Baixe em PDF Baixe em PDF

Infelizmente, não há uma maneira fácil de se descobrir a idade de um coelho. É definitivamente impossível descobrir a data de nascimento ou o número exato de anos de vida do animal. No entanto, através da observação de indicadores específicos, é possível descobrir se o animal é jovem (desde filhote até a adolescência), adulto ou idoso. Inclusive, ao investigar mais a fundo, é possível até mesmo descobrir se o coelho é muito jovem ou se já é um jovem adulto, mas esse é o máximo de exatidão que você conseguirá.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Descobrindo a idade geral do coelho

Baixe em PDF
  1. Essa é uma boa forma de iniciar a avaliação. Para ser considerado jovem, o coelho deve ter no máximo nove semanas de idade. [1] Já um coelho adulto deve ter cerca de nove meses a quatro ou cinco anos de idade. Para ser considerado idoso, o coelho deve ter mais de quatro ou cinco anos de idade.
    • Alguns coelhos vivem até 10 a 12 anos de idade.
  2. Um dos motivos pelos quais é tão difícil determinar a idade dos coelhos é o fato de que a aparência deles não muda muito à medida que envelhecem. Ao contrário de outros animais, os coelhos são muito parecidos independentemente de serem jovens ou idosos.
    • A idade dos cavalos, por exemplo, pode ser facilmente determinada através da inspeção dos dentes, pois os cavalos possuem marcas distintas as quais aparecem nos dentes à medida que envelhecem. Mas por mais que os coelhos possuíssem marcas distintas nos dentes, seria difícil enxergar os molares, os quais ficam na parte de trás da boca e só podem ser inspecionados com o auxílio de um aparelho especial.
  3. Faça uma lista dos atributos do coelho para poder estimar a possível idade do animal. Alguns sinais aos quais você deve se atentar incluem:
    • Os níveis de atividade: o coelho se demonstra animado e ativo regularmente ou apenas come e dorme na maior parte do tempo? O animal se move graciosamente ou aparenta estar tenso e cansado?
    • A aparência em geral: o pelo do coelho é macio e brilhoso ou grosso e áspero?
    • A deterioração física: o coelho apresenta feridas na região dos jarretes?
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Determinando se o coelho é um filhote ou adolescente

Baixe em PDF
  1. Ele ainda está crescendo e costuma passar bastante tempo com a mãe? Os filhotes nascem cegos e surdos; eles são bastante pequenos e são amamentados uma ou duas vezes por dia, geralmente durante a noite. [2]
    • Ao atingirem de seis a oito dias de idade, os olhos e os ouvidos abrem. Nessa idade, o pelo do animal é fino. Ao atingir duas semanas de idade, sua pelagem já se demonstrará completamente cheia.
    • Ao atingir duas semanas de idade, o coelho começará a se interessar por alimentos como ervas e grama. Já na terceira semana de idade, ele começará a sair do ninho regularmente, além de reagir rapidamente aos sons.
    • Os coelhos jovens começam a desmamar ao atingirem cerca de quatro a cinco semanas de idade - nessa idade, o animal terá a aparência de um coelho adulto em miniatura. O desmame completo ocorre aproximadamente na oitava semana de idade.
  2. Para descobrir se o animal ainda vai crescer é necessário saber o tamanho da raça dele. Caso não tenha certeza se o coelho é um adulto de raça pequena ou o filhote de uma raça grande, tire fotos dele semanalmente e compare-as.
    • Se necessário, inclua um objeto em particular na foto todas as semanas para que possa utilizar como referência e medir o coelho.
    • Dependendo da raça, o coelho continuará a crescer até os seis a nove meses de idade (os nove meses sendo o limite máximo no caso das maiores raças).
  3. A adolescência ocorre quando o coelho começa a produzir hormônios reprodutivos. Isso normalmente ocorre a partir dos quatro meses de idade - tipicamente, eles começam a se interessar pelo sexo oposto ao atingirem de quatro a seis meses de idade. [3]
    • Os coelhos adolescentes tendem a ser bastante barulhentos e inquisitivos, além de adorarem explorar o ambiente. Se eles encontrarem um coelho do mesmo sexo, seus hormônios à flor da pele podem fazer com que os animais comecem a brigar. Os coelhos jovens costumam ser bastante reativos, dando chutes ao notarem qualquer sinal de perigo. [4] No entanto, ao se depararem com um espécime do sexo oposto, eles podem tentar acasalar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Distinguindo entre um coelho adulto e um coelho idoso

Baixe em PDF
  1. Os adultos podem demonstrar um comportamento de acasalamento hostil, mas geralmente não se interessam tanto em explorar o ambiente. Quando acordados, eles tendem a ser mais ativos e a se alimentarem. Os coelhos adultos passam o tempo praticando tais atividades ou dormindo. Eles dão a impressão de que estão alertas e interagindo o tempo todo quando não estão dormindo.
    • Os coelhos mais velhos tendem a dormir mais e a comer menos, sendo mais propensos a perder peso. Quando acordados, eles costumam reagir menos aos eventos e se demonstram menos interessados em explorar o ambiente. [5]
  2. Quando jovem, o coelho ainda crescerá, portanto a mudança de tamanho do animal será observável. Na fase adulta, eles estão no auge de suas capacidades físicas; o pelo geralmente é brilhante, os olhos vívidos, o peso é saudável (em alguns casos, o aspecto deles é até mesmo mais "cheinho") e eles se movem com facilidade.
    • Já os coelhos mais velhos podem apresentar uma pelagem menos clara, pois costumam se limpar com menos frequência. A visão e audição deles podem estar comprometidas. Além disso, eles não interagem muito com o ambiente, ao contrário dos adultos. Os movimentos podem ser mais tensos e desajeitados. Em alguns casos, eles se arrastam em vez de saltitar.
  3. [6] Não há uma ligação científica entre a presença de jarretes doloridos e a idade do coelho, mas alguns criadores de coelhos notaram que os espécimes mais velhos são mais propensos a manifestarem essa condição. Os jarretes doloridos são causados pela pressão do peso do animal sobre a pele fina dos jarretes, desgastando o pelo na região e resultando em calos.
    • Há muitas variáveis envolvidas no desenvolvimento de jarretes doloridos, incluindo o peso do animal (quanto mais pesado for o coelho, mais propenso ele será a manifestar tal condição), quantidade de forração no ambiente do animal (forração insuficiente é um fator de risco) e o estado de limpeza da forração (quando suja de urina, a forração queima o pelo do coelho, resultando em sua queda).
    • É improvável que todos esses fatores ocorram ao mesmo tempo se o coelho for jovem, portanto, os jarretes doloridos são menos frequentes em coelhos jovens. No entanto, quanto mais velho for o coelho mais provável são tais fatores, resultando na manifestação dessa condição.
  4. Os dentes dos coelhos podem crescer excessivamente independentemente da idade, pois tal crescimento geralmente é causado pela dieta e pela falta de desgaste. No entanto, os mais velhos costumam comer menos, o que diminui a frequência de desgaste dos dentes.
    • O crescimento excessivo dos dentes pode ser observado através de certos sinais - por exemplo, o coelho rangendo os dentes ou com o queixo molhado devido à salivação.
    Publicidade

Referências

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 134 281 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade