Baixe em PDF Baixe em PDF

Alguém chamou para sair, mas você não está a fim? Entendemos que lidar com uma situação assim é difícil e até um pouco estressante. Não importa se a pessoa é um amigo ou não, você provavelmente não quer magoá-la. Ainda assim, é importante passar a mensagem de forma clara e sem deixar dúvidas: a rejeição não é fácil, mas é possível dizer "não" de forma compassiva e certeira. Precisa de ajuda? Continue lendo!

Método 1
Método 1 de 4:

Respondendo com tato e consideração

Baixe em PDF
  1. Não importa se gosta ou não de alguém, um convite para um encontro é sempre um elogio, afinal, a pessoa arriscou uma possível rejeição e uma situação embaraçosa por escolher você dentre todas as opções disponíveis. Isso é algo que requer muita coragem!
    • Sorria e agradeça. A ideia é expressar gratidão pelo convite do outro, mas deixar claro que, ainda assim, você não tem interesse.
    • Por exemplo, diga algo simples como "Obrigado pelo convite, fico muito agradecido, mas não tenho interesse em você desse jeito ".
    • Lembre-se — não é o fim do mundo se a outra pessoa se sentir ofendida. O que importa é se expressar de forma honesta e sem malícia.
  2. Se a pessoa o chamar para sair, espere alguns segundos antes de dizer não, para demonstrar que realmente pensou na pergunta — mesmo que não seja o caso. Dizer "não" rapidamente, sem hesitação, pode magoar o outro desnecessariamente. [1]
  3. Na hora de recusar um convite amoroso, menos é mais. Explicações longas podem abrir um debate e causar interpretações erradas do que você está querendo dizer. [2] Não é preciso ir muito a fundo. Seja breve e gentil!
    • Quanto mais coisas disser, mais falso você soará e mais tempo durará a conversa desconfortável.
  4. Se vai inventar uma desculpa, é importante que ela seja realista e sem furos. Por exemplo "Acabei de ser promovido e quero focar apenas no trabalho" ou "Quero priorizar as amizades aos romances nesse momento" são respostas melhores do que "Estou ocupado essa semana" ou "Não estou pronto para namorar agora". [3]
  5. Em vez de descrever por que não quer a pessoa, foque em si mesmo. Frases simples como "Não vejo você dessa forma" ou "Gosto de você como pessoa, mas não sinto nenhuma conexão entre nós" são melhores do que "Você não faz o meu tipo".
  6. Vocês dois provavelmente estão desconfortáveis, mas tente colocar um ponto final alegre ou positivo no papo, na medida do possível, obviamente.
    • Se parecer adequado, faça algum comentário bem humorado. Na pior das hipóteses, sorria e peça licença.
    • Saia rapidamente. Continuar a conversa após a recusa do convite pode causar confusão e tristeza para o outro. [4]
    • Por mais que queira manter o papo para agir naturalmente e fazer o outro se sentir melhor, acredite: é melhor encerrar a conversa o quanto antes.
  7. Não há motivo algum para discutir esse assunto com outras pessoas, mesmo que confie nelas. Respeite os sentimentos daquele que acabou de rejeitar, pois já é difícil o suficiente lidar com uma recusa sem ficar com vergonha na frente dos outros.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Agindo rapidamente

Baixe em PDF
  1. Rejeitar alguém normalmente é desconfortável para todos os envolvidos, e é tentador ignorar esse evento completamente. Infelizmente, fingir que o convite não aconteceu não fará com que ele desapareça magicamente. Se o silêncio for sua resposta, esperando que o outro "entenda a deixa", é cruel e perigoso. [5]
  2. [6] O "momento certo" para rejeitar alguém não existe, acredite. Quanto mais você esperar, mais difícil e desconfortável a situação ficará, para os dois lados. [7]
    • Se a pessoa não ouvir um "não" bem claro de sua parte, ela vai ter dificuldade para seguir em frente. Essa é, portanto, a melhor coisa que você pode fazer. [8] Apesar de doer em um primeiro momento, vocês dois ficarão mais felizes no longo prazo.
  3. Muitas pessoas tentam rejeitar as outras desaparecendo completamente após o convite inicial. [9] Em vez de confrontar a situação, elas desaparecem sem explicação, mas isso acaba fazendo o que é melhor evitar: magoar o outro.
    • Em um estudo realizado em 2012, pesquisadores identificaram sete estratégias de término e pediram para as pessoas avaliá-las da melhor para pior. Desaparecer foi a opção mais votada como a pior de todas por uma boa margem. [10]
  4. A menos que conheça a pessoa há muito tempo ou já tenham saído algumas vezes, a rejeição por texto é não apenas aceitável, mas preferível.
    • A neutralidade do texto suaviza a rejeição e permite que o outro aceite sua resposta no próprio tempo. Não há motivo para estabelecer contato físico com uma pessoa que você não conhece bem só para rejeitá-la. [11]
    • Em alguns casos, como ao ser abordado na internet ou por alguém que você conhece mas vê pouco, um e-mail pode ser suficiente para rejeitar o outro.
  5. Qualquer pessoa que conhece pessoalmente ou vê com frequência, como amigos e colegas de trabalho, merece uma resposta cara a cara. Assim, você evita que os encontros futuros de vocês sejam muito desconfortáveis.
    • A rejeição cara a cara permite que o outro observe suas expressões faciais e interprete sua linguagem corporal, além de ouvir seu tom de voz. [12]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Sendo direto

Baixe em PDF
  1. Não enrole e nem aparente indecisão, pois isso pode confundir o outro. Caso recuse a pessoa de forma direta logo de cara, você certamente evitará que essa situação se repita com ela. [13]
    • Uma reação ambígua pode fazer com que a pessoa acredite que tem uma chance e tente de novo no futuro. Isso não é justo com ela.
    • Assim, você aumenta as chances de ter que repetir essa conversa desconfortável no futuro.

    De todo modo, evite ser excessivamente direto. Tenha tato, pois a rejeição dói.

  2. Olhe para a pessoa com um sorriso no rosto e com uma postura calma e relaxada — tanto quanto possível, obviamente. Use uma linguagem corporal positiva, olhando diretamente nos olhos do outro, sem cruzar os braços e as pernas. [14]
    • Uma linguagem corporal negativa — como desviar o olhar ou ficar curvado — indica falta de confiança em suas próprias palavras. [15]
  3. Se realmente não tem interesse em namorar com essa pessoa, deixe isso bem claro. "Estou muito focado no trabalho" ou "Acabei de sair de um relacionamento" parecem respostas gentis, mas elas podem ser interpretadas como "Me pergunte de novo daqui algumas semanas". [16] Tome muito cuidado para que o outro não acredite que tem chance no futuro, principalmente se você sabe que não há.
  4. Não mantenha contato com uma pessoa interessada em você se não tem interesse algum em namorá-la no futuro. Às vezes parece uma boa ideia ficar por perto de alguém que gosta de você, mas a menos que planeje retribuir o sentimento, você estará apenas alimentando seu próprio ego.
    • Não retome o contato a menos que esteja realmente interessado. É tentador correr atrás de alguém que já rejeitamos no passado, principalmente durante momentos difíceis. Não caia nessa bobeira.
    • A menos que realmente queira algo com a pessoa, não há motivo para ligar para ela ou adicioná-la no Facebook.
    • Muitas pessoas acabam retomando contato quando estão sob efeito do álcool. O lapso momentâneo de julgamento pode causar confusão e dor para o outro, e você acabará tendo que rejeitá-lo novamente no futuro. Não faça isso.
  5. Você quer mesmo ser amigo do outro ou está dizendo isso apenas para poupar os sentimentos dele? Se for a última opção, é melhor ficar quieto. [17]
    • Se quer mesmo continuar amigo do outro, dê um pouco de espaço a ele. [18] A pessoa precisa recuperar o ego e o embaraço da rejeição por um tempo, antes de retomar a amizade.
    • É possível que ela não consiga ser sua amiga por conta dos sentimentos românticos que nutre por você. Se for o caso, respeite-a.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Reagindo de forma sincera

Baixe em PDF
  1. . Ninguém gosta de magoar os outros, mas recusar um convite não o torna uma pessoa ruim ou um babaca. Isso é normal! Se não sente atração pelo outro, não há o que fazer. Dizer qualquer outra coisa que não seja "não" é desrespeitoso com vocês dois. [19]
  2. Não há nada que o obrigue a agradar todo mundo, e você não deve aceitar um convite só por se sentir mal com a recusa. Respeite seus sentimentos e não os questione.
    • Expressar culpa abertamente pode confundir o outro. Se está sendo sincero, não há motivo para pedir desculpas.
    • Na pior das hipóteses, você está fazendo um favor à pessoa ao deixá-la preparada para as futuras rejeições que (provavelmente) vai encarar.
  3. Talvez não tenha certeza do porquê de querer recusar o convite do outro, mas sinta que é o que precisa fazer. Acredite em seus instintos, pois eles geralmente estão certos.
  4. Tudo bem dizer "não", e não há motivo algum para pedir desculpas. [20] Mesmo que se sinta mal com tudo que aconteceu, expressar isso em voz alta acaba transparecendo "pena", como se você tivesse feito algo de errado. Não é o caso.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 115 028 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade