Baixe em PDF Baixe em PDF

Dividir expressões que envolvem potências é bem mais simples do que parece: desde que tenham a mesma base, basta subtrair os expoentes e re-escrever a expressão. Alguns casos requerem um pouco mais de atenção e necessitam de mais algumas operações para se obter uma resposta final. Aprenda a seguir os detalhes para dividir diferentes casos de expressões que envolvem potências.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Entendendo o básico

Baixe em PDF
  1. A forma mais simples de divisão de potências que você pode encontrar é a expressão m a ÷ m b , onde a e b são expoentes quaisquer. Para exemplificar como funciona uma divisão de potências, vamos dividir m 8 por m 2 . Para começar, escreva a expressão.
  2. No exemplo, o segundo expoente é 2 e o primeiro expoente é 8 . Logo, reescreva o problema como sendo m 8-2 . [1]
  3. Como o resultado da subtração 8 - 2 é 6 , o novo expoente da expressão será 6 . Caso a base da potência seja um número e não uma variável, você poderia ainda desenvolver a potenciação e resolver as multiplicações necessárias para dar a resposta final (por exemplo, 2 4 = 2 x 2 x 2 x 2 = 16 ). [2]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Operações avançadas

Baixe em PDF
  1. Se as bases da expressão forem diferentes, não será possível dividi-la. Aqui estão outros detalhes que você precisa entender:
    • Se a expressão possuir variáveis diferentes como bases das potências, como por exemplo m 6 ÷ x 4 , não será possível simplificá-la.
    • Se as bases da expressão forem números em vez de variáveis, pode ser possível trabalhar a expressão para que fiquem iguais. Por exemplo, na divisão 2 3 ÷ 4 1 , podemos observar que a potência do denominador, 4 1 , pode ser re-escrita como sendo 2². Assim, ao substituir essa outra forma na expressão teremos: 2³ ÷ 2² = 2 3-2 = 2 1 = 2 . Fique atento que essa simplificação só será possível quando a base maior puder ser reescrita de forma que se torne uma potência com base igual a potência de base menor da expressão.
  2. Se a expressão que estiver trabalhando possuir múltiplas variáveis, divida cada potência do numerador pela potência de base correspondente no denominador. Observe os passos do exemplo a seguir para entender melhor: [3]
    • Exemplo: x 6 y 3 3z² ÷ x 4 y³z = x 6-4 y 3-3 z 2-1 = x²y 0 z 1 = x²z .
  3. Desde que as bases sejam as mesmas, não haverá maior problema em simplificar esse tipo de divisão. Deve-se trabalhar com as variáveis e os números separadamente: divida as variáveis como se faz normalmente (subtraindo os expoentes das potências de base igual), e em seguida, divida os coeficientes numéricos. Observe o exemplo para entender melhor esse processo: [4]
    • Exemplo: 6x4 ÷ 3x2 = 6/3 * x4-2 = 2 * x2 = 2x2 .
  4. Nesse caso, é necessário apenas mover a potência de expoente negativo para o outro lado da fração e mudar seu sinal: por exemplo, se tivermos 3-4 como numerador de uma fração, se movermos essa potência para o denominador, ela deverá ser reescrita com expoente positivo, ou seja, 34. Em seguida, basta utilizar os passos já aprendidos para simplificar a expressão em questão. Observe os dois exemplos a seguir: [5]
    • Exemplo 1: x-3/x-7 = x7/x3 = x7-3 = x4 .
    • Exemplo 2: 3x-2y/xy = 3y/(x2*xy) = 3y/(x3y) = 3/x3 .
    Publicidade

Dicas

  • Se tiver uma calculadora, é sempre boa usá-la para verificar sua resposta. Repita as operações aritméticas feitas ao longo da simplificação e verifique se o resultado é mesmo das que você fez.
  • Não se preocupe se não acertar da primeira vez. Continue tentando até conseguir.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 952 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade