Baixe em PDF Baixe em PDF

O pé de coelho — mais especificamente, o pé traseiro esquerdo — é usado como amuleto da sorte há séculos. Caso você cace esses animais e queira usar o máximo possível da carcaça dele, saiba que é fácil curar o pé dele e usá-lo como amuleto, para você ou para presente. Lembre-se de que a caça de coelhos não é permitida no Brasil, mas é legalizada em Portugal em algumas épocas do ano ou regiões específicas. Sempre siga as leis locais.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Curando o pé com álcool isopropílico

Baixe em PDF
  1. Caso tenha obtido o pé através da caça — algo ilegal no Brasil, mas legalizado em Portugal em circunstâncias especiais; lembre-se de sempre consultar as legislações locais e de não infringir a lei —, você pode curá-lo e usá-lo como amuleto da sorte. O primeiro passo é higienizar bem o pé, removendo a sujeira, o sangue e os parasitas que possam estar presentes no pelo.
    • Lave o pé em uma bacia com água morna e sabão antibacteriano, esfregando bem.
    • Enxágue o pé ao terminar, removendo todos os resíduos de sabão.
    • Aperte de leve o pé para eliminar o excesso de água e secá-lo de leve. [1]
  2. O próximo passo é deixar o pé de molho no álcool por pelo menos 48 horas. É importante, nesse caso, usar álcool isopropílico 70% [2] , que pode ser encontrado em supermercados, lojas de materiais de construção ou na internet. Coloque o pé em um potinho e cubra-o com o álcool. Depois de submergir o pé completamente no líquido, tampe o pote.
    • Se preferir, deixe o pé de molho dentro de um saco do tipo ziplock, mas verifique primeiro se o saco está bem fechado e sem vazamentos.
    • Marque o dia e a hora em que colocou o pé de molho e deixe-o intocado por 48 horas. [3]
  3. Passadas as 48 horas, pegue o pé e retire-o do recipiente, enxaguando-o completamente e removendo os traços de álcool. Aperte o pé para ajudar a retirar os resíduos de álcool que penetraram na pelagem.
  4. Você não precisa descartar o álcool se pretende curar outro pé de coelho no futuro. Obviamente, identifique o recipiente e guarde-o em um local seguro. [4]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Lavando com tetraborato de sódio

Baixe em PDF
  1. Depois de enxaguar a perna do animal, é preciso mergulhá-la em uma mistura para finalizar o processo. O mais comum é utilizar bórax, nome comercial para o borato de sódio ou tetraborato de sódio. Você certamente encontrará um equivalente a esse produto na seção de produtos de limpeza de um supermercado.
    • Em um pote limpo (ou um saco tipo ziplock), misture 15 partes de água morna para 1 parte de tetraborato de sódio.
    • Mexa bem a solução e, em seguida, coloque a pata no líquido.
    • Deixe a pata na solução por 24 horas, dando tempo para os químicos trabalharem, desidratando a pele e os tecidos. [5]
  2. Passadas as 24 horas, retire a pata da solução e enxágue-a bem, removendo todos os resíduos do líquido do pelo. Lave a pata em água morna, até sentir que eliminou completamente todos os resquícios do tetraborato de sódio.
    • Absorva o excesso da água com toalhas de papel, deixando a pata apenas úmida.
    • Deixe secar naturalmente. Você pode deixar a pata secar no sol ou dentro de casa, tanto faz.
    • Após um dia secando, a pata já estará completamente curada.
  3. Depois de deixar secar, a pelagem já vai ter recuperado a maciez. Para finalizar o projeto ou transformar a pata de coelho em um chaveiro, você precisará "tampá-lo". Para isso, use couro ou qualquer outro material, colando sobre o pé e deixando secar bem. [6]
    • Caso pretenda usar o pé como chaveiro, lembre-se de colocar um gancho ou uma argola na tampa.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 8 148 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade