Baixe em PDF Baixe em PDF

O carvão, feito ao queimar pedaços de madeira até que todas as impurezas saiam, é excelente para fazer churrasco ao ar livre. Ele pode ser caro para comprar, mas fazer o seu é uma solução barata e simples. Continue lendo para aprender como fazê-lo usando dois métodos diferentes.

Método 1
Método 1 de 2:

Acendendo uma fogueira

Baixe em PDF
  1. Pode fazer isso no seu quintal ou precisar de um local diferente e de uma licença. Veja quais são as regras quanto a isso na sua cidade.
  2. Esse será o recipiente no qual colocará a madeira. Escolha um do tamanho que quiser, dependendo de quanto carvão deseja fazer. Ele precisará ter uma tampa à prova de chamas.
  3. Que tipo de madeira quer usar? Selecione uma que tenha sido curada: as de cerejeira, carvalho ou nogueira-pecã são todas boas. Veja se alguém na sua região tem madeira para vender ou pegue um pouco numa loja de artigos para reforma e jardinagem. Você precisará do suficiente para encher o tambor até o topo. Corte a madeira em pedaços de 10 cm.
  4. Preencha-o bem com o material até o topo e tampe-o, mas não o deixe selado.
  5. Compre ou junte material extra para fazer uma que queime por 3 a 5 horas no local escolhido e deixe um buraco no meio dela para o tambor. Coloque-o no buraco e cubra com mais madeira.
  6. Mantenha-a acesa por pelo menos 3 horas ou mais, se o tambor for grande e estiver bem cheio. Deixe o fogo se apagar completamente e esfriar antes de chegar perto.
  7. Quando abrir a tampa, verá um lote novo de carvão puro. Use-o para fazer churrasco pelo resto do verão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando dois tambores

Baixe em PDF
  1. O pequeno deverá caber no grande com espaço de sobra. Usar um tambor de 115 L dentro de um de 210 L dará certo. [1]
  2. Use uma serra para metais e faça um corte quadrado na base dele com cerca de 30 por 50 cm. Você precisará desse buraco para colocar combustível no tambor e manter o conteúdo dele quente.
  3. Isso permite que o calor extremo passe para ele, cozinhando a madeira lá dentro. Fure 5 ou 6 buracos de 1 cm na base do tambor.
  4. O ideal é usar pedaços de 10 cm de madeira de cerejeira, carvalho ou nogueira-pecã. Encha bem o tambor e tampe-o, deixando uma abertura para que a umidade possa sair. [2]
  5. Coloque dois tijolos deitados no fundo dele, um de cada lado, e depois mais dois sobre os primeiros, formando um quadrado. Isso evita que o tambor menor toque o fundo do maior e permite a você colocar o combustível embaixo.
  6. Ele deve se encaixar bem dentro do maior. Se não, use tijolos menores ou pedras para diminuir o suporte. Tampe o tambor maior, deixando um espaço para o ar passar.
  7. Use madeira e gravetos para isso, passando os materiais pelo buraco na parte de baixo do recipiente. Conforme o fogo for queimando, alimente-o com pedaços de madeira maiores.
    • Fique de olho na chama; quando ela diminuir, coloque mais madeira.
    • O fogo deve ficar o mais quente possível, por isso continue alimentando-o com madeira densa.
  8. Depois de 7 a 8 horas, as impurezas, a umidade e os gases terão sido retirados da madeira, sobrando apenas o carvão puro. Deixe o fogo se apagar completamente e esfriar antes de chegar perto dos tambores.
  9. Esvazie o tambor menor num recipiente e guarde o carvão para uso posterior.
    Publicidade

Dicas

  • Seja paciente; o processo de eliminar os gases leva várias horas.
Publicidade

Avisos

  • Não retire o tambor até que o fogo tenha se apagado completamente. Se o carvão entrar em contado com ar suficiente antes de estar pronto, ele vai queimar.
  • Não se machuque e mantenha as crianças longe das chamas e dos objetos quentes.
  • Deixe uma abertura ao tampar o tambor para que os gases possam escapar dele sem acumular pressão.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 120 310 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade