Baixe em PDF Baixe em PDF

É relativamente simples retocar danos e arranhões ou danos na pintura do carro, desde que você saiba a cor original dele. No entanto, para garantir que o retoque não fique com uma coloração muitos distinta, é preciso usar exatamente a mesma cor, que é indicada pelo chamado código de cor. Se estiver se perguntado como encontrá-lo, leia este artigo; você saberá exatamente em que pontos do carro deverá procurar essa sequência alfanumérica para que a pintura fique perfeita na hora de retocá-la. Caso não consiga achar esse código, há algumas alternativas que podem ser muito úteis.

O que você precisa saber

  • Procure pela etiqueta com as informações do seu carro para descobrir o código de cor. Geralmente, ele estará na parte inferior da porta do motorista, no painel ou no porta-malas.
  • Se não encontrar a etiqueta, pegue o número VIN (“Vehicle Identification Number” ou Número de Identificação do Veículo) e entre em contato com a concessionária para saber qual é o código de cor.
  • Você pode entrar em um site com o banco de dados de códigos de cor, inserir a marca e o modelo do seu automóvel para tentar descobri-lo.
Método 1
Método 1 de 4:

Onde encontro o código de cor do carro?

Baixe em PDF
  1. Os veículos devem ter uma etiqueta, semelhante a uma plaqueta, informando o código VIN (mais conhecido no Brasil como “número do chassi”) e o código de cor. O local exato pode mudar, mas costuma ficar em algum ponto da porta do motorista, como no batente, ou perto do painel. Outras possíveis localização da etiqueta são:
    • No batente da porta do passageiro.
    • No porta-malas, embaixo do estepe.
    • No cofre do motor.
    • Se não a encontrar, leia o manual do carro. Pode haver orientações sobre a localização exata dessa plaqueta metálica.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Como é o código de cor do automóvel?

Baixe em PDF
  1. Ao encontrar a plaqueta com as informações do carro, observe a parte inferior para achar o código de cor; geralmente, ele é composto por uma mistura de números e letras, mas talvez tenha apenas letras. [1] Em alguns carros, o código pode ser designado por um “C”.
    • Os códigos podem estar separados pela cor do acabamento do veículo e do “corpo” dele, que às vezes são diferentes.
Método 3
Método 3 de 4:

É possível usar o VIN para descobrir o código da cor do carro?

Baixe em PDF
  1. Caso não encontre o código da cor do seu automóvel, ligue para a concessionário onde o adquiriu, diga que deseja saber o código da cor e informe o VIN para que façam essa busca. [2]
    • Vale a pena tentar achar o código de cor inserindo o VIN, o ano, a marca e o modelo do carro em um banco de dado on-line. Alguns deles são o Paint Scratch , o Auto Color Library e o HD Paint Code . No entanto, como são bancos de dados americanos, e em inglês, é possível que você não encontre fabricantes e modelos que existem no Brasil.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Como encontrar o código VIN

Baixe em PDF
  1. Ele serve como uma identificação do automóvel. Cada dígito fornece dados importantes sobre o seu veículo, como país de origem, peso e potência, o tipo de carroceria, ano de fabricação e muito mais. Por estar em diversos pontos do carro, esse código serve para ajudar autoridades a descobrirem casos de fraude, já que pode haver discrepância com os documentos forjados de alguém que furtou o automóvel, por exemplo. [3]
    • Pode haver menos dígitos se o veículo foi fabricado antes de 1981.
  2. É uma sequência alfanumérica de 17 caracteres que não se repetem. [4]
    • Esse registro precisa ser feito para que o carro tenha permissão para trafegar em vias públicas.
  3. Isto nem sempre acontece, mas será útil para que você possa ter o código de 17 dígitos em outro lugar, caso o automóvel seja furtado, por exemplo.
    • Entre em contato com a sua concessionária se não conseguir encontrá-lo no manual do veículo.
  4. Através do número do chassi, as montadoras poderão identificar lotes que foram fabricados com algum defeito e fazer essa convocação para consertá-los. [5]
    Publicidade

Dicas

  • Uma boa ideia é guardar o documento com o VIN em qualquer lugar fora do carro, de modo que tenha rápido acesso a ele em caso de emergência.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 799 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade