Baixe em PDF Baixe em PDF

Ficar com a banheira entupida é um tanto frustrante, principalmente quando se quer tomar um banho relaxante (e com sais) depois de um dia corrido. Mas você não precisa chamar o encanador toda vez que isso acontecer! Siga os passos deste artigo para desentupir o ralo usando produtos da sua casa ou encontrados em qualquer loja. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 5:

Usando uma garra desentupidora

Baixe em PDF
  1. A tampa do ralo serve para captar fios de cabelo, sabonete e outros resíduos. Veja se você consegue remover a peça com as mãos ou se precisa desparafusá-la antes. Nesse caso, pegue uma chave de fenda.
    • Se você não souber que tipo de chave de fenda precisa usar, dê uma olhada nas cabeças dos parafusos. [1]
    • O ideal é que a chave de fenda tenha tamanho e forma iguais às cabeças dos parafusos.
    • Remova cada parafuso da tampa do ralo e guarde em um lugar seguro.
  2. Depois de desparafusar a tampa do ralo, recolha a peça de vez e coloque-a em um lugar seguro. [2]
  3. Pode ser que haja um pouco de sujeira perto do ralo da banheira, como fios de cabelo e pedaços de sabonete. Remova tudo — e, se necessário, use um pano limpo.
  4. Depois de inserir parte da garra no ralo, você vai sentir que ela encostou na parte curvada da tubulação. [3] Faça um pouco de força e continue enfiando o equipamento, que é flexível.
  5. A garra desentupidora tem uma série de ganchos, que servem para facilitar a remoção de resíduos de sujeira. Depois de fazer a extração, limpe o equipamento (a menos que você não pretenda usar o material de novo no futuro). Como fios de cabelo e pedaços de sabonete costumam acumular em questão de meses, o mais higiênico é repetir esse processo de vez em quando.
  6. Se tudo tiver dado certo, a água vai conseguir passar pelo ralo normalmente. Se não tiver, experimente outro método abaixo.
  7. Talvez você precise recolocar os parafusos, mas pode ser também que baste enroscar a peça de novo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Usando desentupidores químicos

Baixe em PDF
  1. Você tem a opção de comprar um desentupidor de ralo químico. Esses produtos costumam conter hidróxido de potássio ou ácido sulfúrico, que ajudam na maioria dos casos. [4] Escolha a opção ideal em qualquer loja de materiais de limpeza.
    • Compre um produto feito para o tipo de tubulação que você quer desentupir. Em caso de dúvida, leia as informações do rótulo.
    • Escolha um desentupidor feito especificamente para banheiras.
    • Se você tiver dúvidas mesmo depois de ler o rótulo, converse com um vendedor da loja.
  2. Cada desentupidor de ralo químico tem instruções de aplicação próprias. Por exemplo: você pode ter que usar luvas de proteção, aplicar determinado volume de um líquido etc. Leia as instruções do rótulo com atenção.
  3. Se necessário, use um balde ou outro recipiente para recolher toda a água que está dentro da banheira.
  4. Tudo depende da marca e do tipo do desentupidor (se ele é líquido ou em pó, por exemplo). Tenha cuidado para não derramar o produto no lugar errado na hora de abrir o recipiente.
    • Recolha imediatamente todo o excesso do desentupidor que cair na banheira sem querer.
    • Use luvas o tempo todo durante a limpeza.
  5. Muitos desentupidores levam algo em torno de 15 a 30 minutos para fazer efeito, mas é bom você consultar o tempo recomendado no rótulo. Marque-o no relógio para não se esquecer.
  6. O ralo deve voltar a funcionar normalmente após 15 a 30 minutos. Ligue a torneira de água gelada para fazer um teste: ela deve passar pela tubulação sem problemas.
  7. Misturar produtos de limpeza químicos diferentes pode ser perigoso! Não experimente outro desentupidor se o primeiro não der certo. É melhor abrir mão e chamar um encanador de vez.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Usando bicarbonato de sódio

Baixe em PDF
  1. Ao tirar a tampa do ralo, você provavelmente vai ver que há um acúmulo de fios de cabelo e pedaços de sabonete por baixo dela. Limpe tudo para não piorar o problema. [5]
  2. Coloque água em uma chaleira, panela ou outro recipiente e ferva no fogão. Não existe um volume específico, mas pegue o máximo que você conseguir.
  3. Talvez isso seja suficiente para desentupir o ralo! Tenha cuidado para não se queimar. Em seguida, ligue a torneira gelada e veja se tudo voltou ao normal.
  4. Se a água quente não resolver a situação, use bicarbonato de sódio e vinagre para remover o acúmulo de resíduos.
  5. Deixe a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre agir por algo em torno de 15 a 20 minutos. Marque o tempo no relógio para não se esquecer.
  6. Repita o processo de ferver a água em uma chaleira ou panela.
  7. Dessa vez, a água vai reagir com a solução de bicarbonato de sódio e vinagre e desentupir o ralo de vez. Teste a torneira logo em seguida e veja se o processo deu certo. Caso não tenha dado, experimente um dos próximos métodos. Os passos desta seção não envolvem produtos químicos e, no geral, são tiro e queda com entupimentos menores — mas nem sempre dão certo.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Usando um desentupidor de privada

Baixe em PDF
  1. Desparafuse ou desenrosque a tampa do ralo e passe um pano limpo em volta para remover o acúmulo de fios de cabelo e pedaços de sabonete.
  2. Você só precisa usar um volume de água que seja suficiente para mergulhar o desentupidor de vez, já que ele funciona à base da sucção. [6]
  3. Coloque a cabeça do desentupidor em cima do ralo e faça um movimento de vaivém na vertical em cima do ralo. [7] Você precisa usar bastante força, mas tenha cuidado para não esguichar água e sujeira por todos os lados.
    • Depois de fazer esse vaivém cerca de dez vezes, veja se há água suja ou algum resíduo saindo do ralo.
    • Se isso não der certo, faça mais força ainda.
    • Continue repetindo o processo até a água que está na banheira passar pelo ralo.
    • Se nada sair do ralo da banheira, é melhor você experimentar outro dos métodos abaixo.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Limpando a tampa do ralo

Baixe em PDF
  1. Pode ser que o acúmulo de resíduos debaixo da tampa do ralo esteja causando o problema. Desparafuse a peça e guarde os parafusos em um lugar seguro ou desenrosque até conseguir remover todo o material. [8]
    • O mecanismo da tampa do ralo é mais ou menos igual em todas as banheiras.
    • Este método costuma ser suficiente em casos de entupimentos mais leves. Se o seu problema for maior, talvez ele não dê conta do recado.
  2. Pode ser que haja um pouco de sujeira perto do ralo da banheira, como fios de cabelo e pedaços de sabonete. Remova tudo — e, se necessário, passe um pano limpo em seguida.
  3. Você precisa recolocar a tampa do ralo, seja com os parafusos ou só enroscando a peça de novo.
  4. Ligue a torneira da banheira e veja se a água vai embora normalmente. Se não for, experimente outro dos métodos acima.
    Publicidade

Dicas

  • Use luvas de borracha na hora de mexer com o ralo da banheira.
  • Não misture produtos químicos diferentes! Isso é perigoso.
  • Dependendo do caso, talvez você consiga trocar a garra desentupidora por um simples clipe de papel. Só tenha paciência, pois tudo vai ser um pouco mais complicado.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Desentupidor de privada.
  • Balde.
  • Chave de fenda.
  • Garra desentupidora de ralo.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Vinagre.
  • Sal.
  • Água gelada.
  • Desentupidor de ralo químico.
  • Luvas de borracha.
  • Chaleira ou panela.

Avisos

  • Se você usar um produto de limpeza líquido, mas ele não gerar nenhum efeito, explique tudo ao encanador. Ele precisa estar a par da situação se preparar.
  • Caso você tenha usado um produto de limpeza químico, espere algumas horas antes de entrar na banheira. Pode ser que restos dele acabem vazando. Lave bem o ralo com água limpa.
  • Tenha cuidado ao mexer com produtos de limpeza líquidos. Alguns ingredientes químicos podem queimar a sua pele.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Se o ralo da sua banheira está entupido, saiba que a solução é simples. Normalmente, o entupimento acontece por conta do acúmulo de cabelos e outros detritos no ralo. Para remover a obstrução, comece removendo a tampa do ralo. Dependendo do tipo de tampa, pode ser preciso desrosqueá-la ou desparafusá-la. Depois, use um alicate de ponta fina para retirar toda a sujeira do ralo. Outra opção é usar um cabide de arame desmontado. Se não encontrar uma obstrução dentro do ralo, ela deve estar mais profunda. Para acessá-la, desparafuse a tampa de escoamento e puxe-a junto da corrente e da rolha. Limpe toda a sujeira nas peças e escoe a água pelo ralo para remover a sujeira que sobrou. Caso a banheira continue entupida, use um desentupidor no ralo. Remova a placa de escoamento, se ainda não o tiver feito, e coloque um pano na abertura para impedir a saída de ar na hora de desentupir. Depois, coloque o desentupidor sobre o ralo e comece a bombear, até que a água comece a descer. Outra opção é usar bicarbonato de sódio e vinagre. Derrame ½ xícara (90 g) de bicarbonato de sódio no ralo, seguido de 1 xícara (240 ml) de vinagre. Tampe o ralo e deixe por 30 minutos. Depois, despeje água quente no ralo para empurrar a sujeira. Se este método não funcionar, continue lendo para aprender a usar um desentupidor de privada ou um desentupidor químico!

Esta página foi acessada 78 684 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade