Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando seu carro precisa de uma troca de óleo, mas você não consegue abrir o capô, um pequeno problema mecânico se transforma em uma grande frustração. É possível abrir um capô preso usando alguns truques e um pouco de paciência, mas há casos piores que exigem mais técnica. Depois de abrir o capô, cuide do problema que fez com que ele ficasse preso antes de fechá-lo de novo.

Método 1
Método 1 de 2:

Abrindo o capô quando o cabo ou o fecho estão com problemas

Baixe em PDF
  1. Se o cabo entre o fecho e o capô estiver grudento ou esticado, ele pode não desengatar o fecho da maneira correta. A maioria dos veículos é projetada de modo a desengatar o cabo quando você pressiona a frente do capô. Faça essa pressão enquanto seu assistente puxa o fecho interno. Se funcionar, o capô vai se mexer e levantar um pouco, e poderá ser aberto pelo fecho externo. [1]
  2. Localize o cabo abaixo do painel, perto da trava interna. Puxe esse cabo com cuidado e veja o que acontece.
    • Se o capô abrir, o cabo pode ter escorregado ou esticado. Procure ajustá-lo na frente ou trocá-lo, se vir algum dano. O menos comum é que sua trava interna esteja quebrada.
    • Caso não sinta nenhuma tensão, o cabo não está mais preso ao fecho frontal. Siga para o próximo Passo. Depois de abrir o capô, veja se consegue deslizá-lo de volta ou se o cabo se partiu e precisa ser substituído.
  3. Nesse ponto, você precisará de uma maneira de alcançar o fecho ou o cabo por outro ângulo. Se tiver sorte, talvez consiga ver o fecho pela grade frontal. Investigue usando uma lanterna e um espelhinho até encontrar um objeto em forma de gancho. [2]
    • Como alternativa, o fecho pode ser acessado pelo para-lamas do lado do motorista. Em muitos carros, como os Hondas, os cabos do fecho passam pelo para-lamas interno do lado do motorista. Remova os clipes que prendem o para-lamas e tente alcançar os cabos pelo espaço. Puxe o cabo para abrir o capô. Esse gesto só vai funcionar se o cabo em si ainda estiver preso ao fecho.
  4. Depois de encontrá-lo, alcance-o com uma chave de fenda longa e fina. Se os espaços da grade forem pequenos, use um cabide de arame. Enganche-o no fecho e puxe. [3]
    • Você pode remover a grade para acessar o fecho de modo mais direto. Até a substituição de uma grade não removível pode ser mais barata do que levar o carro a um mecânico, dependendo do modelo.
  5. Se não conseguir abrir o fecho pela frente, sua última chance é tentar puxar o cabo ou alcançar o fecho por baixo. Será mais fácil fazer isso se você levantar o carro e usar o manual do proprietário.
    • Aviso: se o motor esteve ligado até pouco tempo, deixe o veículo esfriar antes de entrar embaixo dele.
    • Se não funcionar, leve o carro para um mecânico. Remover o para-choque frontal você mesmo pode acabar sendo mais caro do que pagar o conserto.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Abrindo um capô preso

Baixe em PDF
  1. Coloque-o em uma superfície nivelada e acione o freio de mão. Estacione em casa ou em uma garagem, se possível. Caso não consiga consertar o problema na hora, você não terá de fechar o capô novamente para ir até o mecânico.
  2. Caso não esteja familiarizado com o carro, procure pela trava interna embaixo do volante, perto da porta do motorista ou no canto do porta-luvas. Ela costuma ter a imagem de um veículo com o capô aberto.
    • Alguns carros mais velhos só têm uma trava externa. Procure por ela embaixo da aba frontal do capô.
    • Caso esteja trancado para fora do carro, siga para os consertos que não exigem acesso ao interior dele.
  3. Quando ela está funcionando direito, faz com que o capô se levante um pouco. Se você ouvir um barulho, mas o capô não se mover, ele provavelmente está preso. Siga para o próximo passo para consertá-lo. Caso não ouça nada, provavelmente há um problema com o cabo ou o mecanismo da trava. Pule para a próxima parte .
    • Se o capô se abrir um pouco, você só precisa apertar a trava externa na frente dele. Ela costuma estar no centro ou em um dos lados, e pode ser empurrada para cima ou para o lado.
  4. Fique de pé, do lado de fora do assento do motorista, e segure a trava interna totalmente puxada. Bata no capô com a palma da outra mão. [4] Com sorte, ele só precisa de um certo impacto.
    • Cuidado para não amassar o capô. Talvez seja necessário usar a força, mas mantenha a mão aberta.
  5. Peça para um amigo puxar a trava interna e mantê-la nessa posição. Fique de pé na frente do veículo e puxe o capô devagar, porém de modo constante. [5] Se o problema for só ferrugem ou sujeira, você conseguirá superá-lo. Não force o capô se ele não ceder.
  6. O frio pode fazer o capô ficar preso. Deixe o motor ligado por um tempo para soltar as partes congeladas e depois tente abri-lo novamente. [6]
    • Caso o capô ainda não abra, a culpa pode ser do mecanismo do fecho ou do cabo. Siga para a próxima seção para continuar resolvendo os problemas.
  7. Após abrir o capô, veja se o fecho está quebrado ou se o cabo está partido e precisa ser substituído. Caso não enxergue nenhum problema óbvio, apenas lubrifique o fecho usando um óleo penetrante. [7]
    • Lubrificar o cabo com um spray lubrificante pode ajudar também. Insira o bico injetor no final do cabo, entre o cabo interno e o revestimento externo. Pince a área com um pano e borrife o produto.
    • Não use spray de silicone embaixo do capô. Ele pode contaminar o sensor de oxigênio, prejudicando a performance do motor.
    Publicidade

Dicas

  • Caso não consiga reparar um cabo quebrado na hora, amarre um barbante em torno do fecho antes de fechar o capô.
  • A maioria dos capôs não fica de pé sozinha. Depois de abrir o seu, use a haste para apoiá-lo.
  • Alguns carros mais velhos têm dobradiças na frente do capô, e este pode ser apenas levantado.
  • Um acidente pode deslocar o mecanismo do fecho e impedi-lo de funcionar direito. Talvez você consiga ajustá-lo manualmente para resolver esse problema. Só o faça se tiver certeza de que ele está na posição errada.
Publicidade

Avisos

  • Fique sempre com as chaves quando estiver trabalhando no carro. Dessa maneira, ninguém pode sair com ele ou ligá-lo enquanto você o estiver consertando, e você não corre o risco de se trancar para fora por acidente.
  • Sempre feche bem o capô antes de dirigir. Se ele não estiver bem preso, pode se abrir na estrada por causa da ação de forças aerodinâmicas, obstruindo a visão do motorista ou até se soltando completamente em altas velocidades.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 435 795 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade