Baixe em PDF
Baixe em PDF
Tem uma macieira perto da sua casa ou acabou se empolgando na hora de fazer a feira e agora não sabe o que fazer com tanta maçã? Saiba que dá para desidratá-las e o processo é bem facinho! Assim, você pode guardá-las por meses, sem desperdícios!
Ingredientes
- Maçãs;
- Suco de limão;
- Água;
- Canela, noz moscada ou pimenta-da-jamaica (opcional).
Passos
-
Lave as frutas. Não é obrigatório descascá-las e é até legal deixar a casca, para dar um saborzinho a mais, além de manter as fibras da maçã. Tem gente que não gosta da textura da casca desidratada, então o que conta aqui é o gosto pessoal, mesmo.
- Dá para desidratar qualquer tipo de maçã, mas as melhores são a Gala, a Fuji e a Golden.
-
Tire o caroço. Além disso, é legal cortar as partes mais feias, também, usando um descaroçador para facilitar. Esse utensílio é bem fácil de ser encontrado, mas também dá para descaroçar à mão. [1] X Fonte de pesquisa
- Se for usar a maçã para decoração ou quiser fazer uma apresentação bem bonita, não tire o caroço. Assim, ela fica com o formato redondinho.
-
Corte as maçãs em fatias bem fininhas. Dá para fazer rodelas ou cortá-las como batatas-fritas finas. Você pode cortar como quiser, lembrando-se de que quanto mais finas, mais fácil de desidratar.
-
Mergulhe as fatias em uma solução que evita que a fruta oxide. Um suco de limão e abacaxi com água é ótimo! O abacaxi não é primordial, mas ajuda a dar um toque doce à maçã, quebrando um pouco a acidez do limão. [2] X Fonte de pesquisa Esse pré-tratamento também ajuda a maçã a reter as vitaminas A e C, além de deixar a textura bem melhor. A seguir, conheça alguns dos métodos que podem ser aplicados:
- Deixe a maçã de molho em suco de limão. Misture 1 xícara de suco de limão com 1 L de água e mergulhe as fatias na solução por até dez minutos. Depois, escorra.
- Mergulhe as fatias de maçã em bissulfito de sódio. Misture 2 colheres de chá de bissulfito de sódio em 1 L de água, deixe-as de molho por menos de dez minutos e escorra.
- Mergulhe as fatias de maçã em ácido ascórbico, também conhecido como vitamina C, para um resultado seis vezes mais eficaz do que o suco de limão. Para usá-lo, misture 1 colher de sopa de cristais de ácido ascórbico com 1 L de água fria. Deixe as frutas de molho nessa solução por uns três minutos e escorra.
- Também dá para usar suco de laranja e limão com um pouco de água.
-
Se quiser, tempere as rodelinhas. Para alguns, o sabor da canela, da noz moscada e da pimenta-da-jamaica faz toda a diferença. Senão, pode deixá-las sem nada, mesmo, e elas continuarão deliciosas. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
Primeiro método: usando o forno
-
Ligue o forno em 90 °C . Se puder, deixe até um pouquinho mais baixo, em 60 °C. [4] X Fonte de pesquisa
-
Coloque as fatias de maçã em uma assadeira forrada com papel-manteiga. É importante que elas não fiquem umas sobre as outras, senão acabarão grudando durante o processo.
-
Leve a assadeira ao forno e asse as maçãs por pelo menos uma hora de cada lado. Deixe-as no forno por uma hora, depois tire a assadeira, vire todas as rodelas e deixe por mais uma hora, se quiser que fiquem mais macias. No entanto, se quiser um resultado mais crocantinho, deixe por mais duas, sempre lembrando de dividir o tempo entre os dois lados.
- Dê uma olhadinha nas maçãs de vez em quando. Os fornos são diferentes uns dos outros e o seu pode levar mais ou menos tempo para desidratá-las, então é bom ficar de olho.
-
Desligue o forno, mas deixe as maçãs dentro dele por mais umas duas horas. A ideia é deixar só uma frestinha aberta para que elas esfriem lá dentro, mesmo. Tire-as somente depois que o forno tiver esfriado totalmente. [5] X Fonte de pesquisa .
- Outras pessoas acham melhor deixar o forno aberto durante todo o processo, com um ventilador ligado, para ajudar na circulação de ar. Se quiser fazer isso, terá que ter paciência e assar as maçãs por, no mínimo, umas seis horas.
Publicidade
Segundo método: usando o sol
-
Espalhe as fatias de maçã em assadeiras bem rasinhas. Primeiro, forre-as com papel- manteiga ou outro tipo de papel culinário e só depois coloque as maçãs. É melhor usar as assadeiras rasas, pois as frutas podem soltar líquido, fazendo uma baguncinha
-
Deixe as maçãs no sol em dias quentes. Cubra-as com um morim (paninho usado para fazer queijo), para protegê-las de insetos e, à noite, antes de começar a cair o orvalho, leve-as para dentro, para que não mofem. Quando estiverem dentro de casa, deixe-as em um local seco.
-
Vire as fatias. Você deve fazer isso pelo menos uma vez ao dia, para um resultado mais uniforme. Além disso, quando levá-las de volta para dentro, vire-as, também.
-
Volte a colocá-las no sol. No dia seguinte, deixe-as no sol outra vez, para que desidratem bem. Esse método costuma levar uns dois dias.
-
Pendure as fatias de maçã desidratadas. Quando elas já estiverem bem sequinhas, ou seja, quando a parte mais externa da poupa não estiver nem um pouquinho úmida, passe-as para um saquinho de papel e pendure-as em um local seco e arejado. Outra opção é colocá-las em um saquinho ziplock na hora de guardar.Publicidade
Terceiro método: Usando um desidratador de frutas
-
Coloque as fatias na bandeja do desidratador . É importante formar apenas uma camada, evitando que as frutas fiquem se tocando. Isso porque assim elas podem acabar grudando uma na outra durante o processo.
-
Ligue o desidratador. Se ele tiver controle de temperatura, deixe-o em 60 °C. Dependendo da grossura e do tipo das maçãs, todo o processo levará de 12 a 24 horas. [6] X Fonte de pesquisa
-
3Quando estiverem prontas, tire-as do aparelho. Você saberá quando tirá-las pelo toque. As fatias ficarão bem maleáveis, mas não quebradiças, com uma consistência parecida à das uvas passas. Depois de prontas, guarde-as em potes com tampa e coma quando quiser!Publicidade
Dicas
- As maçãs desidratas ficam uma delícia cozidas, também, e são ótimas substitutas das frutas frescas, quando fica difícil encontrá-las.
- Se o tempo estiver chuvoso, é preciso fazer todo o processo dentro de casa, tomando muito cuidado para que as maçãs não acabem queimando e nem assando demais. A ideia é que elas desidratem aos poucos, sobre as folhas de papel ou nas bandejas do desidratador.
Publicidade
Materiais Necessários
- Desidratador de frutas;
- Folhas de papel;
- Sacos de papel ou ziplock;
- Forno;
- Faca ou descaroçador de maçã;
- Assadeira;
- Papel-manteiga.
Referências
- ↑ http://jenniferskitchen.com/2011/12/how-to-dry-apples.html
- ↑ http://jenniferskitchen.com/2011/12/how-to-dry-apples.html
- ↑ http://www.pickyourown.org/apples_dried.htm
- ↑ http://www.eatingwell.com/healthy_cooking/healthy_cooking_101_basics_techniques/how_to_make_dried_apples_and_apple_chips_in_the_oven
- ↑ http://www.eatingwell.com/healthy_cooking/healthy_cooking_101_basics_techniques/how_to_make_dried_apples_and_apple_chips_in_the_oven
- ↑ http://www.pickyourown.org/apples_dried.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 78 705 vezes.
Publicidade