Baixe em PDF Baixe em PDF

Cultivar abobrinha (ou courgettes) é incrivelmente fácil. A abobrinha pode ser o vegetal ideal para incentivar as crianças a criar uma horta. Uma vez que o fruto da abobrinha começa a aparecer, o tempo da colheita não está longe, deixando os jovens jardineiros animados.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Preparando-se para o plantio

Baixe em PDF
  1. Existem dois métodos gerais para propagar abobrinha — com o plantio de sementes ou através da compra de uma pequena muda de abobrinha para transplantar no seu jardim. Se optar por cultivar suas abobrinhas a partir de sementes, você vai ter que preparar as sementes de 4-6 semanas antes da época de plantio ao ar livre para o seu ambiente/local. Começar com uma muda é sempre mais fácil e menos demorado, mas pode não ser tão gratificante.
    • Existem alguns tipos de abobrinha, mas o legume em si é geralmente o mesmo. Você pode ver abobrinha classificada como "hábito de crescimento rasteiro 'ou' hábito de crescimento tipo moita" que se refere à maneira como as folhas crescem no mato (alastrando/videira ou tipo arbustos).
    • A maioria das variedades abobrinha de videira são consideradas de verão enquanto variedades rasteiras são consideradas de inverno.
    • Abobrinhas irão variar naturalmente entre uma tonalidade amarelada e um verde tão escuro que é quase preto. Elas também podem ter listras/manchas muito suaves, mas isso é normal e não deve ser motivo de preocupação.
  2. Abobrinha é normalmente considerada de verão porque ela se desenvolve mais e produz os melhores frutos nessa época. Algumas variedades são consideradas de inverno, mas isso tem a ver com o tempo de frutificação e não com a época de plantio. Abobrinhas gostam de sol e não vão se desenvolver bem em solo frio. Por isso plante sua abobrinha quando a temperatura do solo ao ar livre é de pelo menos 13° C. Isso é normalmente após a primeira ou segunda semana da primavera, depois que todas as chances de geada já passaram. [1]
    • Se você não tem certeza de quando plantar, ligue para alguma secretaria agrícola local para obter informações detalhadas sobre a época de plantio de abobrinha em sua área.
  3. Abobrinha irá prosperar em uma área que recebe luz do sol direta, com muito espaço para se espalhar. Encontre um local em seu jardim que irá fornecer a abobrinha com pelo menos 6-10 horas de sol por dia e que não tenha muita sombra. Certifique-se de que o espaço que você selecionar tenha boa drenagem do solo; abobrinha gosta de solo úmido, mas se estiver encharcado ela não vai florescer.
    • Se o solo não tem boa drenagem ele pode ser alterado para melhor atender as plantas, caso não haja um local melhor para o cultivo.
    • Evite plantar abobrinha no lado norte do seu jardim pois é onde há menos sol.
  4. Embora nem todo mundo tenha tempo para isso, preparar o solo com vários meses de antecedência vai permitir as melhores condições de crescimento para sua abobrinha. Comece por misturar uma cobertura orgânica e fertilizante para suprir o solo com os nutrientes necessários. Teste o pH do solo e ajuste-o, se necessário; abobrinhas preferem um ambiente de solo com um pH entre 6 e 7,5. Para tornar o solo mais ácido (pH mais baixo), misture turfa ou agulhas de pinheiro. Para tornar o solo mais alcalino (pH mais elevado) misture cal. [2]
    • Adube o solo mensalmente, se possível, pois isso irá ajudar a incorporar os nutrientes plenamente.
    • Se o seu solo não escorre bem, misture um pouco de areia para ajudar a incentivar a drenagem da água.
  5. Se você preferir não arriscar plantar suas sementes diretamente no solo, você pode começar a semeadura da abobrinha em um ambiente fechado de 4-6 semanas antes de transplantá-las para o ar livre. Pegue as bandejas, substrato para plantio sem terra e suas sementes. Coloque uma única semente em cada bandeja, cubra com 3 mm do substrato e regue! Elas devem ser colocadas num local que recebe luz do sol e com temperatura de, pelo menos, 15,5°C. Quando o segundo conjunto de folhas surgir, o broto da abobrinha está pronto para ser transplantado para o ar livre.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Plantando a abobrinha

Baixe em PDF
  1. Use uma espátula de jardinagem para cavar um pequeno buraco para sua abobrinha. Se você está plantando sementes é preciso fincar cada uma a menos de 1,3 cm sob o solo. Para mudas de abobrinha, cave cada buraco ligeiramente maior do que a raiz da sua planta. Mantenha 75 -100cm de espaço entre cada planta (mesma distância para o espaço de fileira). Você pode desbastar mudas, se necessário.
  2. Coloque cada semente ou muda de abobrinha em seu próprio buraco individual. Cubra as sementes com 0,6 a 1,2 cm de terra, de modo que elas sejam capazes de obter luz do sol e a água necessárias para germinar. Coloque terra o suficiente para cobrir a raiz sem chegar ao caule. Conclua o plantio regando bastante e está pronto!
  3. Fique de olho na sua abobrinha à medida que ela começa a crescer. Elas são plantas de relativamente baixa manutenção, mas precisam de alguns cuidados a fim de ficarem em ótima condição para produzir. Retire todas as ervas daninhas no local e aplique uma camada de composto orgânico se ervas daninhas continuam a ser um problema. Adicione um fertilizante líquido a cada 3-4 semanas para ajudar a promover o crescimento em suas abobrinhas. Corte qualquer fruta ou ramo doente ou morto para evitar que a doença se espalhe para outras partes da planta e promover um crescimento contínuo. [3]
  4. Para que a sua planta comece a produzir frutos de abobrinha ela tem que ser polinizada. Se não tiver abelhas e outros insetos polinizadores em sua área ou se a sua planta não parece estar produzindo uma abobrinha, você mesmo pode polinizá-lar. Escolha uma flor macho, identificável pela sua haste longa, caule fino e um estame visível no centro. Com cuidado, puxe para trás as flores na haste e esfregue o estame dentro de uma flor de abobrinha feminina. Flores de abobrinha fêmeas têm hastes curtas, um crescimento bulboso onde a flor se encontra com o caule e não têm estames. [4]
    • Você pode fazer isso com várias flores ou com apenas algumas, dependendo da quantidade de tempo que você tem e do crescimento que você está tentando promover.
  5. Quando as abobrinhas estiverem com pelo menos 10 cm de comprimento, elas estão prontas para serem colhidas. Colher abobrinhas regularmente promove uma produção maior. Portanto, se você quer muitas abobrinhas, então colha todas à medida que atingem a maturidade e armazene-as . Se você não tiver necessidade de muita abobrinha, deixe uma ou duas na videira por toda a estação de crescimento para diminuir a produção. Para a colheita use uma faca afiada para cortar a abobrinha a partir do caule áspero anexo à moita.
    • Use as flores em saladas. Elas são comestíveis e se você colhê-las não haverá tantos frutos em crescimento.
    • A plantação vai continuar a crescer até as primeiras geadas, caso tenha sido bem estabelecida durante a primavera.
    • Você pode simplesmente cortar o caule de uma abobrinha para promover o crescimento caso não queira colher ela inteira ainda. [5]
    Publicidade

Dicas

  • Abobrinhas amarelas e verdes têm o mesmo gosto, mas a amarela é mais fácil de encontrar se você estiver cultivando muitas!
  • Abobrinha fica ótima recheada, adicionada ao molho de macarrão e em sopas. Também pode ser usada em saladas e é frequentemente utilizada ralada para fazer "macarrão de abobrinha".
Publicidade

Avisos

  • Pragas incluem mosca branca, pulgões, ácaros-aranha, nematóides, mofos, fungos e vírus.
  • Se o fruto não se estabelecer corretamente é porque houve polinização inadequada das flores femininas. Você pode remover uma flor masculina e polinizar as flores femininas à mão para garantir que este problema não vá acontecer.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Sementes de abobrinha
  • Ferramentas para cavar
  • Espaço apropriado de jardim

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 98 334 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade