PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É incrível a sensação de fazer algo que deixa os pais orgulhosos. Para tê-la de forma mais frequente, existem algumas coisas que podem ser exercitadas, como sempre ser gentil e atencioso, e se esforçar para perseguir novos desafios e atividades. Não parece difícil, certo? Basta dar o seu melhor! [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Sendo gentil

PDF download Baixe em PDF
  1. Amigos, familiares e até mesmo desconhecidos às vezes precisam desabafar. Se alguém começar a compartilhar histórias ou problemas, preste atenção; não interrompa, viaje e nem tente mudar o foco da conversa. Caso alguém peça conselho, deixe a pessoa contar tudo o necessário antes de dar uma opinião. [2]
    • Até mesmo os nossos pais precisam de um ouvido amigo de vez em quando.
    • Use a linguagem corporal para demonstrar que está presente na conversa: incline a cabeça, acene e mantenha o contato visual.
    • Saiba que nem sempre é necessário dizer algo ou dar conselhos sobre o que fazer; pode ser que pessoa precise apenas de um ouvinte.
  2. Procure meios de ajudar a comunidade. Encontre uma causa ou ONG especial para você e aliste-se como voluntário. Além do mais, ajude a família, amigos e desconhecidos com pequenos gestos sempre que possível. [3]
    • Procure lugares para se voluntariar on-line. Pode ser qualquer lugar, desde um abrigo de animais a um museu a um asilo. Quem decide é você!
    • Caso ainda more com os pais, gaste um tempinho extra ajudando com a casa (mesmo com coisas que não estão na lista de tarefas).
  3. Mesmo que de forma pequena, lute para que a bondade seja rotina: faça um elogio sincero, ajude um amigo a estudar para a prova ou pague um café a um desconhecido. Você se surpreenderá com o efeito desses gestos em alguém que está tendo um dia ruim!
    • Caso não more mais com os progenitores, fazer algumas coisinhas inesperadas por eles é uma ótima forma de mostrar amor. Leve-os para jantar fora e pague a conta, por exemplo.
  4. 4
    Seja educado ao interagir com outros. As maneiras, boas ou más, dizem muito sobre uma pessoa. O simples ato de dizer “por favor” e “obrigado” pode causar uma boa impressão. Seja educado com todos com quem interagir, seja um professor, colega, desconhecido ou amigo da família.
    • Por exemplo: ao trombar com alguém, peça desculpas e licença.
    • Escrever uma pequena nota de agradecimento é uma ótima forma de expressar gratidão.
  5. É difícil se importar com gente desconhecida; você pode até se sentir triste ao ouvir que uma tragédia aconteceu com outros, mas não muito, pois a tal tragédia não o afetou. Portanto, ponha-se no lugar dos outros para ter mais compaixão. [4]
    • Por exemplo, o noticiário pode informar que um furacão destruiu uma cidade distante, matando centenas e destruindo várias casas. Ao ver isso, pergunte-se: como se sentiria se, do nada, não tivesse onde morar e nenhum bem material fora o que foi tirado (correndo) de casa?
    • Outra boa ideia é fazer dessa simpatia uma ação. Tome a iniciativa: crie um evento beneficente no trabalho ou na escola para ajudar as pessoas necessitadas.
  6. , mesmo se estiver magoado. Não procure um jeito de se vingar. Aprender a perdoar é algo que os progenitores querem para as “crias”; é difícil, sim, mas importante. Deixe de lado a raiva e frustração, pois todos cometemos erros, e você não é excessão. [5]
    • Sempre é melhor pôr os problemas para fora do que deixá-los corrompê-lo internamente. Se um amigo o magoou, fale com ele; diga: “Emily, eu sei que não quis me magoar quando disse que eu não conseguiria a promoção, mas mesmo assim, senti que você não estava do meu lado. Podemos bolar algum meio de sermos honestas uma com a outra, mas sem sermos cruéis?".
  7. Os tímidos e diferentes podem se tornar alvos de bullying, seja virtualmente ou cara a cara. Não deixe os pais no escuro: se for um acontecimento diário, eles precisam saber. Caso veja casos assim, faça o que puder para impedir o acontecimento, mas de forma segura. [6]
    • Por exemplo, caso note que outro aluno é motivo de piada por causa da cor da pele ou sotaque, diga algo como: “João, você está dizendo coisas horríveis e que ainda por cima não são verdade. Gostaria que fizessem o mesmo com você?”.
  8. A família ficará muito desapontada se descobrir que há um praticante de bullying na árvore genealógica. Não tem porque ser cruel com outras pessoas. Sempre que sentir tentado a fazer uma piadinha, pense no como se sentiria se ela fosse feita com você. [7]
    • Lembre-se deste conselho clichê, mas muito relevante: se não tiver nada de bom a dizer, fique calado.
  9. Conforme cresce, a responsabilidade de manter contato com os irmãos e outros parentes recairá sobre você, e não mais sobre os pais. Ao fazê-lo, estará mostrando que dá valor à família que eles ajudaram a construir e da qual você faz parte.
    • Ainda na casa dos pais, respeite os limites e privacidade dos irmãos, e os ajude quando necessário. E, apesar de sempre haver um tio ou primo para ligar, não deixe a avó pensar que foi esquecida!
  10. 10
    Respeite o tempo dos progenitores, que provavelmente é lotado de compromissos. Avise-os se for chegar atrasado ou faltar em uma atividade em família, como uma visita a outro parente. Caso seja difícil para eles fazerem planos, ofereça-se para cuidar do planejamento e agende tudo adiantado, pois tais ações mostrarão que você se importa com as necessidades deles, além de permitirem que ambas as partes passem um tempo juntas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dando o seu melhor

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Encoraje atividades familiares em casa. Passar um tempo conversando com pais, irmãos e parentes distantes fortalecerá o sentido de família em cada um dos envolvidos. Jantem juntos, separem uma noite para jogarem algo ou saiam andar diariamente, se possível. Tais atividades ajudarão os pais a conhecerem o filho que têm.
    • Caso eles estejam muito ocupados, ofereça-se para fazer a janta. Isso não só fortalecerá a relação de ambas as partes como será uma chance de impressioná-los com as suas habilidades na cozinha.
    • Tentem separar uma noite da semana para que toda a família fique junta, seja para assistir um filme, sair para jantar ou jogar Banco Imobiliário.
  2. Às vezes, parece que os pais querem que os filhos só tirem 10, vençam todos os jogos dos respectivos esportes preferidos e se tornem um médicos e advogados (mesmo que sejam mais artísticos), mas não é verdade: o que eles querem é que aproveite a vida ao máximo. Faça o melhor que puder e aprenda com as experiências, e eles com certeza ficarão orgulhosos. [8]
  3. Uma vez na vida, todos nós iremos mal em uma prova, estragaremos um relacionamento ou faremos uma besteira que poderia ter sido evitada, e tanto você quanto seus pais ficarão desapontados. Para reverter a situação, pense onde errou e evite cometer o mesmo erro duas vezes, se possível. [9]
  4. Nenhum pai quer uma imitação de outra pessoa, pois não é essa outra pessoa que ele ama, e sim você! Caso se pegue preocupado com como alguém é incrível, lembre-se que cada um é cada um e ninguém é perfeito. [10]
  5. Todo mundo quer ser rico, mas não há necessidade de virar médico ou ir para uma faculdade específica para deixar os progenitores orgulhosos; eles querem que faça o que o deixa feliz e saudável pelo resto da vida. Dar importância à própria educação e conseguir um emprego estável que o permita pagar a faculdade são ótimas formas de conseguir pontos com a família. [11]
    • Por exemplo, os pais com certeza ficarão orgulhosos com o seu primeiro emprego (mesmo que você o odeie), com um bom salário e benefícios como um plano de saúde, pois perceberão que a “cria” deles entende a importância dessas coisas na vida adulta.
    • Não que seja necessário ir para a faculdade para deixá-los orgulhosos, mas a maioria dos pais quer ver os filhos estudando, seja uma graduação ou cursinho, pois esses fatores ajudarão os “filhotes” a conseguirem um emprego melhor no futuro.
  6. Portanto, tente deixá-los orgulhosos, mas com escolhas baseadas no seu querer.
    • Lembre-se do trecho acima, principalmente se sentir pressão para ser quem não é.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tentando coisas novas

PDF download Baixe em PDF
  1. Pode haver alguma relutância, mas os pais querem que você explore novas opções. Eles terão orgulho quando o filho tentar fazer algo complicado. Portanto, procure experiências difíceis, mas que valham a pena. [12]
    • Por exemplo, tente conseguir o papel principal na peça da escola, participar do grêmio estudantil ou perseguir o mestrado.
  2. Em vez de pensar nas coisas ruins que podem acontecer no caso de fracasso, pense no quanto aprenderá com a experiência. Caso se pegue pensando nos pontos negativos de uma nova atividade ou passatempo, obrigue-se a pensar em um ponto positivo. [13]
    • Por exemplo, ao começar a fazer um curso de inglês avançado em uma escola de idiomas, não pense na possibilidade de tirar zero nas provas do curso, mas sim em como as provas do ensino médio ficarão mais fáceis.
    • Conforme cresce, haverá muitas decisões difíceis que precisarão ser feitas por sua conta e risco. Pensar nos possíveis resultados de maneira positiva o ajudará a perseguir os próprios sonhos, que é o que os progenitores querem.
  3. Portanto, passe um tempo descobrindo o que o faz bem. Preste atenção em quais aulas você ama e nos esportes e atividades que adora praticar, faça uma parada após a faculdade para descobrir quais serão os próximos passos ou reflita sobre o trabalho (está feliz com ele?). Independentemente da idade e caminho escolhido, lute para ser feliz e tenha certeza que os pais ficarão orgulhosos. [14]
    Publicidade

Dicas

  • Aprenda a lidar com a pressão popular. Não há como escapar: é claro que a família ficará preocupada com a ideia de você fumando um baseado ou bebendo na escola.
  • Caso sinta pressão por parte da mãe ou pai e esteja estressado, ansioso ou depressivo, converse com outro adulto de confiança, nem que seja algum coordenador da escola.
  • Tente ser um bom ouvinte e mostrar aos pais que se importa com o que eles têm a dizer.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 42 030 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade