Baixe em PDF Baixe em PDF

O jacarandá — Jacaranda mimosifolia — é uma árvore de grande porte nativa do Brasil que costuma crescer em locais de clima quente e úmido. Ele é muito conhecido pelas lindas flores, que podem ter tons de azul e roxo vibrante durante a primavera. [1] Para cultivar seu próprio pé de jacarandá, você precisa obter mudas e plantá-las diretamente na terra, deixando bastante espaço para que a árvore cresça.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Obtendo um pé de jacarandá

Baixe em PDF
  1. Se você mora em um local de temperatura quente, não vai ser muito difícil encontrar uma muda em viveiros de plantas. [2] Para encontrar a planta ou decidir entre as várias opções oferecidas pela loja, peça ajuda aos atendentes.
    • Se não houver nenhum viveiro mais próximo, você pode dar uma vasculhada no setor de plantas de supermercados grandes. Alguns deles têm uma grande variedade de opções e quem sabe a sua muda de jacarandá não o espera por lá?
  2. Caso não tenha nenhum viveiro de plantas ou loja de jardinagem perto da sua casa, talvez não seja possível comprar a muda pessoalmente. Nesse caso, procure na internet. Veja as principais lojas de jardinagem online, pois algumas delas vendem mudas, já outras só sementes.
    • O jacarandá geralmente é cultivado em locais com temperatura quente e úmida, mas também pode sobreviver em regiões mais frias, até mesmo em regiões com geadas. [3] O pé costuma tolerar melhor regiões que não cheguem a temperaturas negativas. [4]
  3. Se você tiver um amigo ou um parente que tenha um jacarandá, peça uma estaca da planta, ou seja, um pedaço de galho com pelo menos 15 cm, mas que pode ser maior se você quiser. Coloque a estaca de jacarandá na água até que pequenas raízes comecem a aparecer. [5]
    • Depois, plante a estaca em um vaso pequeno com terra adubada, regue com regularidade e deixe a árvore crescer.
  4. Muitas vezes, as mudas de jacarandá podem brotar em volta do caule de árvores adultas. [6] Caso consiga desenterrar uma muda sem danificá-la, é possível transplantá-la para um canteiro e começar o cultivo do seu próprio pé.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Plantando um jacarandá

Baixe em PDF
  1. Essa árvore gosta de luz solar e, por isso, deve ser plantada em um lugar que receba sol direto na maior parte do ano. [7] Plante o pé a uma distância mínima de cinco metros de qualquer construção e não permita que ele fique na sombra de outras plantas ou árvores maiores.
  2. O jacarandá sofre se a raiz não for bem drenada, além de precisar de um solo fértil que forneça nutrientes. [8] Seja num canteiro ou num vaso, a terra precisa ser rica e adubada. Você pode encontrar diversos tipos de substrato em viveiros e os especialistas podem orientá-lo sobre a melhor opção para o caso.
    • Com a árvore diretamente na terra, o controle da composição do solo é menor em comparação ao substrato comprado em um viveiro. Procure um trecho de terra que não acumule água, que esteja limpo e sem plantas.
  3. Ela precisa ser regada sempre para crescer e vingar em climas temperados. [9] Um jacarandá saudável cresce rapidamente, mas pode murchar e até morrer se não receber água suficiente. Nos meses de primavera e verão, use uma mangueira para a rega pelo menos uma vez por semana.
    • Durante os meses mais frios do inverno não é necessário regar a planta tantas vezes. O jacarandá não cresce entre os meses de maio e agosto, então regue-o apenas uma vez por mês.
  4. A muda pode até ser pequena, mas o jacarandá vira uma árvore de grande porte, alcançando de 7,5 a 15 m de altura com uma largura de copa que varia entre 4,5 a 9 m. [10] Prefira uma área aberta e grande, onde haja espaço para ele se desenvolver plenamente. Por exemplo, essa árvore cresce bem em jardins na frente da casa ou no quintal.
    • Se você plantar o jacarandá em um espaço apertado e lotado de plantas (por exemplo, sob o telhado de um pátio ou no espaço estreito entre duas paredes), a árvore não atinge o tamanho total, podendo murchar e ficar doente.
    • Respeite a distância mínima de cinco metros da casa e de outras construções para que os galhos que caírem não causem danos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando do jacarandá

Baixe em PDF
  1. O jacarandá necessita preservar a água da rega para desabrochar e crescer. Para ajudá-lo nessa tarefa e para evitar que a água evapore do solo, coloque húmus em volta do tronco. Ponha uma camada de 5 cm de espessura para obter melhores resultados. [11]
    • Compre húmus em lojas de jardinagem, em viveiros ou pela internet.
  2. Os galhos do jacarandá crescem na vertical e se expandem em todas as direções. Deixe-os crescer por conta própria, pois você pode estagnar o crescimento da árvore definitivamente ao cortar os brotos ou podar os galhos. Sempre que um galho de jacarandá é podado, ele lança brotos na vertical e a poda contínua gera uma árvore com altura e formato esquisito. [12]
    • Quando se desenvolve naturalmente, o pé de jacarandá ganha um formato de guarda-chuva.
  3. As pencas de flores de cor chamativa podem atingir até 30 cm de comprimento e 20 cm de largura. Quando caem da árvore, elas formam um tapete na terra, nas calçadas, na estrada, em tudo que estiver ao alcance. Se o jacarandá estiver na sua propriedade, a responsabilidade pela remoção e descarte das flores é sua. [13]
    • Não plante o jacarandá perto de uma piscina. Quando as flores da árvore caírem durante o outono, elas podem cobrir a superfície da água e obstruir o filtro. [14]
    Publicidade

Dicas

  • Se decidir cultivar o jacarandá por meio de sementes, saiba que a árvore vai demorar mais para florescer. As futuras flores também podem sofrer uma variação maior na cor se comparadas ao jacarandá cultivado a partir de mudas. [15]
  • No geral, o pé cultivado a partir de estacas leva de cinco a sete anos para começar a dar flores. [16]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 945 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade