Baixe em PDF Baixe em PDF

As flores das amarílis costumam aparecer no inverno ou na primavera e duram algumas semanas antes de morrerem. Se comparada com a maioria das flores, os botões de amarílis são facilmente estimulados a florescer de novo, mas, para obter melhores resultados, elas precisam ser bem cuidadas o ano todo para garantir que se desenvolvam corretamente em todas as estações. Se as flores de amarílis morreram a um tempo, você ainda tem chance de sucesso, desde que o período de dormência no outono não tenha começado ainda.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Cuidando da amarílis depois que as flores antigas morrerem

Baixe em PDF
  1. Assim que a flor murchar, corte-a no ponto onde ela encontra o caule principal com uma faca ou uma tesoura limpa. Remova também o volume verde e o caule fino verde que fixa a flor ao caule. [1] Isso evita que a planta produza sementes, o que requer muita energia que poderia estar sendo usada para a sobrevivência e crescimento. [2]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Maggie Moran

    Especialista em Casa e Jardim
    Maggie Moran é uma Jardineira Profissional na Pennsylvania.
    Maggie Moran
    Especialista em Casa e Jardim

    Espere que os botões durem algumas semanas. Segundo Maggie Moran, que é horticulturalista: “O botão de amarílis geralmente dura três semanas, porém o período de florescimento pode ser um pouco maior ou menor dependendo das condições de cultivo e da saúde da planta.”

  2. Os caules principais contêm água e comida que a planta pode usar, mas eles provavelmente vão começar a murchar ou amarelar pouco tempo depois das flores murcharem. [3] Quando eles chegam nesse ponto, perdem a utilidade e devem ser cortados em 5 cm botão adentro.
    • Tome o cuidado de não cortar as folhas ou o topo do bulbo. Apenas os caules das flores devem ser removidos.
    • Não se preocupe se a seiva escorrer após o corte. É normal que isso aconteça em plantas hidratadas.
  3. A maioria das pessoas que tem amarílis as mantêm dentro de casa enquanto elas florescer no inverno. Se esse for o seu caso, leve a planta para um parapeito de janela que tenha luz solar indireta para que ela possa se ajustar ao aumento de luz. Escolha um lugar claro e que receba muita luz solar, mas não fique diretamente exposto. [4] Você pode pular esse passo se a planta já fica exposta à luz solar indireta ou não.
    • No hemisfério sul, as janelas que ficam voltadas para o sul e o leste recebem luz solar indireta. Já no hemisfério norte, isso ocorre nas janelas viradas para o norte e leste.
    • Tome o cuidado de manter a planta relativamente fria também, mais ou menos na temperatura ambiente. O ideal é algo próximo de 16 ºC.
  4. A sua amarílis provavelmente terá que ser regada diariamente, a menos que o ambiente seja úmido ou ela esteja em uma área aberta com terra molhada. [5] Não deixe a terra secar por completo, pelo menos não mais do que por algumas horas.
    • O ideal é manter a terra levemente molhada sempre. Depois que o crescimento começar, fertilize a planta com um fertilizante de potência média solúvel em água a cada duas ou três semanas.
  5. Dependendo do clima da região onde você mora, o período mais quente vai de dezembro a fevereiro, que é o verão, mas os meses adjacentes (outubro, novembro e março) podem ter temperaturas altas também.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Cuidando da amarílis no verão

Baixe em PDF
  1. Assim que acabar o inverno e a temperatura ficar consistentemente alta, leve o vaso para fora e deixe-o em um canteiro de flores ou um jardim. Enterre-o de forma que a boca do vaso fique na superfície ou pouco acima dela. Escolha um local que receba bastante luz pela manhã, se for possível, mas fique protegido do sol nas horas mais quentes do dia.
    • As amarílis crescem melhor em vasos, que também as protegem de animais escavadores e insetos. [6] Cultivá-las direto na terra é possível, mas é mais difícil.
    • As folhas podem se projetar para baixo quando a planta for colocada fora de casa, mas basta cuidar bem dela para que cresçam folhas novas e mais eretas.
  2. Verifique a terra diariamente e regue sempre que ela estiver seca ou quase seca. Regue a terra ao redor da planta e não as folhas ou bulbos. Evite regar qualquer planta nos horários mais quentes do dia, já que a água quente pode queimá-las.
    • Mantenha a terra úmida e não molhada. Se ela não drenar corretamente, a água que se acumular pode apodrecer a raiz.
  3. Deixe os bulbos fores e saudáveis aplicando um fertilizante balanceado na terra a cada duas semanas. Use um fertilizante para plantas domésticas solúvel em água e faça a aplicação de acordo com as instruções. Não coloque mais do que o indicado.
    • Você verá a planta gerar folhas escuras novas ao longo do verão.
  4. Se as folhas começarem a ficar amarelas, que é algo normal, a planta está entrando no período dormente. Isso geralmente ocorre no começo do outono. Isso geralmente se inicia em março ou abril no hemisfério sul e agosto ou setembro no hemisfério norte.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Cuidando de uma amarílis no outono

Baixe em PDF
  1. A amarílis deve perdem a folhagem enquanto o verão termina e o outono começa. Quando isso começar a acontecer, comece a dar quantidades menores de água para ela, mas não deixe a terra secar por completo.
  2. Tire as folhas amarelas ou marrons quando elas murcharem cortando-as perto do bulbo. Deixe as que estão vivas e verdes ficarem na planta. [7]
  3. Assim que o clima esfriar e a maioria das folhas morrerem, traga a amarílis para dentro de casa. Coloque o vaso em uma área fria e escura que fique entre 5 a 10 ºC, como um porão. Se você não tiver uma área adequada para o vaso dentro da sua casa, você pode remover a planta da terra e colocar em uma gaveta para vegetais ou dentro da geladeira.
    • Sempre leve a amarílis para dentro de casa antes do pico de temperatura baixa. Consulte a previsão do tempo para saber quando deve trazê-la.
    • Se for guardá-la na geladeira, não coloque frutas ao mesmo tempo. Muitas frutas, especialmente maçãs, liberam substâncias químicas que podem esterilizar a amarílis.
  4. Guarde a amarílis em um espaço frio e escuro por, pelo menos, seis semanas. Não a regue durante esse tempo, mas tire as folhas que sobraram à medida que elas forem morrendo. [8] Esse é o período de dormência e a planta precisa passar por ele para conseguir florescer de novo.
  5. Se quiser que a amarílis volte a florescer em uma data específica, como no Dia de São João, tire-a da área fria pelo menos seis semanas antes do dia escolhido.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Preparando-se para as novas flores

Baixe em PDF
  1. Coloque a mão abaixo da terra e aperte o bulbo. Se ele estiver mole, pode ter apodrecido e, portanto, a planta morreu. [9] Se não tiver certeza, você pode tentar florescer novamente, mas talvez seja bom comprar outra amarílis para caso a primeira morra.
  2. Assim como a maioria das plantas, as amarílis crescem melhor em certos tipos de solo e, após um período de um a três anos, elas podem retirar todos os nutrientes da terra. Mesmo que não seja difícil fazer uma amarílis dar flores novamente, ela pode ficar maior e mais saudável se você usar uma mistura de terra especial. A raiz da amarílis pode ser danificada facilmente durante o transplante, então, se você não está acostumado a trocar plantas de vaso, troque os primeiros 2 cm da terra. [10] [11]
    • A melhor terra para as amarílis consiste em duas partes de solo argiloso (sem muita areia ou argila), uma parte de perlita ou cascalho e uma parte de matéria orgânica, como estrume podre, turfa, bolor de folhas ou casca compostada. [12]
    • Um vaso de argila pode ser melhor do que um de plástico, já que a amarílis pode ficar pesada na parte de cima e fazer um vaso leve cair.
    • Se for replantar a amarílis no seu jardim, tire qualquer folha morta e a cobertura dos bulbos. Coloque a planta na terra deixando a estrutura dos bulbos exposta. Regue imediatamente. Isso vai ajudar a “acordar” a amarílis.
  3. Se você transplantou a amarílis para um novo vaso, você deve regar toda a terra e deixar o excesso de água drenar-se pela base do vaso. Depois da primeira vez, mantenha a terra úmida, mas não encharcada, assim como no verão ou outono.
  4. A temperatura ideal para forçar a amarílis a florescer é de 13 a 18 ºC. Levar a planta para um local mais quente vai estimular o crescimento, mas o excesso de calor pode gerar um crescimento fraco ou mole. Temperaturas mais baixas podem evitar o crescimento ou retardá-lo.
  5. Enquanto uma amarílis nova possa gerar flores antes das folhas, a ordem desses fatores pode ser diferente ou igual quando ela floresce novamente. Mantenha a terra úmida, mas sem encharcar, e espere que as novas flores apareçam aproximadamente seis semanas depois da troca de ambiente.
    Publicidade

Dicas

  • Plante várias amarílis em momentos diferentes ou fertilize-as em horários escalonados se quiser que as flores fiquem visíveis por mais tempo.
  • As amarílis costumam florescer no final do inverno ou na primavera, porém, se você acabou de comprar uma planta que foi cultivada em uma atmosfera diferente, ela pode florescer de acordo com as estações daquela região do mundo. Assim que ela ficar um ano no seu clima, ela vai se adequar.
Publicidade

Avisos

  • Passar mais do que a quantidade de fertilizante recomendada pode prejudicar ou matar a planta.
  • A raiz da amarílis é frágil e pode quebrar ou morrer durante um transplante. Tome cuidado quando for trocar uma amarílis de vaso ou mudar a terra dela e tente não tocar na raiz. [13]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 266 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade