Baixe em PDF Baixe em PDF

A palavra “rastreador” automaticamente nos remete às perseguições policiais, mas o mais provável é que um parceiro ciumento seja o responsável por isso. A aparelhagem utilizada nesses casos é barata e nada discreta. Equipamentos menores também são localizáveis, mas com uma busca mais detalhada.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Procurando na parte externa do carro

Baixe em PDF
  1. A não ser que você conheça muito bem o carro, o manual do proprietário o ajudará a encontrar aparelhos pequenos e até fios suspeitos sem cutucar onde não deve. Os equipamentos mais comuns são caixas magnéticas fáceis de achar.
  2. Deite de costas sob o carro e ilumine o chassi. Muitos rastreadores são conectados a satélites de GPS e não funcionam na parte de baixo do carro, pois o metal bloqueia o sinal. [1] Concentre-se no assoalho e procure por uma caixa que não deveria estar lá, objetos grudados com fita adesiva ou antenas.
    • Quando encontrar algo suspeito, puxe levemente. A maioria dos rastreadores é magnética e sai com facilidade.
    • Procure no tanque de combustível. Sua superfície grande e metálica é uma ótima opção para posicionar um rastreador.
  3. Olhe por baixo da peça de plástico que cobre cada para-lama e fique atento se alguma delas estiver solta ou torta. Nenhuma montadora usa peças nesse lugar do carro, fazendo com que qualquer coisa instalada ali seja suspeita.
    • Caso alguém tenha acesso irrestrito ao carro, tire os pneus e olhe atrás deles. Tome cuidado, pois alguns modelos têm um sensor conectado ao freio por um fio. De qualquer forma, esse não é um lugar provável para um rastreador. [2]
  4. Faça isso por desencargo de consciência, já que esse não é um dos lugares mais indicados para conectar um rastreador popular. [3] Procure onde pareceria fácil enfiar um dispositivo.
    • Compare o sistema elétrico do carro ao manual. Antes de mexer na fiação sob os para-choques consulte o manual, não é uma boa ideia sabotar essa parte do carro sem querer.
  5. Carros de teto alto e utilitários em geral são ótimos para a instalação de dispositivos. Outro lugar possível é dentro do painel retrátil do teto solar. Carros fora desse padrão raramente terão um dispositivo instalado no teto.
  6. Ele é um lugar bem óbvio por ser uma enorme caixa de metal, mas já que o motorista o verifica com frequência, um cônjuge ciumento ou vizinho paranoico não faria isso. Dê uma olhada só para garantir e prossiga para a parte de dentro.
    • Rastreadores podem ser conectados à bateria, mas verifique o manual do proprietário antes de mexer em qualquer coisa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Procurando na parte interna do carro

Baixe em PDF
  1. Abra o zíper dos assentos e do apoio de cabeça se possível e olhe sob as partes removíveis.
  2. Ilumine a parte de baixo e compare os bancos da frente. Alguns modelos de carro têm mecanismos de aquecimento acoplados ao assento, portanto preste atenção antes de mexer ali.
  3. Muitos modelos têm parafusos no porta-luvas e embaixo da direção. Procure um fio solto, que não esteja dentro dos feixes de fiação comuns e veja aonde ele vai. Procure uma antena por trás do painel, possivelmente colada ou grudada com fita adesiva. [4]
  4. Como dito anteriormente, o metal interfere no sinal da maioria dos rastreadores, portanto olhe nos lugares próximos ao vidro da janela traseira antes das partes de metal. Tire o estepe do porta-malas e faça uma busca detalhada sob o forro também.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Adotando outras medidas

Baixe em PDF
  1. Caso não encontre nenhum vestígio do rastreador, provavelmente é porque não há um instalado no carro. No entanto, se realmente acha que sim, contrate alguém com mais conhecimento para fazer uma nova busca. Procure os seguintes profissionais:
    • Instaladores de alarme e vendedores de GPS;
    • Mecânicos com experiência em acessórios eletrônicos;
    • Um investigador particular.
  2. Transmissores de localização podem ser detectados por equipamentos manuais, embora alguns deles sejam indetectáveis – geralmente os que armazenam dados para resgate posterior, justamente o pior tipo de rastreador. Se você tiver bastante dinheiro, procure equipamentos de contra vigilância profissional. [5] [6]
    • Rastreadores só transmitem a localização quando o carro está em movimento, por isso faça a busca quando estiver bem longe. Sinais de celular podem interferir no funcionamento do rastreador também. [7]
    Publicidade

Dicas

  • Sempre tranque o carro e guarde-o em um lugar seguro. Isso não o protegerá de ser rastreado, mas é mais seguro.
  • A maioria dos dispositivos deve ser retirada do carro em pouco tempo, seja por causa da bateria ou para coletar os dados. Isso não é garantia de nada, já que modelos mais modernos têm baterias de longa duração e maior espaço para armazenagem de dados. Instale uma câmera perto da vaga de seu carro e talvez consiga pegar o indivíduo.
Publicidade

Avisos

  • Não danifique o carro, a menos que saiba muito bem o que está fazendo. Quase sempre o rastreador pode ser encontrado e retirado sem desmontar ou tirar nada do veículo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 257 561 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade