Baixe em PDF Baixe em PDF

Existem diversas variedades diferentes de uísque fabricadas no mundo todo, mas os procedimentos básicos para fabricação de qualquer uma delas são similares. Fazer essa bebida por conta própria exige apenas algumas ferramentas e ingredientes. O processo de fabricação do uísque é dividido em uma série de estágios que se estendem por algumas semanas. Essa receita mostrará como fazer a maceração do milho, fermentá-lo, destilá-lo e, por fim, envelhecer o destilado para criar um uísque autêntico.

Ingredientes

  • 4,5 kg de grãos de milho inteiros e não processados;
  • 19 L de água e água quente adicional para germinar;
  • Aproximadamente uma xícara (237 g) de levedura de champanhe (consulte as instruções do fabricante para proporções específicas);
  • Saco de estopa grande;
  • Fronha limpa.

Rende cerca de 7,5 L de uísque

Parte 1
Parte 1 de 4:

Germinando o milho e fazendo o mosto

Baixe em PDF

Germinar os grãos de milho é uma simples questão de umedecê-los e deixar os pequenos brotos crescerem. Uma vez que o milho estiver germinado, ele estará pronto para a etapa de maceração. Essa etapa consiste em uma mistura de água quente e grãos maltados (recém-germinados). As enzimas no mosto quebram o amido dos grãos e produzem açúcar.

  1. Para tanto, coloque 4,5 kg de grãos de milho inteiros em um saco de estopa e ponha o saco dentro de um balde ou recipiente maior. Em seguida, sature o saco de estopa com água quente. Garanta que o milho esteja completa e uniformemente mergulhado.
    • Por que germinar os grãos de milho para fazer uísque? Em suma, a germinação elimina a necessidade de adicionar açúcar ao mosto, permitindo que você obtenha um uísque mais autêntico. Também chamada de “maltagem”, a germinação faz com que as enzimas no milho convertam os amidos em açúcar. [1] Dessa forma, estes açúcares se tornam os blocos fundamentais do álcool no uísque.
  2. Mantenha o saco em um local quente e escuro, como um porão ou garagem bem isolada. O milho deve permanecer úmido por cerca de uma semana e meia. Durante a fase de germinação, mantenha a temperatura dos grãos entre 17 ° e 30 °C.
  3. Para isso, espere os brotos crescerem até 0,6 cm de comprimento e, então, enxágue o milho em um balde com água limpa. Enquanto estiver fazendo isso, remova tantas raízes germinadas quanto for possível com as mãos. Descarte os brotos e reserve o milho.
  4. Usando um rolo com uma ponta sólida, um pilão ou outro utensílio grande, esmague os grãos no fermentador primário. Pare quando todos os grãos estiverem rompidos.
    • Se desejar, você também poderá usar um moinho para moer os grãos de milho. Contudo, você só poderá fazer isso se os grãos estiverem completamente secos, pois o milho úmido não passa através do moinho adequadamente.
    • Para secar o milho antes de passá-lo em um moinho faça o seguinte: posicione os grãos em uma fina camada sobre uma superfície limpa e plana. Coloque um ventilador próximo aos grãos e ligue-o. Deixe o ventilador secar os grãos úmidos, mexendo-os algumas vezes por dia.
  5. Agora ele estará pronto para a fermentação.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Fermentando o mosto

Baixe em PDF

Durante esta fase da fabricação do uísque, é especialmente importante preservar todos os utensílios e recipientes limpos. Uma pequena contaminação pode arruinar todo o lote de uísque. Esterilize quaisquer termômetros, tampas de recipientes e eclusas que você vá usar, além de higienizar as suas mãos.

  1. Use um termômetro para verificar a temperatura. O mosto precisa estar frio, mas consideravelmente quente para que as leveduras possam fazer seu trabalho.
  2. Adicione-as ao topo do mosto e feche a tampa do fermentador. Por cerca de 4 a 5 minutos, lance as leveduras diagonalmente, movendo-as lentamente para frente e para trás, para agitá-las.
  3. Uma eclusa é uma ferramenta essencial para a fermentação. Ela permite que o CO 2 escape, mas o ar externo não adentre ao mosto. Se o ar entrasse em contato com o mosto, minimizaria o efeito das leveduras.
    • É possível fazer uma eclusa por conta própria fácil e rapidamente, mas comprar uma também é barato.
  4. O processo de fermentação poderá levar de 5 a 10 dias dependendo do tipo de levedura, da temperatura e de quanto grão está sendo usado. Use um hidrômetro para saber quando a fermentação primária estiver completa. Se a leitura no hidrômetro for a mesma por dois a três dias consecutivos, você estará pronto para começar a destilação. [2]
    • Tente manter o mosto a uma temperatura constante de 25 °C enquanto ele estiver fermentando. Novamente, será necessário calor suficiente para que as leveduras sejam ativadas e consumam o amido.
  5. Se desejar coar o mosto, use uma fronha limpa. Tente manter os sólidos afastados do alambique ao transferir o mosto.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Destilação

Baixe em PDF

O mosto livre de sólidos particulados é chamado de “wash”. Neste ponto, o wash tem aproximadamente 15% de álcool em sua composição. Destilar o wash aumentará o conteúdo alcoólico significativamente. Para melhores resultados, adquira um alambique tipo panela. Se você for especialmente habilidoso e dispor de tempo, poderá construir seu próprio alambique.

  1. Na fabricação de uísques, não se deve acelerar a destilação; aqueça o alambique em fogo médio ao longo de 30 minutos a uma hora até que ele comece a ferver. Aquecer o wash muito rapidamente fará com que ele queime e perca sabor. A temperatura ideal para destilar o álcool fica entre 78 ° e 100 °C.
    • Por que esta temperatura? O álcool e a água têm diferentes pontos de ebulição. o álcool começa a evaporar a 78 °C. Já a água só evapora quando alcança os 100 °C. Portanto, se você puder aquecer o wash até, no mínimo 78 °C, mas não mais do que 100 °C, o líquido evaporado no alambique será apenas o álcool e não água.
  2. O tubo de condensação absorve o álcool evaporado e o resfria rapidamente, retornando-o para a forma líquida. Lentamente, o tubo de condensação começará a espirrar o líquido.
  3. As cabeças são uma mistura de compostos voláteis que evaporam do wash e não devem ser consumidas. Elas incluem o metanol, que é letal em grandes quantidades. Felizmente, elas são a primeira fração a sair do wash. Para um wash de 19 L, prepare-se para jogar fora os primeiros 50 – 100 mL de líquido condensado por segurança.
  4. Após coletar e descartar as “cabeças”, você estará pronto para colher a parte boa. Quando o termômetro no tubo de condensação atingir 80 ºC – 85 ºC, você pode começar a coletar a parte que interessa. Essa fração também é chamada de “corpo” do destilado.
  5. Continue coletando o corpo até o termômetro no tubo de condensação marcar 96 ºC. Neste ponto, os líquidos evaporados que você começar a destilar serão óleos fúseis. Descarte-os. [3]
  6. Deixe o corpo destilado esfriar também.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Diluindo e envelhecendo o uísque

Baixe em PDF

Neste ponto, você tem o corpo destilado — um uísque de alto teor alcoólico. Para torná-lo parecido com os que são encontrados comercialmente, você precisará diluí-lo e envelhecê-lo até que atinja de 40% a 50% de teor alcoólico.

  1. Deseja-se saber o quão forte ele é, tanto para envelhecê-lo quanto para ter uma indicação da qualidade da sua destilação.
    • Tome cuidado para não confundir a medida do teor alcoólico no hidrômetro.
  2. Se você decidir envelhecê-lo, faça-o em um barril quando ele contiver entre 58% e 70% de teor alcoólico. O envelhecimento fará o uísque mais suave, conferindo um sabor distinto. O uísque somente envelhecerá nos barris. Quando ele for engarrafado, o processo será interrompido.
    • O uísque geralmente é envelhecido em barris de carvalho. Os barris podem ser cuidadosamente chamuscados ou tostados antes. Você também pode adquiri-los de outro destilador que tenha usado para preparar outra bebida, o que dá um toque diferenciado ao seu uísque.
    • Se você quiser adicionar o sabor de carvalho ao destilado, mas não quiser correr atrás de um barril desse material, adicione lascas de carvalho tostadas ao uísque. Toste-as no forno em fogo baixo (93 °C) por uma hora até que elas fiquem aromatizadas, mas não chamuscadas. Remova-as e deixe-as esfriar. Em seguida, transfira-as para o recipiente do uísque e deixe-as em infusão por 5 a 15 dias, dependendo da sua preferência. Coe o uísque através de um morim ou fronha limpa para pegar todas as lascas de madeira.
  3. . Depois de ter envelhecido a bebida, dilua-a antes de engarrafá-la e bebê-la. Neste ponto, o uísque provavelmente terá de 60% a 80% de teor alcoólico, o que proporcionaria uma experiência de bebida ardente e desconfortável. Ele deverá ser diluído para cerca de 40% ou 45% de teor alcoólico para uma experiência mais agradável.
  4. Engarrafe o uísque junto com uma etiqueta contendo a data do envasamento. Beba conscientemente e com responsabilidade. Nunca dirija após ingerir bebidas alcoólicas, pois as consequências poderão ser desastrosas e você será responsabilizado civil e penalmente.
    Publicidade

Dicas

  • A receita fornecida aqui mostra o processo de fabricação de um uísque de milho. O Bourbon é um dos uísques de grãos mais conhecidos e leva milho na composição. Os uísques escoceses e irlandeses são tipicamente maltados, utilizando a cevada maltada.
Publicidade

Avisos

  • Faça sua própria pesquisa para obter os equipamentos adequados à produção de uísque. Se você acredita ter feito o procedimento incorretamente ou que alguma coisa esteja errada com o uísque, não o beba.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 87 093 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade