Baixe em PDF
Baixe em PDF
A berinjela é um legume bastante versátil, podendo ser usada em inúmeras receitas diferentes e que incluem a polpa e até a casca. A história é diferente com as sementes: embora você não precise extrair nenhuma delas antes de preparar o vegetal, elas têm um sabor amargo que incomoda algumas pessoas. Por outro lado, dá até para cultivar novas berinjelas a partir das sementinhas! Tudo depende do seu objetivo. Leia este artigo para descobrir mais.
Passos
-
Tire as sementes se você quiser diminuir o sabor amargo da berinjela. As sementes são responsáveis por boa parte daquele sabor amargo que a berinjela tem! Você não precisa, mas pode extrair todas — se quiser deixar o gosto do legume mais palatável. [1] X Fonte de pesquisa
- Berinjelas mais velhas têm mais sementes e, portanto, são mais amargas. O mesmo vale para as sementinhas que estão ficando marrons.
- Berinjelas pequenas e jovens não têm tantas sementes e, portanto, não são tão amargas. Você não precisa fazer a extração nesses casos.
-
Corte a berinjela ao meio na vertical. Coloque a berinjela em uma tábua de cozinha e segure-a com a sua mão não dominante. Em seguida, pegue uma faca afiada e corte o legume ao meio na vertical com a outra mão. [2] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado para não passar a faca na direção da mão com a qual você está segurando a berinjela! Vire a lâmina no sentido contrário.
- Experimente também cortar a berinjela em rodelas. Tudo depende da receita que você pretende fazer.
-
Recolha a polpa com as sementes usando uma colher de metal. Segure metade da berinjela com a sua mão não dominante. Com a outra, passe a parte côncava de uma colher de metal dentro do legume. Tente tirar o mínimo possível da polpa em si, mas ainda recolhendo as sementes que estão nela. Depois, repita o processo com a outra metade. [3] X Fonte de pesquisa
- Se você cortar a berinjela em rodelas, em vez de na vertical, passe a ponta da colher ou de uma faca em volta da polpa de cada pedaço para remover as sementes.
-
Use uma faca de cozinha para cortar a berinjela em rodelas ou cubos. Nesse estágio, você só tem a polpa da berinjela sem as sementes. Basta cortar e cozinhar o legume de acordo com as instruções da receita! [4] X Fonte de pesquisa
- Você não precisa descascar a berinjela antes de preparar e comer o legume.
Publicidade
-
Transfira as sementes da berinjela a uma tigela d'água. Preencha uma tigela com água fresca. Na sequência, siga os passos do método anterior: corte a berinjela na vertical em cima de uma tábua de cozinha e recolha parte da polpa e as sementes com uma colher. Termine transferindo tudo à tigela. [5] X Fonte de pesquisa
- A tigela d'água serve para você separar as sementes da polpa.
-
Separe as sementes da polpa na água usando os dedos. Use os dedos para amassar os pedaços da polpa que estão dentro d'água. Você vai notar que as sementes se soltam aos poucos. Continue assim até todas elas começarem a flutuar na superfície. [6] X Fonte de pesquisa
- Pode ser que algumas sementes estejam mais grudadas nos pedaços de polpa. Nesse caso, faça um pouco mais de força — ou mesmo deixe essas sementinhas de lado.
-
Descarte a água da tigela com um coador e enxague as sementes. Tire os pedaços maiores da polpa do coador até você ficar apenas com as sementes em si e os pedaços menores da berinjela. Logo depois, ligue o jato forte da torneira em cima do acessório para enxaguar o material e eliminar o que resta do legume.
- Use um coador de malha fina para não eliminar as sementes sem querer.
-
Coloque as sementes para secar por um ou dois dias em uma área ventilada. Transfira as sementes a uma folha seca de papel-toalha ou jornal e dê batidinhas em cima delas para secar tudo. Em seguida, espalhe tudo por um prato limpo. Conte um ou dois dias enquanto o material seca.
- Não deixe de secar as sementes com folhas de papel-toalha ou jornal. As que continuarem molhadas podem acabar germinando.
- Deixe as sementes em qualquer lugar ventilado, mas em um ponto que não tenha contato direto com a luz do sol. Caso contrário, elas podem até cozinhar.
-
Guarde as sementes secas em um recipiente limpo por até cinco anos. Transfira as sementes a um vidro de conserva, envelope ou saco zip lock. Coloque o recipiente em um lugar seco e fresco por até cinco anos.
- Pregue uma etiqueta com a data em que você colheu as sementes no recipiente. Assim, você vai saber se elas ainda estão boas.
Publicidade
Dicas
- Quanto mais velha é a berinjela, mais sementes ela tem — e, por consequência, mais amargo é o seu sabor.
Publicidade
Avisos
- Se você decidir guardar as sementes de berinjela, seque-as bem antes de colocar tudo no vidro de conserva ou em outro recipiente. E ponha o material bem longe da luz do sol.
- Tome cuidado na hora de cortar a berinjela com uma faca afiada. Mantenha os dedos e as mãos longe da lâmina.
Publicidade
Materiais Necessários
Extraindo as sementes antes de cozinhar a berinjela
- Tábua de cozinha.
- Faca de cozinha.
- Colher de metal.
Guardando as sementes para cultivar depois
- Tigela.
- Tábua de cozinha.
- Faca de cozinha.
- Colher de metal.
- Água.
- Coador de malha fina.
- Folhas de papel-toalha ou jornal.
- Prato.
- Garfo (opcional).
- Vidro de conserva ou outro recipiente.
Referências
- ↑ https://www.thekitchn.com/3-things-you-can-do-you-temper-bitter-eggplants-232835
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=26SmdZ8xm_A&feature=youtu.be&t=88
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=26SmdZ8xm_A&feature=youtu.be&t=115
- ↑ https://www.allrecipes.com/article/how-to-cook-eggplant/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=26SmdZ8xm_A&feature=youtu.be&t=118
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=26SmdZ8xm_A&feature=youtu.be&t=165
Publicidade