um solo mais solto, no qual elas crescerão com mais facilidade.
    • Posicione o torrão no buraco, deixando-o levemente acima do nível do solo. Preencha o restante do buraco com uma mistura do topo do solo e material orgânico.
    • Pressione a terra ao redor da planta para fixá-la no local.
    • Regue a planta com bastante água. Se o clima estiver seco, molhe a nova planta com água abundante toda semana, até que ela esteja bem estabelecida.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Cuidando das camélias

Baixe em PDF
  1. As camélias se dão melhor com uma rega profunda duas vezes por semana do que com uma rasa todos os dias. Isso acontece em parte porque elas geralmente preferem o solo úmido ao encharcado. Fazer uma irrigação profunda permite que o solo preserve a umidade constante durante mais tempo.
  2. Cobrir o solo com folhas secas ou palha ajudará a preservar sua umidade e a mantê-lo mais frio nos dias quentes do verão, bem como a manter ervas daninhas à distância. [4]
    • Use o que tiver disponível para a cobertura, mas não forme mais que alguns poucos centímetros, independentemente do material usado, para que o solo não fique úmido demais e apodreça as raízes.
    • Lembre-se que a cobertura não deve tocar o tronco da planta. [5]
    • A cobertura também adiciona novo material orgânico ao solo, ajudando a quebrar solos argilosos e a enriquecer os arenosos. Em geral, isso aumentará tremendamente a qualidade do solo.
  3. Algumas camélias “comem” muito, isto é, precisam absorver bastante nutrientes do solo para que se desenvolvam. Isso garantirá um crescimento abundante e boa floração todo ano.
    • Existem, porém, variedades que não “comem” tanto e não reagem bem se estimuladas em excesso. [6]
    • É interessante notar que o período de floração também é o de repouso, e elas não devem, então, ser fertilizadas nessa fase. [7]
    • Farelo de algodão e emulsão de peixe são boas opções naturais. Fertilizar duas ou três vezes durante a primavera e o verão é o suficiente. [8]
    • Contate uma loja agrícola ou um especialista em camélias para recomendações de fertilizantes que funcionem bem no seu tipo específico de solo e com a variedade de planta cultivada.
    • Os fertilizantes costumam vir com três números, relacionados aos nutrientes que possuem. O primeiro número é para o nitrogênio, o segundo para o fósforo e o terceiro para o potássio. [9]
    • Se você deseja que a camélia que acabou de plantar cresça em tamanho, use um fertilizante com primeiro número alto, como 10 ou 12.
    • Caso queira apenas manter o tamanho de uma planta já estabelecida, um primeiro número mais baixo, como 4, funcionará bem.
  4. Existe uma crença geral de que as camélias gostam de acidez. A verdade é que elas preferem condições levemente mais ácidas, mas não em excesso. Se você estiver caprichando na fertilização ácida, pare agora!
    • Caso teste a acidez do solo, ele deve ter um pH entre 5.5 e 6.8 para fazer satisfazer a camélia. [10]
    • Se notar que as folhas estão amarelando, é sinal de que a camélia precisa de mais acidez no solo. Replante-a com terra própria formulada para plantas que gostam de acidez. [11]
    • Confira a parte de cima e a de baixo das folhas toda semana em busca de pulgões e ácaros. Ao descobrir uma infestação, remova os insetos com um jato forte de água.
    • Inspecione o caule em busca de insetos-escama. Eles surgem como vergões elevados de fácil raspagem. Borrife um óleo vegetal para plantas, como o de algodão ou de girassol, sobre o caule. [12]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Podando camélias

Baixe em PDF
  1. Isso dará tempo para que a planta se revitalize e produza novos brotos para a primavera seguinte. Há um bom período de repouso entre a floração e o surgimento de novos brotos para que você o faça. [13]
    • Podar em outras épocas do ano não matará uma planta bem estabelecida, mas vai eliminar os brotos para a próxima primavera, logo tome cuidado ao podar fora da estação.
  2. [14] Isso vai melhorar a saúde geral da planta. Podar revigora e diminui as chances de infestação por insetos ou doenças.
    • Para impedir que a planta seja invadida por doenças, corte os galhos bem rentes aos de sustentação, em vez de deixar tocos. [15]
  3. Para começar, remova galhos mais proeminentes, que se destacam dos demais dando uma má aparência. A seguir, modele o arbusto. A poda deve dar à planta um formato que se adapte à paisagem ao redor. Isso pode significar uma poda leve ou severa, dependendo do formato da camélia e de quanto tempo ela tenha crescido livremente.
    • Uma poda severa corresponde à remoção de algo entre um terço e metade da planta. Não tenha medo de perdê-la ao podar tanto, já que as camélias são muito fortes e costumam viver mais tempo que quem as plantou. Entretanto, você provavelmente terá uma floração menor no ano seguinte a uma poda mais severa, uma vez que a planta vai se concentrar no crescimento de seus galhos e folhas. [16]
    • Uma poda leve pode ser feita com tesouras pequenas de mão ou modelos maiores. Você conseguirá um efeito mais limpo ao podar ramos individuais em vez de cortar áreas amplas com tesouras de modelagem.
    Publicidade

Dicas

  • Não cultive nada ao redor das raízes das camélias, que são superficiais devido à sua alta demanda de oxigênio.
Publicidade

Avisos

  • Um inverno rigoroso pode fazer com que as pontas das camélias escureçam. Se isso acontecer, os brotos não florescerão ou serão de má qualidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 747 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade