Baixe em PDF Baixe em PDF

A reflexologia é uma antiga técnica de cura que tem sido comprovada cada vez mais por métodos de pesquisa modernos. Você pode aprender a aplicá-la no conforto da sua própria casa, e é tão simples quanto apertar pontos específicos localizados nos pés, mãos e orelhas. Esses pontos possuem nervos periferais conectados ao sistema nervoso central. Ao estimulá-los, pode-se aliviar a dor e diminuir o estresse através do simples mas poderoso toque.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entenda o que é Reflexologia

Baixe em PDF
  1. Ela baseia-se na premissa de que os nervos em seus pés, mãos e orelhas estão ligados a certas partes do seu corpo. [1] A aplicação de pressão a determinadas zonas desses nervos pode aliviar os sintomas que aparecem nas respectivas partes do corpo. Por exemplo, apertar um nervo específico no seu dedão do pé pode reduzir a tensão em sua cabeça e aliviar a dor nessa parte do corpo. [2] Apertando o ponto certo no seu calcanhar pode ajudar na digestão. A reflexologia tem sido usada até mesmo para auxiliar no tratamento de doenças cardíacas e outras graves como o câncer e o diabetes. Pesquisas têm demonstrado cada vez mais que a reflexologia tem quatro efeitos principais: [3]
    • Ela pode estimular órgãos específicos, como por exemplo, aumentando o fluxo sanguíneo para os rins.
    • Essa técnica também pode ajudar a melhorar o funcionamento dos órgãos em geral, aliviando sintomas específicos.
    • A reflexologia também ajuda a relaxar e a diminuir a ansiedade.
    • Sabe-se que a dor por todo o corpo pode ser aliviada por meio dessa arte conhecida há séculos.
  2. [4] Visualize o seu corpo dividido em um sistema de zonas longitudinais e transversais. Tente imaginar 5 zonas em cada lado do seu corpo, começando pela ponta de cada dedo do pé, atravessando o comprimento do seu corpo até o alto de sua cabeça. As zonas transversais (semelhantes às linhas longitudinais) dividem as áreas de seus pés em zonas que correspondem da cabeça ao pescoço, ao peito, abdômen e à área da pélvis. Este conceito é também referido como terapia por zona de reflexo .
    • Saiba quais são os reflexos nos pés que correspondem a cada membro, órgãos e glândulas do corpo. Quando aplicar pressão nesses pontos específicos, você estimulará o membro, órgão ou glândula correspondente a eles.
    • Use a reflexologia para induzir o relaxamento profundo, o qual aliviará a tensão e o estresse. Quando o seu corpo está sob estresse, as suas reservas de energia vão se esgotando e são menos capazes de combater infecções. Quando o seu corpo está em um estado de profundo relaxamento, induzido pela reflexologia, o poder de cura natural dele é ativado.
  3. Procure um profissional qualificado que possa apresentar-lhe o melhor dessa prática. Ele ou ela será capaz de mostrar-lhe a técnica de "andar" com os dedos pelos pontos certos das mãos, pés e ouvidos para aliviar o stress e dor em outras partes do corpo.
    • Antes de escolher o reflexologista, confira se ele ou ela tem formação e experiência comprovados.
    • Caso você tenha interesse em profissionalizar-se como reflexologista, vale a pena vistar o site do IBRAPE (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino) para consultar o tópico “Reflexologia Podal”. Há outras instituições, tais como a Oniki do Brasil e a Osni Lourenço.
  4. Quando você identificar qual zona você quer trabalhar, consulte um gráfico ou um profissional para encontrar os pontos de reflexo corretos no seu pé. Faça uma leve pressão sobre a área. A pressão que você aplica a esses pontos vai estimular seu corpo a criar endorfinas que interrompem o ciclo de dor e aliviam o estresse.
    • Para quem está recebendo o tratamento, a sensação é semelhante ao de uma massagem nos pés. A pressão aplicada deve ser firme, mas não a ponto de tornar-se dolorosa. Use os dedos e polegares para trabalhar suavemente a área por alguns minutos.
    • Para preparar-se para uma sessão de reflexologia, basta relaxar. Ela é muitas vezes considerada uma prática de cura holística, mas não é preciso nenhuma preparação mental específica para torná-la eficaz. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Aliviando o Estresse

Baixe em PDF
  1. Tire os sapatos e as meias e sente-se de pernas cruzadas sobre uma cama ou um colchonete de yoga. Procure relaxar o seu corpo para preparar-se para o processo de recuperação. Você pode tanto executar o seu próprio tratamento de reflexologia como pode também trabalhar com um amigo que possa aplicar pressão nos pontos que são mais difíceis de alcançar.
  2. Pressione as articulações de seus oito dedos do pé (por enquanto, deixando os dedões de fora). Se você estiver com o pescoço tenso, você vai sentir tensão ou um leve desconforto em um dos seus dedos correspondentes. Toda a sua cabeça está representada em seus dois dedões dos pés. Logo, para aliviar a dor de cabeça, experimente pressionar os dedões do pé.
    • Aperte firmemente a parte de trás dos dedos dos pés, um de cada vez.
    • Continue até sentir a tensão começar a deixar o seu pescoço e a sua cabeça.
  3. O estresse muitas vezes se manifesta sob a forma de uma certa dificuldade de encher os pulmões de ar. Faça pressão nas bolas de seus pés (a parte onde se apóia o peso do corpo quando você fica na ponta dos pés) para aliviar o desconforto no peito. Esta área contém os reflexos de seus pulmões, vias respiratórias, coração, glândula timo, peito e ombros.
  4. Se você vive sentindo tensão e estresse no estômago, pressione os pontos reflexos no peito do pé para aliviar o desconforto nos seus órgãos abdominais. Esta é a área certa para trabalhar caso esteja sentindo emoções" angustiantes", ou se você acorda com uma sensação de peso na boca do estômago.
  5. Se suas pernas, braços e ombros estão tensos, use a reflexologia para relaxar. Alivie a tensão em seus braços e pernas aplicando pressão nos pontos reflexos nas bordas externas dos pés.
  6. Experimente aplicar pressão a uma combinação de todos os pontos de reflexo para aliviar a insônia. O estresse é muitas vezes a principal causa por trás da insônia. Se preocupações, medos e tensões costumam mantê-lo acordado durante a noite, você pode aliviar sua insônia usando os mesmos pontos de reflexo que você usaria para aliviar a tensão e o estresse:
    • Faça pressão na parte de trás dos dedos dos pés para aliviar a pressão no pescoço e na cabeça.
    • Aperte as bolas dos pés para conseguir respirar melhor.
    • Trabalhe a borda interna dos pés para ajudar a acalmar o estômago.
    • Pressione a borda externa dos pés para aliviar músculos tensos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aliviando a Dor

Baixe em PDF
  1. Quando você está tentando diminuir a dor, pode ser melhor trabalhar a dois do que sozinho(a). Dessa forma, você pode tentar relaxar completamente seu corpo para permitir que o processo de recuperação aconteça de maneira mais rápida e eficaz. Evite roupas ou calçados apertados e deite-se em uma cama ou outra superfície confortável antes de começar a sessão de reflexologia.
    • Deixe apenas um abajur ou luminária suave para criar um ambiente mais tranquilo. Quanto menos estímulos desnecessários, melhor.
    • Para tornar a sessão ainda mais relaxante, experimente ascender velas aromáticas e usar óleo de massagem.
  2. A reflexologia é excelente para aliviar dores de cabeça simples. Alivie a tensão e as dores de cabeça decorrentes da sinusite através da aplicação de pressão em pontos reflexos para a cabeça e pescoço, que estão localizados no seu pé. Todos os dedos dos pés têm pontos que se correlacionam com a sua cabeça, rosto e cérebro.
    • Faça pressão sobre toda a superfície de cada um de seus dedos do pé para aliviar a enxaqueca. Pressione o polegar em cada dedo do pé e repita o processo pelo menos dez vezes para cada dedo do pé. Este método é particularmente eficaz se sua enxaqueca foi desencadeada pela sinusite.
    • Se você sofre de dor de cabeça crônica ou inexplicável, procure consultar um médico para descobrir se suas dores de cabeça estão sendo causadas por outros problemas de saúde.
  3. Uma sessão geral de reflexologia pode aliviar dores generalizadas e específicas. A maioria dos pontos de reflexo devem ser pressionados durante cerca de 10 segundos de cada vez. Não tenha pressa na hora de apertar todos os pontos reflexos em cada um de seus pés. Aperte de leve e fique atento a qualquer área que esteja dolorida. Isso pode ser um sinal de que o órgão ou membro correspondente está com problemas.
    • Trate todos os pontos reflexos em cada pé, a fim de encontrar todas as áreas que apresentam problemas.
    • Ao terminar de trabalhar com os pontos reflexos de seus pés, volte aos pontos doloridos e aperte-os com cuidado até que você já não sinta mais dor ou desconforto na região.
    Publicidade

Dicas

  • Se o dia estiver frio, mantenha uma toalha ou um cobertor pequeno por perto para que você possa cobrir e manter aquecido o pé que não está sendo tratado.
  • Faça uma curta sessão de reflexologia em si mesmo pouco antes de ir dormir. Você irá aproveitar melhor as horas de sono se tiver relaxado a tensão nos músculos antes de ir para a cama.
  • A reflexologia aumenta o fluxo de fluidos em seu corpo; por isso, não se esqueça de beber bastante água após uma sessão.
  • Crie um ambiente propício ao relaxamento para a sua sessão de reflexologia. Use uma iluminação suave e coloque uma música com uma melodia calma para tocar.


Publicidade

Avisos

  • Evite beber álcool antes, durante e depois de um tratamento de reflexologia. Como você pode vir a descobrir, o tratamento, por si só, aumenta o efeito do álcool. Além disso, o uso de álcool combinado à reflexologia pode sobrecarregar os órgãos do corpo, pois o mesmo é obrigado a lidar com o estímulo que o tratamento proporciona com o organismo cheio de toxinas.
  • A reflexologia é uma técnica de cura complementar, e não substitui nenhum profissional da área médica.
  • Embora haja muitos pontos de pressão que podem tratar e aliviar problemas comuns durante a gravidez, há alguns pontos reflexos que, se pressionados com muita força, podem induzir o parto. Eles estão localizados dentro do calcanhar, no arco do pé e entre o polegar e o dedo médio do pé. Estes são excelentes pontos reflexos que podem ser trabalhados durante o parto. DURANTE, e NÃO ANTES do parto.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 144 557 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade