Este artigo foi coescrito por Supatra Tovar, PsyD, RD
. A Dra. Supatra Tovar é Psicóloga, Dietista, Especialista em Boa Forma e Proprietária da Dr. Supatra Tovar and Associates. A Dra. Tovar trabalhou nos campos da educação em saúde, dietética clínica e psicologia. Com mais de 25 anos de experiência holística em bem-estar, pratica a Psicoterapia de Saúde Holística. Combina seu conhecimento em psicologia, dieta e boa forma para ajudar quem vem lidando com depressão, ganho de peso, desordens alimentares, fases de transição na vida e relacionamentos. A Dra. Tovar é formada em Biologia Ambiental pela University of Colorado Boulder e Mestra em Ciências da Nutrição pela California State University, Los Angeles. É Doutora em Psicologia Clínica pela Alliant International University, Los Angeles.
Há 10 referências
neste artigo. Você pode encontrá-las ao final da página.
Este artigo foi visualizado 8 052 vezes.
Já aconteceu de você ficar cansado só de passar um tempo perto de alguém que falava pelos cotovelos? Provavelmente, sim. Por mais que tocar no assunto seja delicado e um tanto desconfortável, no fim das contas, é bem possível que a pessoa não esteja agindo por mal — e nem se dê conta de que está tagarelando. No entanto, não se preocupe: você só precisa seguir as dicas abaixo para saber o que fazer!
Passos
-
Eis um jeito bastante diplomático de resolver o problema antes que ele saia do controle. Apesar de nem sempre ser possível, vale a pena pensar em alguns limites antes de você começar a interagir com a pessoa. Por exemplo: se vocês estiverem entre amigos ou em uma reunião de trabalho, peça para todo mundo que quiser se manifestar levantar a mão e ser breve. [1] X Fonte de pesquisa
- Diga algo do tipo "Como temos muita coisa pra discutir na reunião, eu vou pedir pra vocês deixarem dúvidas e perguntas pro final". [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Com sorte, a própria pessoa vai se tocar e tomar iniciativa de fazer silêncio. Você não gosta de confrontar ninguém? Pense em formas de se prevenir! Por exemplo: quando aquele seu colega de trabalho chegar à sua sala e começar a tagarelar, continue o que você está fazendo. Limpe a garganta algumas vezes, olhe as horas de vez em quando e mostre que está distraído. [3] X Fonte de pesquisa
- Colocar fones nos ouvidos é uma das táticas mais clássicas e úteis nestas horas!
- Se você trabalha em um escritório, coloque uma placa na sua porta ou mesa dizendo "Por favor, não perturbe", ou coisa parecida.
-
Não confronte a pessoa na frente dos outros! A conversa vai ser desconfortável de qualquer jeito. Pensando assim, é melhor chamá-la para um cantinho e falar em particular por alguns minutos. Tente também ser casual para ninguém desconfiar. Por exemplo: [4] X Fonte de pesquisa
- No trabalho, diga "O que você disse é muito importante, Sandra, mas vamos deixar isso de lado por enquanto. Podemos conversar depois da reunião". [5] X Fonte de pesquisa
- Se você estiver almoçando com a turma e uma pessoa específica ficar atropelando as outras, fale "Sérgio, a gente pode falar disso depois do almoço? Aposto que você também quer saber como foram as férias da Érica, né?".
Publicidade
-
Espere a pessoa terminar de falar antes de se manifestar. Mesmo que a pessoa esteja dando nos seus nervos, é melhor você esperar pelo menos até ela terminar a frase ou o raciocínio. Pedir desculpas pelo "corte" também é de bom tom, mas seja firme. [6] X Fonte de pesquisa Você pode dizer coisas como:
- "Posso te interromper rapidinho? Preciso falar uma coisa importante."
- "Desculpa te interromper, mas eu queria falar sobre uma coisa que percebi em você há pouco tempo."
-
Essa tática é tiro e queda nos momentos de pressa. Quando você estiver correndo contra o tempo — ou só não tiver disposição para conversar com ninguém —, explique à pessoa que não dá para ficar de papo. Depois, vá embora logo em seguida. Mas atenção: essa solução é temporária e você ainda vai ter que retomar o assunto em outro momento. [7] X Fonte de pesquisa Veja exemplos:
- "Desculpa te interromper, mas eu tava literalmente na porta pra ir embora. Tô com pressa. A gente pode conversar depois?"
- "Eu tenho um compromisso em dez minutos. Se não for urgente, vamos deixar pra outra hora."
- "Tô corrido! Eu tava prestes a ir embora."
Publicidade
-
Use um tom pragmático e seja específico para não deixar dúvidas. Lógico que você não quer ter essa mesma conversa com a pessoa outra vez! Então é melhor não enrolar. Mesmo assim, seja educado: adote uma expressão neutra e não se deixe tomar conta pela emoção na hora de falar. [8] X Fonte de pesquisa Por exemplo:
- "Aline, você não me deixou dar minha opinião na reunião de hoje. Toda vez que eu tentava, você me interrompia."
- "Você falou umas coisas muito legais na reunião, Ricardo, mas acho que enrolou um pouco. Quando isso acontece, seus colegas ficam distraídos rapidinho."
- "Felipe, eu gosto muito de ouvir o que você tem pra dizer. Mas eu mal consegui falar desde que começamos a conversar! Queria te contar como foi minha viagem. Você ia adorar lá!"
-
Sorria e use um tom de voz calmo para a pessoa ver que você está brincando. Todo mundo tem um ou outro amigo que fica animado demais e começa a falar como se não houvesse amanhã! Nesses casos, brincar com a pessoa é um jeito legal de mostrar que ela está dominando a conversa. [9] X Fonte de pesquisa Você pode falar:
- "Ei, lembra de mim? Eu ainda tô aqui!"
- "Respira, amigo! Posso falar uma coisa rapidinho?"
- Olhe no seu relógio e diga "Menina, parece que você tá falando há dias. Deixa eu falar também! Você vai ficar de cara com o que o Tiago fez no fim de semana."
Publicidade
-
Muitas pessoas nem se dão conta de que falam demais. Se você nunca confrontou o amigo ou colega em questão, dê um voto de confiança a ele! Mesmo que não seja o caso, ele provavelmente não está mal-intencionado. Pode ser que a conversa seja muito menos traumática do que você imagina. [10] X Fonte de pesquisa Veja alguns exemplos do que dizer:
- "Eu sei que você não interrompe as pessoas de propósito, Bruno. Claro que é sem querer!"
- "Lógico que você não monopoliza nossas conversas por maldade, Dani!"
- Só não pegue pesado ou generalize, como "Todo mundo fica frustrado quando você fala demais" ou "Você nunca deixa ninguém falar".
-
Existe uma baita diferença entre conversar e acusar alguém de algo. O problema é que essa distinção nem sempre é clara! Crie o hábito de falar sempre da sua perspectiva, ou seja, começando com "Eu…". Tudo que você disser vai soar mais neutro e menos agressivo. [11] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte Por exemplo:
- "Eu fico com a impressão de que você não tá nem aí pro que eu quero dizer."
- "Às vezes eu sinto que você não quer ser minha amiga mais, já que nunca me deixa falar."
- "Eu fico preocupado com a falta de espaço pro pessoal participar das reuniões. É responsabilidade minha abrir espaço para todo mundo contribuir, mas quase ninguém tá conseguindo."
Publicidade
-
Ideias desse tipo vão mostrar à pessoa que você só quer o bem dela. Tente pensar em possíveis soluções para o problema! Se não conseguir, pelo menos pergunte a ela se você pode fazer alguma coisa específica para ajudar. [12] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte Por exemplo:
- "O que você acha de mudarmos nossa dinâmica nas reuniões? E se cada um tivesse um ou dois minutos pra falar, por exemplo?"
- "Eu posso fazer alguma coisa para ser um bom ouvinte ou ajudar você?"
- "Se você quiser, eu te ajudo a ensaiar suas apresentações. Às vezes dá pra gente resumir alguns pontos juntos." [13] X Fonte de pesquisa
-
A pessoa vai se sentir ouvida e ter um motivo a mais para mudar de comportamento. Muita gente nem sabe por que fala pelos cotovelos! Quem sabe seu amigo ou colega não é ansioso ou tem problemas de autoestima? Dê a ele a chance de se explicar por alguns minutos. Só não o deixe tagarelar de novo . Veja exemplos: [14] X Fonte de pesquisa
- Se um colega de trabalho explicar que é ansioso, diga "Isso é normal! A gente ainda tem que tentar mudar seu comportamento, mas agora eu entendo melhor o seu lado. Vou fazer o possível pra te ajudar nas próximas reuniões".
- Se uma amiga sua pedir desculpas e disser que nunca percebeu que falava demais, responda com "Fica tranquila, Júlia! Não é nada tão grave. Que tal a gente sair pra conversar sobre isso semana que vem?".
- Por fim, lembre-se de que algumas pessoas são tagarelas porque têm algum déficit de atenção ou coisa do tipo. [15] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.canr.msu.edu/news/how-to-effectively-manage-the-talkative-and-silent-members-of-a-group
- ↑ https://www.cbsnews.com/news/5-ways-to-shut-up-a-chronic-interrupter/
- ↑ https://www.entrepreneur.com/article/284492
- ↑ https://www.cbsnews.com/news/5-ways-to-shut-up-a-chronic-interrupter/
- ↑ https://www.canr.msu.edu/news/how-to-effectively-manage-the-talkative-and-silent-members-of-a-group
- ↑ https://www.prdaily.com/how-to-shut-down-a-never-ending-phone-call/
- ↑ https://www.learning-mind.com/people-who-talk-too-much-introvert/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/some-assembly-required/201703/how-have-difficult-conversations
- ↑ https://socialpronow.com/blog/talking-too-much/
- ↑ https://www.cbsnews.com/news/5-ways-to-shut-up-a-chronic-interrupter/
- ↑ https://www.apa.org/science/about/psa/2013/02/uncomfortable-conversations
- ↑ https://www.apa.org/science/about/psa/2013/02/uncomfortable-conversations
- ↑ https://www.irishtimes.com/business/work/three-ways-to-deal-with-a-boss-who-talks-too-much-1.2084191
- ↑ https://www.cbsnews.com/news/5-ways-to-shut-up-a-chronic-interrupter/
- ↑ https://www.apa.org/topics/adhd
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!