Baixe em PDF Baixe em PDF

Leia este artigo para saber como evitar golpes aplicados em sites de namoro. Os golpistas costumam agir da mesma maneira: se aproximam das vítimas (pessoas que fornecem muitas informações pessoais no site) visando obter dinheiro ou os dados do cartão de crédito delas.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Reconhecendo golpistas

Baixe em PDF
  1. Os golpistas geralmente procuram pessoas que aparentam ser mais vulneráveis (viúvos, por exemplo). Após estabelecer uma conexão com a vítima, eles pedirão dinheiro para uma emergência (uma conta no hospital, por exemplo) ou um evento circunstancial (como uma passagem aérea para visitar você).
    • Você pode evitar a maioria dos golpes em sites de namoro seguindo a regra de não enviar dinheiro para alguém que não conhece pessoalmente.

    Dica: Para evitar a maioria dos golpes, evite enviar dinheiro para qualquer pessoa que conhecer na internet.

  2. Embora os viúvos de meia-idade sejam os maiores alvo desse crime, nenhum usuário de sites de relacionamentos está completamente seguro contra golpes aplicados em escala internacional.
  3. Embora nem todos se comportem da mesma maneira, a grande maioria dos enganadores que atuam em sites de namoro apresentam alguns dos seguintes comportamentos: [1]
    • Insistem em mudar a conversa para outro local (aplicativos de mensagens instantâneas ou SMS, por exemplo).
    • Solicitam repetidamente informações pessoais (como endereço de residência).
    • Comportam-se de forma dramática, instável ou estranha (provavelmente você evitaria se relacionar com pessoas desse tipo).
    • Fazem juras de amor de maneira precoce ou inapropriada.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Maya Diamond, MA

    Coach de Relacionamento
    Maya Diamond é uma Coach de Namoro e Relacionamento em Berkeley, Califórnia. Possui mais de sete anos de experiência ajudando pessoas solteiras que passaram por más experiências de relacionamento a encontrar segurança interna, deixar para trás o passado e criar parcerias amorosas e duradouras. Recebeu seu título de Mestra em Psicologia Somática pela California Institute of Integral Studies em 2009.
    Maya Diamond, MA
    Coach de Relacionamento

    Os golpistas atacam qualquer um. A coach de relacionamentos Maya Diamond conta: "Se não conhece a pessoa pessoalmente e ela já está dizendo que o ama, é bem provável que seja um golpe, principalmente se ela não parece interessada em se esforçar para conhecê-lo pessoalmente. Outro indício forte é quando ela diz que está trabalhando em outro país e precisa de dinheiro para visitá-lo. Esse é um golpe bem comum que afeta muitas pessoas inteligentes e bem-sucedidas".

  4. O padrão presente nos perfis dos golpistas varia de acordo com o sexo do criminoso, mas você geralmente conseguirá detectar algumas das seguintes características: [2]
    • Renda alta.
    • Altura regular.
    • Fisicamente atraente.
    • Não exibe posicionamento político.
    • Se apresenta como engenheiro (se for homem) ou estudante (se for mulher).
    • Idade por volta dos 40 anos (se for homem) ou menos que 20 (se for mulher).
  5. Os golpistas de sites de encontros costumam ter como alvo pessoas mais velhas que eles. [3]
  6. Salve uma cópia da foto e, em seguida, faça o upload dela no Google para que a ferramenta busque por imagens similares. Caso encontre vários outros sites com a foto em questão nos resultados, você saberá que, no mínimo, a pessoa está mentindo sobre a aparência dela.
    • Caso perceba que alguém não está utilizando uma foto verdadeira, considere chamá-lo para um encontro. Essa atitude provavelmente revelará um comportamento ainda mais suspeito caso se trate de um golpista.
  7. Durante a conversa, as mensagens de golpistas normalmente são repletas de inconsistências, chegando ao ponto de errarem o próprio nome ou o seu. Além disso, as palavras/frases costumam ser mal escritas ou se repetir. Preste atenção nos seguintes sinais:
    • O domínio da linguagem dos golpistas normalmente vai se deteriorando com o passar tempo. Eles podem, inclusive, demonstrar não ter noção nenhuma de gramática e/ou pontuação.
    • Golpistas costumam cometer erros que contradizem a "história" que contam sobre si próprios.
      • Outra atitude suspeita é não dizer nenhuma informação pessoal. Existe um limite para o quão misteriosa uma pessoa normalmente pode ser.
    • Mistura entre pronomes masculinos e femininos.
    • Pessoas mal-intencionadas acabam mencionando coisas que não se relacionam com o perfil que elas aparentam ter ou que são demasiadamente reveladoras (e até mesmo inacreditáveis).
  8. Os golpistas jamais aceitarão um convite para que possam se conhecer pessoalmente e, na maioria das vezes, expressarão grande relutância ao entrarem nesse assunto.
    • Caso a pessoa com quem você está falando se recuse a encontrá-lo ou desmarque os encontros várias vezes seguidas, provavelmente ela é uma golpista.
    • Golpistas também podem aproveitar esse momento para pedir que você envie uma quantia dinheiro para ajudar a custear a locomoção até o local de encontro entre vocês. Não caia nessa!
  9. Caso ela não esteja disposta a se encontrar pessoalmente com você, considere pedir o telefone dela (nunca forneça o seu) para uma chamada de voz ou vídeo por meio de um aplicativo de bate-papo, como o Skype. Caso o indivíduo aceite, preste bastante atenção no tom de voz e no vocabulário utilizado. Caso esse comportamento destoe completamente da imagem que o perfil da pessoa estabeleceu, corte as relações com ela o mais rápido possível.
    • Não dê bobeira! Caso a pessoa se recuse a falar com você via áudio ou vídeo, é imensamente provável que se trata de um golpista.
  10. Quando os golpistas acreditarem que estão com você na palma da mão, eles tentarão aplicar o golpe final. Geralmente, esse momento ocorre quando eles "concordam" em se encontrar ou fazer uma chamada de voz ou vídeo, mas esses planos são convenientemente interrompidos por uma emergência financeira.
    • Como regra geral, se a pessoa com quem estiver falando pedir dinheiro sob qualquer pretexto, ela é uma golpista.
    • Não caia em frases como "para que isso dê certo, nós temos que confiar um no outro" ou "eu pensei que você me amava". Isso nada mais é do que uma forma de manipulação emocional.
    DICA DE ESPECIALISTA

    "Não mande dinheiro para alguém que conheceu na internet, não importa o quanto ela diga que gosta de você."

    Maya Diamond, MA

    Coach de Relacionamento
    Maya Diamond é uma Coach de Namoro e Relacionamento em Berkeley, Califórnia. Possui mais de sete anos de experiência ajudando pessoas solteiras que passaram por más experiências de relacionamento a encontrar segurança interna, deixar para trás o passado e criar parcerias amorosas e duradouras. Recebeu seu título de Mestra em Psicologia Somática pela California Institute of Integral Studies em 2009.
    Maya Diamond, MA
    Coach de Relacionamento
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Prevenindo golpes

Baixe em PDF
  1. Um dos primeiros passos para deixar seu perfil à prova de golpes é limitar a quantidade de informações que outros usuários podem ver nele. Se possível, oculte seu país/estado/cidade, número de telefone, endereço de e-mail, emprego e qualquer outra informação pessoal sobre você.
    • A maioria dos serviços exige que você forneça publicamente somente sua idade, uma descrição e uma foto. Mantenha as demais informações em branco.
    • Golpistas só tentarão enganá-lo após obterem algumas informações pessoais sobre você. Portanto, limitar a quantidade de detalhes aos quais eles têm acesso diminuirá suas chances de se tornar um alvo.
  2. Um golpe bastante comum de ser aplicado consiste no golpista salvar fotos, vídeos ou mensagens comprometedoras que você enviou para ele e chantageá-lo, ameaçando publicar esse conteúdo caso você não pague a ele uma determinada quantia de dinheiro. Portanto, evite ao máximo enviar mensagens que revelem sua identidade, pelo menos nas primeiras conversas. [4]
    • Isso não significa que não possa interagir com a pessoa como quiser. Apenas lembre-se de que qualquer coisa que enviar para um estranho na internet poderá ser usada contra você.
    • Evite enviar fotos ou vídeos que mostrem onde você ou amigos e familiares vivem.
  3. Caso esteja utilizando um site com a opção de bate-papo integrada (a maioria oferece esse serviço), o melhor a se fazer é manter as conversas ali mesmo. Recuse imediatamente se alguém que você ainda está conhecendo sugerir a migração para e-mail ou SMS.
    • Essa medida ainda permitirá que o site de namoro utilizado revise o conteúdo de suas mensagens caso você decida denunciar a pessoa como um golpista.
    • Além disso, você poderá bloquear a pessoa facilmente no site (se necessário), sem ter que bloqueá-la também em seu e-mail ou telefone.
  4. Não diga seu número à pessoa com quem está conversando, mesmo que seja necessário mover a conversa para seu smartphone. Isso não significa que você tenha que dar a ela um número falso. Existem diversos serviços gratuitos de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Skype, Google Voice e Facebook Messenger, que podem ser usados para enviar mensagens livremente sem comprometer seu número de telefone real.
    • Caso a pessoa se recuse a usar qualquer outro modo de conversa e faça questão do seu número de telefone, você perceberá que provavelmente ela está mais interessada em suas informações pessoais do que na conversa.
  5. Caso suspeite da pessoa com quem está conversando, tome as seguintes medidas para garantir provas contra ela:
    • Não apague suas conversas ou outras formas de comunicação.
    • Tire print de todas as interações que você teve com o golpista.
  6. Não há problema algum em cortar o contato com alguém, especialmente se você suspeitar que se trate de alguém mal-intencionado. Caso tenha um mau pressentimento após interagir com uma pessoa virtualmente, não perca seu tempo com ela novamente.
    • Muitos sites de namoro permitem que você bloqueie a pessoa a quem você está falando quando quiser. Fazendo isso, caso não tenha cometido o erro de fornecer seu endereço de e-mail ou número de telefone, ela não conseguirá mais entrar em contato com você
    • Se a pessoa perder o controle e começar a ameaçá-lo, não deixe de tirar prints de toda a conversa e reportar o perfil dela para o site.
  7. Caso seja vítima de um golpe, reporte o crime através de um e-mail para o endereço crime.internet@dpf.gov.br. Esse é o e-mail do canal centralizador de denúncias virtuais da Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal.
    • Além disso, não se esqueça de também denunciar o golpista para o site de namoro onde o conheceu.
    Publicidade

Dicas

  • Infelizmente, é extremamente fácil encontrar golpistas na internet. A maioria dos golpes envolvendo perda de dinheiro começa em sites de relacionamento e aproximadamente 12% das pessoas que usam esses serviços relatam ter se deparado com um golpista pelo menos uma vez. [5]
  • Durante o seu primeiro contato com um golpista, ele geralmente perguntará o que você faz da vida. Evitar responder essa pergunta (ou dizer algo sarcástico, como "eu trabalho, ora!"), fará, na maioria dos casos, com que o criminoso desista de persegui-lo.
  • Fazer uma busca em sites de emprego como o LinkedIn poderá ajudá-lo a encontrar a pessoa (ou pessoas) em quem o golpista baseia o perfil que está utilizando.
  • O modo que a pessoa fala ou escreve pode indicar que se trata de um golpista. Vocabulário pobre e palavras sem sentido são claros indícios de que o indivíduo sequer é brasileiro.
Publicidade

Avisos

  • Lembre-se da Regra de Ouro para interações virtuais: se alguém parecer bom demais para ser verdade, ela, realmente, não é de verdade .
  • Nunca forneça a senha de sua conta no site de namoro para ninguém. Nem mesmo os funcionários do site pedirão esse tipo de informação.
  • Não aceite pacotes ou pagamentos de potenciais golpistas, pois isso pode envolvê-lo em esquemas de lavagem de dinheiro. [6]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 749 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade