Baixe em PDF Baixe em PDF

Lavar as mãos com água e sabão ainda é a melhor maneira de evitar doenças e manter a higiene, mas nem sempre há uma pia por perto. O álcool em gel é uma solução ótima para esse dilema e pode ser levado para qualquer lugar. Além disso, é extremamente fácil prepará-lo em casa! A preparação do álcool em gel caseiro é uma atividade excelente tanto para crianças quanto para adultos e, além disso, é possível economizar dinheiro e ter um bom produto que protege você e sua família dos germes. Frascos pequenos podem até servir como ótimos presentes!

Aviso: O gel antisséptico precisa ter uma concentração de pelo menos 65% de álcool para funcionar contra vírus e bactérias.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo álcool em gel sem perfume

Baixe em PDF
  1. Os produtos necessários para fazer álcool em gel para mãos são comuns, então é provável que você já tenha todos eles em casa. Caso não tenha, é possível encontrá-los facilmente em drogarias ou supermercados. Você vai precisar de álcool isopropílico com concentração de pureza de no mínimo 91% e de Aloe vera em gel puro. E isso é tudo!
    • Para que a eficácia do álcool caseiro seja equivalente à dos disponíveis no mercado, o produto final deve ter cerca de 65% de álcool. [1] Ao utilizar o álcool isopropílico com pureza de 91%, já dá para obter algo em torno dessa quantia.
    • Escolha o álcool isopropílico com concentração de 99% se você conseguir encontrá-lo. Não é necessário que seja esse, mas ele aumenta o potencial germicida do produto final.
    • O Aloe vera em gel também é encontrado em várias opções de concentração diferentes. Basta verificar o rótulo para saber o teor de concentração se você quiser comprar o Aloe vera mais concentrado possível. [2] A característica não altera a eficácia do produto, mas, ao utilizar o Aloe vera mais puro, garante-se que a solução tenha uma adição menor de produtos químicos.
  2. Os utensílios necessários são itens caseiros muito comuns, o que facilita ainda mais o processo! Você vai precisar de uma tigela limpa, de uma espátula (ou de uma colher), de um funil e de um frasco de sabão ou de sabonete líquido. É possível usar qualquer tipo de recipiente desejado contanto que ele tenha uma tampa caso não se tenha um frasco vazio ou de refil à mão.
  3. 3
    Misture os ingredientes. Coloque 2/3 de xícara de álcool isopropílico e 1/3 de xícara de Aloe vera em gel na tigela. Use a espátula (ou colher) para mexer bastante até que os ingredientes fiquem completamente homogêneos.
    • É possível utilizar um processador de alimentos caso você não queira misturar manualmente em uma tigela.
  4. Use um funil para despejar a solução da tigela dentro do frasco escolhido. Coloque a válvula dosadora ou a tampa no frasco. Agora você tem seu produto final e já pode usá-lo imediatamente!
    • Essa solução pode ser conservada por seis meses ou mais. Guarde-a em uma prateleira fora do alcance da luz solar a fim de prolongar a validade o máximo possível. [3]
    • Ponha a solução em frascos pequenos que possam caber na bolsa, mochila ou pasta para você usar em qualquer lugar. Guarde a embalagem do álcool em gel comprado para reaproveitá-la mais tarde, pois ela é perfeita para tal uso.
    • Geralmente é possível encontrar frascos novos e vazios desse tamanho em supermercados. Procure no corredor de produtos de higiene pessoal e veja embalagens do tamanho apropriado para viagem.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Jonathan Tavarez

    Profissional de Limpeza de Lares
    Jonathan Tavarez é Fundador da Pro Housekeepers, um serviço de limpeza premium fundado em Tampa, Florida, que atende clientes ao redor dos Estados Unidos. Desde 2015, a Pro House Keepers usa metodologias de treinamento sólidas para garantir os melhores resultados sempre. Jonathan tem mais de cinco anos de experiência no ramo e tem dois anos de experiência como Diretor de Comunicação da Associação das Nações Unidas em Tampa. Jonathan é formado desde 2012 em Administração e Marketing pela University of South Florida.
    Jonathan Tavarez
    Profissional de Limpeza de Lares

    Truque de especialista: se não tiver um funil, despeje o gel antisséptico em um saco plástico, feche e corte uma das pontas com uma tesoura. Assim, você pode levar o gel à garrafa sem fazer sujeira.

  5. Existe uma maneira correta de usar o álcool em gel e assim obter a eficácia máxima do produto. Antes de começar, as mãos devem estar livres de resíduos ou de sujeira visível. O produto para desinfecção não serve para remover esse tipo de sujeira.
    • Use uma porção de álcool em gel mais ou menos do tamanho da palma da mão e esfregue rapidamente uma mão na outra por 20 a 30 segundos, sem deixar de passar o álcool debaixo das unhas, entre os dedos, nas costas das mãos e nos pulsos.
    • Deixe o álcool secar completamente sem usar toalha e não enxague as mãos depois.
    • Assim que o produto secar totalmente, o processo está completo. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Adicionando óleos essenciais

Baixe em PDF
  1. Os óleos podem ser acrescentados ao gel para dar cheiro.
  2. Ainda que não existam fortes evidências corroborando os efeitos dessa prática, algumas pessoas acreditam que determinados aromas provocam reações mentais e emocionais positivas. Ao adicionar essas fragrâncias ao seu gel antisséptico, você pode se sentir um pouco melhor ao aplicá-lo. Escolha um óleo essencial ou combine-os para criar diferentes aromas. Os óleos mais usados são:
    • A fragrância do óleo essencial de canela tem propriedades que podem diminuir a sonolência e aumentar a concentração.
    • O óleo essencial de lavanda tem um aroma revigorante e pode induzir ao relaxamento e sensação de tranquilidade.
    • O óleo essencial de alecrim tem propriedades conhecidas por ampliar a memorização de informações, a atenção e a memória em geral.
    • O óleo essencial de limão tem uma fragrância que levanta o ânimo e pode facilmente combater a depressão e a tristeza, ao mesmo tempo em que amplia a energia.
    • O óleo essencial de hortelã tem uma fragrância revigorante que pode acalmar nervos em frangalhos e dar mais clareza mental. [5]
  3. Os óleos essenciais são altamente concentrados e podem ter efeitos colaterais se usados de maneira imprópria. Não os utilize sem consultar antes um médico caso você esteja grávida ou com o sistema imunológico debilitado. Se você for novo nesse universo, faça primeiro um teste de alergia antes de adicioná-lo ao álcool em gel.
    • Jamais aplique o óleo essencial diretamente na pele antes de diluí-lo. Como ele é muito concentrado, pode causar irritações. [6]
    • Se você for usar um óleo essencial, escolha o produto da melhor qualidade que encontrar. Procure no rótulo termos como “alto grau de pureza”, “próprio para aromaterapia”, “certificado de produto orgânico” e “grau terapêutico”.
  4. Adicione 2/3 de xícara de álcool isopropílico e 1/3 de xícara de Aloe vera em gel puro e misture ambos em uma tigela. [7] Adicione dez gotas do óleo essencial escolhido. Não passe de dez gotas! Use uma espátula (ou colher) para mexer bem até que todos os ingredientes fiquem completamente homogêneos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo um higienizador de mãos com álcool de cereais

Baixe em PDF
  1. A maioria dos produtos que você vai precisar para fazer um higienizador de mãos trata-se de itens domésticos comuns, portanto é provável que você já tenha todos eles. Você vai precisar de um álcool de cereais com grau GL 80 ou mais (vodca), Aloe vera em gel puro e o óleo essencial da sua preferência (opcional). [8]
    • Verifique com cuidado a quantidade de álcool antes de comprar a garrafa de álcool de cereais. Muitas marcas comerciais possuem um grau GL menor que 80.
    • O produto final precisa ter ao menos 65% de álcool para ficar equivalente ao álcool vendido em farmácias. [9] O álcool com grau GL 80 (ou mais alto), como a vodca, deixa a solução final dentro dessa margem. [10]
    • A escolha do óleo essencial é totalmente pessoal. Lavanda, limão, hortelã, gerânio, canela, melaleuca e alecrim são os preferidos. [11] Você pode usar mais de um, mas não se esqueça de que a quantia total na solução não deve ultrapassar dez gotas.
    • O gel de Aloe vera também está disponível em diferentes níveis de pureza. Você deve usar o mais puro que achar – basta verificar o rótulo para obter as informações. [12]
  2. Você vai precisar de uma tigela limpa, uma espátula (ou colher), um funil, um frasco de sabão líquido ou de álcool em gel vazio. [13] É possível usar qualquer tipo de recipiente desejado desde que ele tenha tampa se você não tiver um frasco vazio.
  3. Adicione 30 ml de vodca e 90 ml de Aloe vera em gel puro em uma tigela e misture-os. [14] Adicione dez gotas de óleo essencial. Use uma espátula (ou colher) para mexer bastante até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.
    • Você pode ajustar a quantidade de produtos utilizada, mas mantenha a proporção de duas partes de álcool de cereais para cada uma de aloe vera em gel.
    • Caso prefira, você pode misturar tudo usando um processador.
  4. Use um funil para despejar a solução da tigela dentro do frasco. Coloque a válvula dosadora ou a tampa. Nesse momento, o produto está pronto e pode ser utilizado imediatamente!
    • Use o álcool em gel dentro de um mês. Armazene-o fora do alcance da luz solar. [15]
    Publicidade

Avisos

  • O álcool em gel é prático, mas não deve substituir a limpeza das mãos com água e sabão se houver como lavá-las.
  • Não use o álcool gel em excesso no decorrer do dia. O produto pode ressecar a pele e, a menos que você esteja viajando e não possa lavar as mãos com água e sabão, não vai ser preciso usá-lo tanto.
  • Mantenha qualquer produto para higienizar as mãos – seja ele caseiro ou comprado na farmácia – fora do alcance das crianças.
  • É bem fácil errar nas proporções, o que acaba diluindo demais o álcool e tirando sua eficácia contra vírus e bactérias. A melhor alternativa é comprar álcool gel sempre que possível.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para fazer o seu próprio gel antisséptico com álcool, você precisará apenas de álcool isopropílico e gel de aloe vera. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano, um antisséptico para mãos deve conter pelo menos 60% de álcool para ser eficaz. Para que a sua mistura tenha álcool suficiente, use álcool isopropílico com concentração de pelo menos 90%. Misture 2/3 de xícara (160 ml) de álcool isopropílico com 1/3 de xícara (80 ml) de gel de aloe vera em uma vasilha, mexendo bem com uma colher. Adicione 10 gotas de óleo essencial se quiser dar um cheirinho ao gel. Depois, use um funil para transferir a mistura para uma garrafinha. Para usar o gel, passe um pouco dele na palma da mão e esfregue-o bem, até secar. Lavar as mãos com água e sabão ainda é a melhor forma de se matar germes, portanto, só use o gel quando estiver na rua.

Esta página foi acessada 111 429 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade