Baixe em PDF
Baixe em PDF
É relativamente simples retocar danos e arranhões ou danos na pintura do carro, desde que você saiba a cor original dele. No entanto, para garantir que o retoque não fique com uma coloração muitos distinta, é preciso usar exatamente a mesma cor, que é indicada pelo chamado código de cor. Se estiver se perguntado como encontrá-lo, leia este artigo; você saberá exatamente em que pontos do carro deverá procurar essa sequência alfanumérica para que a pintura fique perfeita na hora de retocá-la. Caso não consiga achar esse código, há algumas alternativas que podem ser muito úteis.
O que você precisa saber
- Procure pela etiqueta com as informações do seu carro para descobrir o código de cor. Geralmente, ele estará na parte inferior da porta do motorista, no painel ou no porta-malas.
- Se não encontrar a etiqueta, pegue o número VIN (“Vehicle Identification Number” ou Número de Identificação do Veículo) e entre em contato com a concessionária para saber qual é o código de cor.
- Você pode entrar em um site com o banco de dados de códigos de cor, inserir a marca e o modelo do seu automóvel para tentar descobri-lo.
Passos
-
O código VIN possui 17 caracteres, entre letras e números, e estará em vários locais do carro. Ele serve como uma identificação do automóvel. Cada dígito fornece dados importantes sobre o seu veículo, como país de origem, peso e potência, o tipo de carroceria, ano de fabricação e muito mais. Por estar em diversos pontos do carro, esse código serve para ajudar autoridades a descobrirem casos de fraude, já que pode haver discrepância com os documentos forjados de alguém que furtou o automóvel, por exemplo. [3] X Fonte de pesquisa
- Pode haver menos dígitos se o veículo foi fabricado antes de 1981.
-
Conhecido como número de chassi, no Brasil, o VIN deve estar localizado no chassi do seu carro. É uma sequência alfanumérica de 17 caracteres que não se repetem. [4] X Fonte de pesquisa
- Esse registro precisa ser feito para que o carro tenha permissão para trafegar em vias públicas.
-
O VIN também pode estar localizado no documento do seu carro. Isto nem sempre acontece, mas será útil para que você possa ter o código de 17 dígitos em outro lugar, caso o automóvel seja furtado, por exemplo.
- Entre em contato com a sua concessionária se não conseguir encontrá-lo no manual do veículo.
-
O VIN também é muito importante para os casos de “recall” de automóveis. Através do número do chassi, as montadoras poderão identificar lotes que foram fabricados com algum defeito e fazer essa convocação para consertá-los. [5] X Fonte de pesquisa
- Os últimos cinco dígitos do código deverão constar no vidro do seu carro .
Publicidade
Dicas
- Uma boa ideia é guardar o documento com o VIN em qualquer lugar fora do carro, de modo que tenha rápido acesso a ele em caso de emergência.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.ford.com/support/how-tos/owner-resources/vehicle-specifications/what-is-the-paint-code-for-my-vehicle/
- ↑ https://carcody.com/paint-code-by-vin/
- ↑ https://vpic.nhtsa.dot.gov/decoder/
- ↑ https://dmv.ny.gov/registration/sample-registration-documents
- ↑ https://www.ontario.ca/page/car-repair-shops-your-rights
Publicidade