Baixe em PDF Baixe em PDF

É muito fácil digitar um endereço web para acessar um site específico! Para isso, vai ser preciso encontrar a barra de endereço branca e comprida no topo do navegador de internet e digitar o endereço desejado. Pressione a tecla Enter para acessar o site imediatamente. Verifique se você tem o endereço correto. Continue lendo e veja instruções e truques que podem ajudá-lo a entender melhor como navegar na internet.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando a barra de endereço

Baixe em PDF
  1. Ela é a barra branca e comprida no topo da janela do navegador de internet. Digite o endereço nessa barra (da forma correta) e pressione a tecla Enter para visitar o website.
  2. A barra de pesquisa geralmente é marcada com a logo do mecanismo de busca (Google, Bing etc.) e um ícone de lupa. Você ainda pode encontrar o site se digitar o endereço na barra de pesquisa, mas isso vai demorar um pouco mais.
    • Se após digitar o endereço você for redirecionado a uma página de pesquisa, então você provavelmente o digitou na barra de pesquisa, ou então o computador está infectado por um spyware.
  3. Use a tecla Backspace para apagar quaisquer palavras digitadas dentro dela. Se a barra estiver vazia, você vai ver uma linha vertical piscando: isso indica onde as palavras digitadas vão aparecer.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Digitando um endereço básico

Baixe em PDF
  1. O endereço web também é conhecido como URL, acrônimo para Uniform Resource Locator (Localizador Padrão de Recursos). O URL (ou endereço web) é uma referência a uma página ou "recurso" da ampla rede mundial da internet. Um URL tem duas partes principais: o protocolo identificador e o nome do recurso. Eles são separados por um sinal de dois pontos (:) e duas barras (//). [1]
    • Protocolo identificador: é a primeira parte do URL. Ele indica qual protocolo usar. Para o URL " http://exemplo.com ", o protocolo identificador é o http .
    • Nome do recurso: é a segunda parte do URL. Ele especifica o endereço IP ou nome do domínio onde o recurso está localizado. Para o URL " http://exemplo.com ", o protocolo identificador é o exemplo.com .
  2. Somente é preciso digitá-lo caso você queira usar um protocolo diferente do padrão. O http:// é o padrão para a maioria das páginas, mas algumas delas, como formulários ou logins, possuem o protocolo https:// . Isso significa que essa informação está criptografada e ela não pode ser interceptada.
    • O navegador de internet pode não exibir o protocolo no URL. Um ícone de cadeado indica uma página segura com protocolo "https://". Preste atenção aos avisos do navegador sobre os certificados de segurança da página.
    • Na internet de antigamente, os usuários precisavam digitar o protocolo identificador todas as vezes que quisessem acessar um website específico. Porém, isso não é mais necessário.
  3. No entanto, alguns sites podem ter subdomínios diferentes, como video.google.com. Se o subdomínio for parte do URL, é preciso incluí-lo.
  4. A parte exemplo.com é o nome do domínio, seguido pelo domínio de segundo nível, o ".com". Esse é o mínimo que você precisa para acessar um website. Para isso, é preciso digitar o endereço e usar o domínio de segundo nível corretamente.
    • Alguns domínios de segundo nível são reservados para locais específicos ou empresas. Por exemplo, ".br" é reservado para websites brasileiros e ".gov" é reservado para websites governamentais.
    • Se você digitar o nome de domínio, mas o site não for carregado, o domínio pode estar errado. Verifique a barra de endereço para ter certeza de que digitou o endereço correto. Se ainda assim a página não for carregada, o site pode estar fora do ar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Digitando endereços maiores

Baixe em PDF
  1. Se quiser acessar uma página específica de um site, você vai precisar digitar o caminho do arquivo. Esse caminho sempre segue um "/". A parte "/" no URL representa um subdiretório dentro do website. Cada "/" equivale a um nível abaixo do site. O caminho do arquivo é seguido pelo nome do arquivo e às vezes o nome da extensão, como "exemplo.com.br/subdiretório/nomedoarquivo.html".
    • A maioria dos URLs não exige a extensão do arquivo; ela é preenchida automaticamente. Porém, algumas vezes ela pode ser necessária. Digite o caminho do arquivo corretamente, já que "/página.php" e "/página.html" são arquivos completamente diferentes.
  2. É menos provável que você cometa um erro ao copiar e colar a URL completa na barra de endereço. Caso tenha acesso ao endereço web, basta copiar e colá-lo na barra de endereço.
  3. Alguns caracteres estranhos podem aparecer na barra de endereço como: ?, # e uma série de números. Não se preocupe com eles, a menos que você deva copiá-los para acessar um site específico. [2]
    • Um "?" com números/letras seguido do URL é chamado de parâmetro. Os parâmetros são gerados automaticamente e não é preciso digitá-los.
    • Um "#" seguido de letras/números é chamado de âncora. Alguns websites têm certos pontos específicos de uma página, e eles pulam diretamente para um local específico dela. A página vai ser rolada automaticamente para o local onde a âncora se encontra. [3]
    Publicidade

Dicas

  • Se não conseguir pensar em nada, acesse www.google.com e pesquise por uma categoria de websites, como "sites de moda!" ou "wikihow". Se procurar bem, você pode encontrar diversos sites divertidos!
  • Nem todos os domínios têm uma página criada seguindo o padrão "domínio.com.br". Pode ser necessário adicionar o prefixo "www" na frente do domínio, por exemplo: www.wikihow.com.br
Publicidade

Avisos

  • Não use espaços entre os caracteres ao digitar um endereço web. Você pode ser redirecionado para um mecanismo de busca.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 73 719 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade